Quiz Atitude Filosófica - 1º ano

Descripción

Test sobre Quiz Atitude Filosófica - 1º ano, creado por Thiago Jandre el 26/02/2018.
Thiago Jandre
Test por Thiago Jandre, actualizado hace más de 1 año
Thiago Jandre
Creado por Thiago Jandre hace más de 6 años
1195
0

Resumen del Recurso

Pregunta 1

Pregunta
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas inferências relacionadas às características da atividade filosófica: ( ) A filosofia é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica fundamental é o uso de argumentos lógicos. ( ) Os filósofos analisam e clarificam conceitos. ( ) Os filósofos ocupam-se de questões acerca da religião, da política, da arte, dentre outras, que podemos chamar vagamente “o sentido da vida”. ( ) A filosofia é uma ciência da mesma forma que a biologia. ( ) A radicalidade, particularidade e visão de conjunto são características fundamentais da reflexão filosófica. Marque a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Respuesta
  • V, V,V, V, F.
  • V, V, V, F, V.
  • F, F, V, V, F.
  • V, F, V, V, F.
  • V, V, V, F, F.

Pregunta 2

Pregunta
“A filosofia nasceu como uma forma de pensar específica, como interrogação sobre o próprio homem como ser no mundo, quando o homem passou a confrontar-se com as entidades míticas e religiosas e procurou uma explicação racional para a sua existência e a existência das coisas”. (A. A. P. Mendes) Sobre a Filosofia, é incorreto afirmar que
Respuesta
  • a Filosofia é uma reflexão crítica sobre o conhecimento, sobre a ação e sobre o Ser.
  • a ciência atual superou completamente o pensamento filosófico.
  • a Filosofia pode ser considerada a superação do pensamento mítico.
  • a Filosofia nasceu na Grécia do século VI a.C.
  • a Filosofia sofreu mudanças desde seu surgimento.

Pregunta 3

Pregunta
Assinale a alternativa CORRETA em relação ao objeto da Filosofia.
Respuesta
  • O objeto da Filosofia é, notadamente, o Conhecimento considerado em toda a sua amplitude, a partir do processo da elaboração cognitiva, que é propriamente o pensamento e a comunicação dessa atividade pensante.
  • A Filosofia tem por objeto a expressão de tudo o que pode o Homem pensar.
  • O objeto de estudo da Filosofia é idêntico ao objeto de estudo da Ciência, sendo que a sua convergência é orientada pelo método experimental utilizado por ambos.
  • A Filosofia tem na Teoria do Conhecimento o seu objeto e a sua mais ampla conceituação, uma vez que essa teoria é a expressão máxima de tudo o que se pode entender por Filosofia.

Pregunta 4

Pregunta
“Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo. [...] A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações.” (M. Chauí) Sobre a Filosofia, conforme o texto acima, seguem as seguintes afirmações: I. Independentemente de seu conteúdo ou objeto, uma característica fundamental da Filosofia é a indagação, a interrogação. II. A Filosofia direciona perguntas como “o que é?”, “por que é?” e “como é?” ao mundo que nos cerca, ao próprio homem e às relações que o homem estabelece. III. A Filosofia não é algo importante porque não somos apenas seres pensantes. IV. A reflexão sobre o conhecer e o agir humanos fazem parte da reflexão filosófica. V. A reflexão filosófica é radical porque é feita sem nenhum tipo de objetivo. Das afirmações feitas acima
Respuesta
  • apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
  • todas as afirmativas estão corretas
  • todas as afirmativas estão incorretas

Pregunta 5

Pregunta
“Primeiro foi o espanto, depois o despertar crítico e a decepção. O ser humano queria uma explicação para o mundo, uma ordem para o caos. Ele queria, enfim, a verdade. Essa busca da verdade tornou-se cada vez mais exigente com o conhecimento que adquiria e transmitia. Ambicioso, o homem sentia uma necessidade crescente de entender e explicar de maneira clara, coerente e precisa. Essa busca do saber fez nascer a filosofia.” (COTRIM. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 16ª Ed., São Paulo: Saraiva, 2006 - pp.49-50.). Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a atitude filosófica.
Respuesta
  • O conhecimento filosófico é uma conquista recente da humanidade: no pensamento grego antigo, filosofia e mitologia encontravam-se unidas e só vieram a se separar no século XVII, com a ciência galileana.
  • A atitude filosófica caracteriza-se pela passagem do senso comum para o bom senso: enquanto o senso comum é conhecimento acrítico e fragmentário da realidade, o bom senso trata de organizá-lo criticamente em um todo coerente, o qual podemos chamar de filosofia de vida.
  • A dúvida e a incerteza do pensamento caracterizam exemplarmente a atitude filosófica: “Só sei que nada sei” é, desde Sócrates, a proposição que expressa o método, por excelência, da filosofia.
  • As indagações filosóficas se realizam de modo não sistemático, são perguntas sobre a capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir.
  • A exigência de rigor, clareza e crítica é própria da atitude filosófica. Em seu exercício ordinário, a filosofia é essencialmente teórica, mas isso não significa que ela esteja à margem do real (do mundo).

Pregunta 6

Pregunta
A atitude filosófica inicia-se dirigindo indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porém, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 14). Sobre isso, é correto afirmar que a Filosofia
Respuesta
  • pode ser entendida como aspiração ao conhecimento sensível, lógico e assistemático da realidade natural e humana.
  • é tão somente uma forma consciente e acrítica de pensar e de agir.
  • é uma forma crítica e incoerente de pensar o mundo, produzindo um entendimento de seu significado e formulando uma concepção específica desse mundo.
  • designava, desde a Grécia Antiga, a particularidade do conhecimento sensitivo, desenvolvido pelo homem.
  • como forma consciente e crítica de compreender o mundo e a realidade não se confunde, de maneira alguma, com o fato de estar ‘investida’ inconscientemente de valores adquiridos com base no ‘senso comum’.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Esquema de los Reyes Católicos♚♛
maya velasquez
Apuntes sobre Modelos Atómicos - Dalton y Thomson
Raúl Fox
Mapa conceptual de la materia.
gaby271975
MATEMÁTICAS PRIMARIA
Ulises Yo
Termodinámica
Polett Quiñones
Relación del Derecho Mercantil con otras ramas del Derecho
Juan Jose Avila Espinoza
Herencia Genética básica
Catalina Ramos
ELEMENTOS DE LA EPISTEMOLOGÍA DE ENFERMERÍA
naye19052012
Sistema Cardiovascular
Kevin BD
INTERPRETACIÓN GEOMÉTRICA DE LA DERIVADA
Laura Erives Calzadillas