Karl Marx foi uma importante figura para a sociologia clássica. Suas ideias estavam voltadas à denominada oposição de classes, na qual a sociedade estaria dividida em proletariados e burgueses, oprimidos e opressores. Nesse sentido, é correto afirmar que:
As ideias marxistas estavam voltadas ao fato de que, farta de tanta exploração, a classe operária geraria uma revolução que, por conseguinte, ocasionaria um Estado comunista e, por fim, socialista.
A superestrutura elaborada por Marx faz referência à política, enquanto a infraestrutura faz menção à economia, considerada a base da sociedade vinculada ao capital (isto é, capitalista).
Pregunta 2
Pregunta
Émile Durkheim aprofundou seus estudos sobre fatos sociais, divididos em tipos específicos. Sobre essas classificações, assinale o que for correto:
Respuesta
A exterioridade afirma que o fato social é exterior ao indivíduo e exerce influência sobre ele - sendo, portanto, dotado de generalidade.
Um exemplo de coercitividade são os padrões de beleza preestabelecidos pela sociedade, fato que indica a existência de influência social sobre o indivíduo.
Pregunta 3
Pregunta
Sobre o conceito de Mais-valia, desenvolvido por Karl Marx, é correto afirmar que:
Respuesta
Consiste na acumulação de riquezas mediante o excedente de trabalho. É responsável por explicar a contradição de classes.
Consiste na acumulação de riquezas por horas extras de trabalho exclusivamente tecnológico. É o topo da exploração do sistema capitalista.
Pregunta 4
Pregunta
Auguste Comte, considerado o criador da corrente positivista, defendia que a sociedade deveris viver com base na ciência porque:
Respuesta
Ela é responsável pela estabilidade social, na qual os fenômenos são explicados pela razão e a religião é verdade absoluta e onipotente.
Ela é a solução para todos os problemas da sociedade, baseando-se nos ideais de razão iluministas e franceses, além de desenvolver ideias sobre os conflitos entre burgueses e operários.
Pregunta 5
Pregunta
O conceito de "Corpo Biológico", desenvolvido por Durkheim, não afirma que:
Respuesta
A sociedade é um coletivo que, se perder uma de suas engrenagens, é levado à utopia
A sociedade é baseada nas relações mantidas entre as diversas partes de uma sociedade, sendo os crimes indicadores de anomalias sociais.