Pregunta 1
Pregunta
Os principais componentes do sistema nervoso dos vertebrados são o encéfalo e a medula espinhal (sistema nervoso central) e os nervos e gânglios nervosos (sistema nervoso periférico).
Pregunta 2
Pregunta
Os nervos podem ser nervos espinhais, que se ramificam a partir do encéfalo espinhal, ou nervos cranianos, que se ramificam a partir da medula, e formam os gânglios nervosos
Pregunta 3
Pregunta
Os neurônios são células especializadas na condução de impulsos nervosos. A estrutura do neurônio é composta pelas fibras nervosas e pelo corpo celular, onde se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.
Pregunta 4
Pregunta
Os gliócitos ou células gliais não são componentes do tecido nervoso cuja função é envolver, proteger e nutrir os neurônios.
Pregunta 5
Pregunta
As fibras nervosas são prolongamentos citoplasmáticos que podem ser de um tipo: dendritos (especializados na recepção de impulsos nervosos).
Pregunta 6
Pregunta
Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los.
Pregunta 7
Pregunta
TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO, esse tecido, como o nome indica, é o típico tecido de ligação. Ele atua na sustentação e preenchimento dos tecidos e, dessa forma, contribui para que fiquem juntos, não estruturando os órgãos.
Pregunta 8
Pregunta
Tecido Conjuntivo Frouxo, é constituído de pouca matriz extracelular, com muitas células e poucas fibras. Isso torna o tecido flexível e pouco resistente às pressões mecânicas.
Pregunta 9
Pregunta
Tecido Conjuntivo Adiposo, é um tipo de tecido conjuntivo de propriedades especiais. Sua função é de reserva energética e também proteção contra o frio e impactos.
Pregunta 10
Pregunta
TECIDO CONJUNTIVO ÓSSEO, é um tecido mais rígido, presente nos ossos e não é responsável pela sustentação e movimentação.