Creado por junnior vianna
hace más de 7 años
|
||
O Avanço da Tecnologia no setor rural tem propiciado o aumento da agricultura, ocupando grandes partes florestais, destruindo-os. Tal fato ocasiona a perda do habitat de diversas espécies, causando um desequilíbrio ambiental afetando diretamente seu agente causador: O homem.
Desde meados do século XV, onde o objetivo dos portugueses era colonização das terras brasileiras, ocorreram inúmeras formas de distribuição de latifúndios, seja por Capitanias ou Sesmarias. Consequentemente iniciou o desflorestamento exacerbado para a criação dos primeiros centros populacionais e exportação de matéria-prima. A atividade agrícola, desde sempre, foi importante para o desenvolvimento de uma sociedade, e com o aumento da população criou-se uma crescente demanda consumista. Antes, áreas que em sua maior parte eram ocupadas pela Mata Atlântica e Amazônia - lugares de maior concentração da Fauna e flora brasileira - hoje, são "terras produtivas" de bens alimentícios para a indústria capitalista. Com isso, muitas espécies animais são continuamente extintas causando um desequilíbrio nas cadeias alimentares, chegando a procurar um novo habitat, podendo chegar próximo a áreas urbanas podendo migrar bactérias, vírus causando problemas à saúde pública.
Portanto, a exposição de tais consequências em meios midiáticos sobre a agricultura devem ser expostas, buscando a conscientização do público-agente; Promulgações de leis e políticas públicas que limitem o setor agrário à exploração de terras e que reforcem o policiamento em áreas ocupadas ilegalmente para a prática; Movimentos sociais que instiguem à população a conservar ecossistemas locais, podem minimizar a extinção da fauna brasileira.
¿Quieres crear tus propios Apuntes gratis con GoConqr? Más información.