Pregunta 1
Pregunta
Um homem negro jovem foi ao consultório do seu médico queixando-se de distensão abdominal e diarréia. O paciente apresentava olheiras fundas e o médico notou sinais de desidratação. A temperatura do paciente estava normal. Ele explicou que o episódio ocorreu após uma festa de aniversário, na qual ele participou de um concurso de ingestão de sorvete. O paciente relatou episódios anteriores de natureza similar após a ingestão de quantidades significativas de derivados do leite. Este quadro clínico é mais provavelmente devido a uma deficiência de:
Respuesta
-
O-amilase salivar.
-
Isomaltase.
-
O-amilase pancreática.
-
Sacarase.
-
Lactase
Pregunta 2
Pregunta
As vitaminas são substâncias fundamentais para o funcionamento do nosso corpo. Sem essas substâncias, várias doenças podem surgir em nosso organismo, como é o caso do escorbuto, que é provocado pela carência de:
Respuesta
-
vitamina A.
-
vitamina B12.
-
vitamina C.
-
vitamina D.
-
Vitamina E.
Pregunta 3
Pregunta
Uma mulher de 30 anos apresentou diminuição progressiva da respiração. Ela negou ser fumante. O histórico familiar revelou que sua irmã sofreu de uma doença pulmonar não-explicada. Qual das seguintes etiologias poderia justificar os sintomas pulmonares da paciente?
Respuesta
-
Deficiência de prolina-hidroxilase
-
Deficiência de o-antitripsina.
-
Deficiência de vitamina C na dieta.
-
Diminuição da atividade da elastase
-
Aumento da atividade da colagenase.
Pregunta 4
Pregunta
A vitamina K é muito importante para o nosso organismo. Sua carência pode provocar:
Respuesta
-
malformação fetal.
-
distúrbios neurológicos.
-
esterilidade masculina.
-
hemorragias.
-
beribéri.
Pregunta 5
Pregunta
Um homem de 80 anos de idade apresentava prejuízo das funções intelectuais e alterações de humor e de comportamento. Sua família relatou desorientação progressiva e perda de memória durante os últimos seis meses. Não há história familiar de demência. O paciente foi provisoriamente diagnosticado como portador de doença de Alzheimer. Qual das seguintes hipóteses melhor descreve a doença?
Respuesta
-
Está associada com a proteína 13-amilóide - uma proteína anormal, com seqüência alterada de aminoácidos.
-
Resulta do acúmulo de proteínas desnaturadas que apresentam conformações aleatórias.
-
Está associada com o acúmulo da proteína precursora amilóide.
-
Está associada com o depósito de agregados de peptídeos amilóides neurotóxicos.
-
É uma doença produzida por ação do ambiente, não influenciada pela genética do indivíduo.
Pregunta 6
Pregunta
Uma mulher de 35 anos procurou um serviço de emergência devido a uma dor abdominal recorrente. O histórico da paciente revelou que ela sentia, há cerca de 2 anos, dor no quadrante superior direito, que iniciava várias horas após a ingestão de refeições ricas em gorduras/trituras. A ultra-sonografia mostrou a presença de numerosos cálculos na vesícula biliar. A paciente inicialmente escolheu um tratamento que consistia na administração de ácido quenodesoxicólico, mas posteriormente sofreu remoção cirúrgica da vesícula biliar, apresentando recuperação completa. A razão para o tratamento inicial da paciente com o ácido quenodesoxicólico é que este composto:
Respuesta
-
interfere com a circulação entero-hepática.
-
inibe a síntese de colesterol.
-
aumenta a síntese de novo de ácidos biliares.
-
aumenta a solubilidade do colesterol na bile.
-
estimula a produção de VLDL no fígado.
Pregunta 7
Pregunta
Uma menina com história de forte dor abdominal foi levada às 5 horas da manhã para o hospital local, com muita dor. O sangue coletado tinha aparência opalescente, e o nível de triacilgliceróis era 2.000 mg/dl (normal = 4-150 mg/dl). A paciente foi colocada em dieta com severa restrição lipídica, mas suplementada com ácidos graxas de cadeia média. Qual das seguintes lipoproteínas é a mais provável responsável pela aparência do plasma da paciente?
Respuesta
-
Quilomicra
-
VLDL
-
IDL
-
LDL
-
HDL
Pregunta 8
Pregunta
O caso de uma mulher de 25 anos, com uma história que incluía hepatoesplenomegalia, remoção do baço, dores nos ossos e articulações e diversas fraturas no fêmur, e com uma biópsia hepática mostrando células com aspecto enrugado e acúmulo de glicosilceramidas foi apresentado para discussão. O provável diagnóstico dessa paciente é:
Respuesta
-
Doença de Fabry.
-
Doença de Farber.
-
Doença de Gaucher.
-
Doença de Krabbe.
-
Doença de Niemann-Pick.
Pregunta 9
Pregunta
O ferro, sob forma de íons Fe2+(aq), é essencial para a formação de hemácias do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio para todo o corpo. Na criança, a presença de hemoglobina tem papel importante na coordenação motora e da linguagem e no aumento da resistência a infecções; já na fase adulta, está associada à disposição e à capacidade produtiva. A deficiência de ferro no organismo pode ser identificada na contagem de glóbulos vermelhos, por meio de exames específicos de contagem de hemácias e pode causar, no período da gravidez, mortalidade do feto.
Associando-se essas considerações sobre a presença de íons de ferro no corpo humano aos conhecimentos da Química, é correto afirmar:
Respuesta
-
Os elétrons de maior energia dos íons Fe2+ são representados pela configuração eletrônica 4s2 .
-
O transporte de oxigênio no sangue está relacionado à presença de ferro na oxi-hemoglobina.
-
A configuração eletrônica do íon Fe2+(aq) na hemoglobina é representada em ordem crescente de energia de níveis e subníveis pela representação [Ar]3d6 4s2 .
-
Os íons do rutênio e do ósmio nos estados de oxidação +III substituem os íons de Fe2+ na hemoglobina porque pertencem ao mesmo grupo do elemento químico ferro.
-
A disposição física e a capacidade na fase adulta requerem o transporte de dióxido de carbono gasoso das células do sistema nervoso para os pulmões através do grupo heme.
Pregunta 10
Pregunta
0 João, que era vegetariano, passou a consumir regularmente carne bovina. Exames médicos revelaram um aumento de ureia em seu organismo após a mudança de hábito alimentar, o que se deveu a:
Respuesta
-
aumento da ingestão de amido.
-
diminuição da ingestão de proteínas.
-
aumento da ingestão de proteínas.
-
diminuição da ingestão de gorduras.
-
aumento de ingestão de gordura.
Pregunta 11
Pregunta
A intolerância à lactose produz alterações abdominais, no mais das vezes diarréia. Na superfície mucosa do intestino delgado há células que produzem, estocam e liberam uma enzima digestiva chamada lactase, responsável pela digestão da lactose. Quando esta é mal digerida passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gás e ácidos orgânicos, o que resulta na assim chamada diarréia osmótica, com grande perda intestinal dos líquidos orgânicos. O texto apresentado acima e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto PERMITEM AFIRMAR CORRETAMENTE que:
Respuesta
-
a intolerância à lactose pode ser evitada fazendo-se uso do leite de cabra.
-
a enzima digestiva lactase é componente do suco pancreático.
-
a intolerância à lactose só acomete recém-nascidos, uma vez que, essa é a idade da lactação.
-
o meio intestinal se torna hipertônico após a fermentação da lactose.
-
nenhuma das alternativas.
Pregunta 12
Pregunta
Têm-se os seguintes resultados para um determinado paciente: Imunoglobulina A sérica: 300 mg/dL; Proteína urinária: 0,20 g/L; Ferro sérico: 120 µg/dL. Para transformar esses resultados em mg/L, mg/L e mg/dL deve-se, respectivamente:
Respuesta
-
multiplicar por 100, dividir por 10 e multiplicar por 100.
-
dividir por 100, multiplicar por 100 e dividir por 100.
-
multiplicar por 10, multiplicar por 1 000 e dividir por 1000.
-
multiplicar por 10, dividir por 100 e dividir por 1000.
-
dividir por 10, multiplicar por 10 e multiplicar por 100.
Pregunta 13
Pregunta
Um senhor de 62 anos, está internado na sua enfermaria com quadro de diarreia. Os últimos exames laboratoriais apontaram um potássio de 2,8mmol/L Sobre a hipocalemia desse paciente, assinale a alternativa CORRETA .
Respuesta
-
Caso esse paciente não responda á reposição de potássio, devemos considerar a possibilidade de existência de hipomagnesemia associada.
-
O déficit corporal total estimado de potássio desse paciente é em torno de 50 mEq.
-
O potássio de solução intravenosa de reposição deve ser diluído em solução Dextrose, uma vez que mais segura em relação á solução salina.
-
A solução de KCl a 19,1% apresena uma concentração em torno de 25mEq por litro.
-
A alteração característica desse distúrbio hidroeletrolítico no eletrocardiograma é a onda T apiculada.
Pregunta 14
Pregunta
Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim devem consumir preferencialmente os seguintes tipos de alimentos, respectivamente:
Respuesta
-
verduras e legumes pobres em amido.
-
óleos vegetais e verduras.
-
massas e derivados de leite.
-
farináceos e carnes magras.
-
carnes magras e massas.
Pregunta 15
Pregunta
Uma paciente de 62 anos, portadora de hipertensão arterial e diabetes, procura o pronto atendimento referindo que há 3 dias vem apresentando palpitações. Já havia apresentado episódios semelhantes no passado, mas nunca procurou auxílio médico. Você percebe que o paciente está lucido e orientado, com uma pressão arterial de 120x80mmHg, com uma frequência respiratória de 20, e com uma saturação de O2 de 99%. No exame físico, as bulhas cardíacas estão irregulares e os pulmões estão limpos. Você coloca o paciente no monitor cardíaco e obtém o traçado a seguir.
A Arritmia que essa paciente apresenta é
Pregunta 16
Pregunta
As vitaminas são compostos orgânicos que funcionam como coenzimas, ou seja, atuam juntamente com as enzimas envolvidas no metabolismo celular. A deficiência de vitaminas provoca enfermidades chamadas de doenças de carências. Sejam dados os seguintes sintomas de carências:
1. Córnea ressecada.
2. Raquitismo na infância.
3. Deficiência na coagulação sanguínea.
4. Anemia perniciosa.
Os sintomas carenciais enumerados acima estão relacionados, respectivamente, com a deficiência das seguintes vitaminas:
Respuesta
-
K, E, B2, B12
-
B1, D, C, E.
-
A, D, K, B12.
-
A, E, K, C.
-
Nenhuma das alternativas
Pregunta 17
Pregunta
Tomando uma grande dose de vitamina A, uma pessoa pode suprir suas necessidades por vários dias; porém, se fizer o mesmo em relação à vitamina C, não terá o mesmo efeito, necessitando de reposições diárias dessa vitamina. Essa diferença na forma de administração se deve ao fato de a vitamina:
Respuesta
-
A ser necessária em menor quantidade.
-
A ser sintetizada no próprio organismo.
-
A ser lipossolúvel e ficar armazenada no fígado.
-
C ser mais importante para o organismo.
-
C fornecer energia para as reações metabólicas
Pregunta 18
Pregunta
Hipoxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razão, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabeça, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade física em altitudes elevadas. Nessas condições, ocorrerá uma diminuição na concentração de hemoglobina oxigenada (HbO2) em equilíbrio no sangue, conforme a relação:
Hb (aq) + O2 (aq) -- HBO2 (aq)
A alteração da concentração de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a):
Respuesta
-
elevação da pressão arterial.
-
aumento da temperatura corporal.
-
redução da temperatura do ambiente
-
queda da pressão parcial de oxigênio.
-
diminuição da quantidade de hemácias.
Pregunta 19
Pregunta
Quanto às vitaminas, todas as afirmativas abaixo são corretas, exceto:
Respuesta
-
A vitamina A, encontrada principalmente em ovos e leite, é protetora do epitélio e sua carência pode determinar a cegueira noturna.
-
A vitamina D, encontrada principalmente nas frutas cítricas, age no metabolismo das gorduras e sua carência pode determinar o beribéri.
-
A vitamina B12 pode ser sintetizada por bactérias intestinais e sua carência pode determinar a anemia perniciosa.
-
A vitamina C, encontrada em vegetais, mantém normal o tecido conjuntivo e sua carência pode determinar o escorbuto.
-
A vitamina K atua como um dos fatores indispensáveis à coagulação sangüínea.
Pregunta 20
Pregunta
Com a informação de que um homem de 70 kg está consumindo diariamente uma média de 275 g de carboidratos, 75 g de proteínas e 65 g de lipídeos, a qual das conclusões abaixo você pode chegar?
Respuesta
-
A ingestão total de energia por dia é aproximadamente 3.000 kcal.
-
Cerca de 20% das calorias são obtidas dos lipídeos.
-
A dieta não contém quantidade suficiente de fibras.
-
As proporções de carboidratos, proteínas e lipídeos da dieta estão de acordo com as recomendações dos grupos acadêmicos e das agências governamentais.
-
O indivíduo está em balanço nitrogenado.