Pregunta 1
Pregunta
Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o funcionário policial pe- rante a Fazenda Estadual, em ação regressiva proposta após a decisão de primeira instância que houver condenado a Fazenda a indenizar o terceiro prejudicado.
Pregunta 2
Pregunta
Constitui transgressão disciplinar de natureza média o fato de o funcionário policial manter relações de amizade ou exibir-se em público com pessoa de má reputação ou de notórios e desabonadores antecedentes criminais, salvo em razão do serviço.
Pregunta 3
Pregunta
Constitui transgressão disciplinar de natureza leve o fato de o funcionário policial permutar o serviço sem expressa permissão da autoridade competente.
Pregunta 4
Pregunta
Constitui transgressão disciplinar de natureza leve o fato de o funcionário policial deixar de tratar com deferência e urbanidade devidas os superiores hierárquicos e os subordinados.
Pregunta 5
Pregunta
Constitui transgressão disciplinar de natureza grave o fato de o funcionário po- licial simular doença para esquivar-se do cumprimento do dever.
Pregunta 6
Pregunta
Constitui transgressão disciplinar de natureza leve a falta de assiduidade ou impontualidade habituais do funcionário policial.
Pregunta 7
Pregunta
Constitui transgressão disciplinar de natureza grave o fato de o funcionário policial, em qualquer hipótese, cometer a pessoa estranha à Organização Policial o desem- penho de encargos próprios ou da competência de seus subordinados.
Pregunta 8
Pregunta
Constitui transgressão disciplinar de natureza grave o fato de o funcionário policial participar de atividade comercial ou industrial, salvo como acionista, cotista ou comanditário.
Pregunta 9
Pregunta
Todas as penas disciplinares previstas no Estatuto dos Policiais Civis do Rio de Janeiro, e no seu respectivo Regulamento, precisam ser o cialmente publicadas.
Pregunta 10
Pregunta
As penas de suspensão superior a 60 dias, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade poderão ser aplicadas pelo Delegado Chefe de Polícia Civil.
Pregunta 11
Pregunta
Prescrita a punição, mesmo que ainda subsista prejuízo material decorrente do ato punível, o infrator cará isento de reparação do dano.
Pregunta 12
Pregunta
O curso do prazo prescricional não corre enquanto sobrestados a sindicância ou o processo administrativo disciplinar para aguardar decisão judicial ou enquanto insub- sistente o vínculo funcional que venha a ser restabelecido.
Pregunta 13
Pregunta
O curso do prazo prescricional suspende-se com a instauração da sindicância ou do processo administrativo disciplinar, até decisão nal proferida por autoridade competente.
Pregunta 14
Pregunta
O prazo de prescrição para fato punível com a penalidade disciplinar de sus- pensão será de 5 anos, começando a correr este prazo a partir da data em que o referido fato se tornou conhecido pela Administração Pública.
Pregunta 15
Pregunta
Na aplicação da penalidade disciplinar, serão consideradas como circunstâncias atenuantes motivo de força maior plenamente comprovado ou ter sido cometida a transgressão na prática de ação meritória, no interesse do serviço, da ordem ou da segu- rança pública.