Creado por Luciana Duarte
hace más de 10 años
|
||
PARADIGMA FUNCIONALISTA PRAGMÁTICO (Lasswell, Lazarfeld e Klapper)Espaço de maior influência EUA. Valoriza pesquisas administrativas e empíricas. Traça um paralelo entre o corpo humano e o “corpo social”. Entendimento da sociedade a partir de suas trocas.
ESCOLA DE CHICAGO (1910-1940)Com lastro na Paradigma Funcionalista Pragmático, a Escola de Chicago é o ponto de partida para o estudo da comunicação como uma ciência social capaz de ajudar a manter a restabelecer o equilíbrio social.Surge o interacionismo simbólico (a sociedade só pode ser estudada através dos processos de interação entre seus indivíduos, que se relacionam através de símbolos). A sociedade e o ser humano são forjados pela comunicação. Os significados dados às coisas é que determinam como as relações acontecem. Como as relações são temporárias, os significados são mutantes. A cidade é o laboratório perfeito para estudo das relações sociais.Park - sistematizou o desempenho dos meios de comunicação de massa, apontando-os como principal meio de difusão do conhecimento sendo capazes tb de transformar a realidade.Economia Biológica - como as sociedades estabelecem relações de cooperação ou dependência dentro da organização social onde tb vamos encontrar competição entre os indivíduos. Nas sociedades equilibradas a comunicação é uma estrutura interna que interfere diretamente nesse equilíbrio.A escola de Chicago tenta entender como a Comunicação de Massa pode influenciar na recuperação ou manutenção do equilíbrio nas sociedades muito grandes, decorrentes da industrialização e urbanização muito amplas.Metodologia Etnográfica (opção de estudo da escola) - estudo das interações sociais em pequenos grupos tendo por base a individualidade.
ESCOLA AMERICANA POSITIVISTA Tem como cerne a preocupação com os efeitos ou resultados dos novos meios de comunicação.Autores: 1. Lazarfeld - audiência e efeitos da comunicação de massa nas questões eleitorais;2. Kurt Lewin - comunicação de grupos e o efeito das pressões, normas e atribuições do grupo no comportamento e atitude dos seus membros;3. Lasswell - Método analítico (quem? diz o que? através de que canal? com que efeito?)4. Carl Hovland - estudo das mudanças de atitudes.Três fases do percurso histórico da Escola Americana:1. Pesquisa em comunicação de massa - pesquisas comerciais e análise de temas políticos e sociais da comunicação pública.2. Corrente Funcionalista - funções sociais da comunicação.3. Estudo dos efeitos em longo prazo. Primeiros doutores em comunicação. Preocupação com as conseqüências das praticas profissionais no conteúdo da informação e com a influencia dos meios de comunicação em longo prazo.
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO DE MASSA. Com a expansão dos meios de comunicação veio a crença de que os veículos de comunicação doeriam ser utilizados para controlar e dirigir as massas.Surgiu de uma demanda prática, de ordem econômica e política. Lasswell- comunicação de massa se define pela amplitude do canal capaz de atingir um público anônimo, heterogêneo e fisicamente disperso.Estudos quantitativos concentrados em:1. efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa na sociedade;2. efeitos da propaganda política e3. utilização comercial publicitária dos meios de comunicaçãoTeoria Hipodérmica ou da bala mágica - as mensagens bem elaboradas atingiriam de forma similar a todos, provocando reações similares. Indivíduo considerado atomizado: isolado e afastado de sua cultura.O indivíduo pode ser controlado pela comunicação de massa que é capaz de moldar a opinião pública à opinião do comunicador.
TEORIA DAS INFLUÊNCIAS SELETIVAS.Surgida da conclusão de que a teoria hipodérmica nem sempre funciona. Gerou várias teorias.1. Teoria das diferenças individuais- aponta para a diferença de constituição psicológica e estrutura cognitiva entre os indivíduos. Indicou o caminho para segmentação de mercado.2. Teoria das diferenças sociais - divide os indivíduos em categorias pelas suas características semelhantes.3. Teoria da aprendizagem social ou dos relacionamentos sociais - indivíduo modelado pelo meio social. Tb estudou a comunicação de massa considerando variáveis independentes, como a repetição da mensagem e sua extensão.Nos estudos de Lasswell e de outros pesquisadoras do mass mídia, dois aspectos ganham maior relevância: a análise de conteúdo e a análise dos efeitos.Bereleson e McPhee - two step flow - fluxo de comunicação em dois tempos - lideres de opinião influenciam mais que a mass mídia.Lazarsfeld - 3 efeitos mass midia: ativação (transforma tendências latentes em comportamento efetivo), reforço (preserva decisões tomadas) e conversão (mudança de atitude - é o mais limitado dos efeitos da mass mídia).Teoria Hipodérmica- controle socialAbordagem empírico-experimental: persuasãoAbordagem empírico de campo: influencia.
ABORDAGEM SISTEMICA ou TEORIA SISTÊMICA.Vincula o conjunto social ao sistema orgânico a partir da idéia de uma constante interação entre as partes do conjunto integrado.Sistema é uma estrutura social que se distingue do meio, mas que sofre influências desse. Os sistemas mudam a partir das interações com o meio, entretanto, há uma tendência natural a não mudança como forma de mantê-lo estável.DeFleur introduz o conceito de feedback, no modelo de comunicação linear. ( A comunicação influencia a sociedade e, a sociedade, por sua vez, influencia a comunicação.)
FUNCIONALISMO. (1930 - Lasswell - A estrutura e a função da comunicação na sociedade (1948). Paralelo biológico. A função de cada uma das partes é a conservação do todo. A lógica que regulamenta os fenômenos sociais é constituída por relações de funcionalidade.Função - refere-se à contribuição dada por uma determinada forma de atividade repetitiva em termos de conservar a estabilidade ou equilíbrio da sociedade.Lazarsfeld e Merton - funções da comunicação social:1. atribuição de status (estabiliza e dá coesão à hierarquia da sociedade);2. execução interna das normas sociais;Os autores tb discutem as disfunções (fluxo de informações livres pode ameaçar a estrutura social) e disfunção narcotizaste (excesso de informação que gera apatia)DeFleur- Mass midia: conteúdo de mau gosto (td que se coloca contra os valores morais e os bons costumes: violência, pornografia, etc), conteúdo não polêmico (boletins metereológicos, informações pontuais) e conteúdo de bom gosto (moralmente estimulante ou educativo: ex: série sobre o meio ambiente, etc)Confrontado com a teoria hipodérmica, o funcionalismo redimensiona a capacidade indiscriminada dos meios de comunicação para manipular o público, especificando a complexidade dos fatores que intervém para provocar uma resposta ao estímulo.A comunicação passa a ser vista como processo de influência recíproca, condicionado pela realidade dos grupos sociais onde ocorre.
HIPÓTESE DO USO E DAS GRATIFICAÇÕES.Considera que a adoção de um modelo de conduta decorre de alguma gratificação.Princípios Norteadores:1. Receptor ativo, busca meios de comunicação e conteúdos que preencham suas necessidades;2. os motivos das escolha estia sujeitos à inúmeros fatores de influência;3. A exposição aos meios de comunicação é opção do sujeito, que poderá escolher outras alternativas à satisfação de suas necessidades.
ESCOLA DE PALO ALTO OU COLÉGIO INVISÍVEL.Existe uma “gramática” comportamental utilizada pelos indivíduos nas suas relações que afeta a comunicação.Princípios:1 A essência da comunicação reside em processos relacionais e interacionais;2 Todo comportamento humano possui um valor comunicacional;3 Observando a seqüência de mensagens e o sistema, é possível deduzir a lógica da comunicação.
ESTUDO DOS EFEITOS EM LONGO PRAZO.A comunicação de massa passa a ser vista como um processo que deve ser analisado por meio do conhecimento de sua dinâmica interna e nas suas relações com outros processos comunicativos com base em quatro características: Acumulação (criação e manutenção da relevância de um tema, destacando-o do conjunto de acontecimentos diários ou por meio da repetição contínua); Consonância (o mesmo tema presente em vários meios de mass mídia); Onipresença ( conhecimento público que as opiniões da mass mídia são publicamente conhecidos) e Relevância ( somatória da consonância, tornando o assunto relevante).Newsmaking - como a produção da notícia reproduz ou modifica a realidade que se supõe que a notícia deva produzir fielmente. A forma como é produzida influi no seu resultado.Rotinas Produtivas - A escassez de tempo e de meios acentua a importância dos valores-notícias, que se encontram enraizados no cjt do processo produtivo, envolvendo a captação ou busca, a seleção e a apresentação de notícias. Surge a figura do gatekeeper. As normas profissionais e organizacionais são mais forte que as preferencias pessoais.Motivos de conformidade à orientação do jornal: 1 autoridade institucional;2 sentimentos de dever e estima para com os superiores;3 aspirações de mobilidade profissional4 ausência de fidelidade ao grupo de contrapropostas e5 caráter agradável do trabalho.6 o fato da notícia ser transformada em valorValor-notícia - critérios:1 substantivos - grau e nível hierárquico envolvidos; impacto sobre a nação e interesse nacional; qtdd de pessoas envolvidas e impacto sobre evolução de assunto de relevância;2 produto - disponibilidade e características específicas; ato pior, melhor; 3 meios de comunicação - 4 público - 5 concorrênciaNoticiabilidade - a notícia é um produto de um processo organizado a partir de uma perspectiva prática dos acontecimentos, com o objetivo de reunir os fatos, avalia-los de forma simples e direta e transforma-los em notícia para o espectadores. Valores-notícia: critérios que determinam que fatos vão deixar a existência privada e passar a notícia na esfera pública.
Nova página
¿Quieres crear tus propios Apuntes gratis con GoConqr? Más información.