Pregunta 1
Pregunta
As tendências pedagógicas usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de
pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
Pregunta 2
Pregunta
Marque as Tendências Liberais idealizada pela sociedade capitalista ou sociedade de classes, onde aluno deve ser preparado para papéis
sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual:
Respuesta
-
Tradicional a 1ª o prof. é o centro e o aluno receptor e passivo, repetição e memorização de conhecimentos que são verdades absolutas.
-
Renovadora Progressiva; hegemonia da burguesia, centraliza o aluno; ser ativo e curioso “só irá aprender fazendo”, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem.O professor é um facilitador.
-
Renovadora não diretiva (Escola Nova) Anísio Teixeira; centrado no aluno escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando-as.
-
Libertária: Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário; somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas; o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático; Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.
Pregunta 3
Pregunta
Tendências Progressistas não condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo.
Pregunta 4
Pregunta
Tendências Progressistas - análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação ; não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo. Análise marxista da sociedade, que se ramifica em três correntes:
Respuesta
-
Libertadora – pedagogia de Paulo Freire, luta e organização de classe do oprimido. Ter uma consciência da realidade em que vive. Transformação social, se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos.
-
Libertária – Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.
-
"Crítico-social dos conteúdos” ou "Histórico-Crítica" - anos 70, focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da socialização. É o professor mediador entre conteúdos e alunos. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.
-
Tecnicista – Skinner behaviorista. Neste método de ensino o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais; sendo sua prática extremamente controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
Pregunta 5
Pregunta
Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é podemos afirmar que:
Respuesta
-
O tecnicismo educacional ganhou autonomia enquanto tendência pedagógica nos anos 60, inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino.
-
A tendência tecnicista está interessada na racionalização do ensino, no uso
de meios e técnicas mais eficazes, prevalecendo o uso de manuais de caráter instrumental.
-
Os livros didáticos utilizados nas escolas que adotam essa tendência são
elaborados com base na tecnologia da instrução.
-
A tendência tecnicista foi imposta às escolas pelos órgãos oficiais do
governo populista, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica vigente nesse período.
-
No tecnicismo, o professor é um administrador e executor do planejamento,
que é organizado com objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação.
Pregunta 6
Pregunta
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por: acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço, sua plena realização.
Pregunta 7
Pregunta
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
Respuesta
-
acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço, sua plena realização.
-
considerar a educação um processo interno, que parte das necessidades e dos interesses individuais.
-
focar no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente.
-
subordinar a educação à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos por meio da profissionalização.
-
valorizar a autoeducação, a experiência direta sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e no grupo.
Pregunta 8
Pregunta
As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
Respuesta
-
) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
-
Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e
Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não
diretiva e tecnicista).
-
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva
e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
-
Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não
diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e críticosocial dos conteúdos).
-
) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pregunta 9
Pregunta
A aprendizagem, de acordo com a concepção pedagógica liberal renovadora não diretiva:
Respuesta
-
baseia-se na motivação e na estimulação de problemas.
-
baseia-se no desempenho do aluno.
-
prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.
-
consiste em modificar as percepções da realidade.
-
ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em
grupo.
Pregunta 10
Pregunta
Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica.
Pregunta 11
Pregunta
O Manifesto dos Pioneiros da Educação teve grande importância para o desenvolvimento da educação no país. Assinado por Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, dentre
outros, o pensamento pedagógico brasileiro passa a ter influências
Respuesta
-
dos movimentos políticos e sindicais.
-
do Movimento por uma Educação Popular.
-
das Teorias da Escola Nova.
-
da Pedagogia Libertária.
Pregunta 12
Pregunta
Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados. Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que:
Respuesta
-
assegura a função social e política da escola.
-
é uma proposta de educação centrada no professor
-
valoriza o indivíduo como ser livre, ativo e social.
-
é uma prática altamente controlada e dirigida pelo professor.
-
a atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos.
Pregunta 13
Pregunta
Assinale a alternativa que corresponde aos paradigmas considerados emergentes (ou inovadores) na educação.
Respuesta
-
Escolanovista, sistêmica e progressista
-
Escolanovista, sistêmica e tecnicista
-
Sistêmica, progressista e ensino com pesquisa
-
Tradicional, escolanovista, ensino com pesquisa
-
Ensino com pesquisa, escolanovista, progressita e sistêmica
Pregunta 14
Pregunta
Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. O movimento do escolanovismo foi fortemente influenciado pela filosofia pragmatista, amplamente divulgada entre educadores brasileiros
Pregunta 15
Pregunta
Nas décadas de vinte e de trinta do século passado. Os conservadores eram representados pelos católicos defensores da pedagogia tradicional.
Pregunta 16
Pregunta
Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção correta.
Respuesta
-
De acordo com a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o conteúdo da
prática educativa deve ser a reflexão coletiva, dialogada e consciente sobre a cultura cotidiana do povo, tendo como objetivo político a emancipação
organizada das camadas populares
-
A pedagogia libertadora tem por finalidade contribuir para a formação da
cidadania, garantindo a todos os educandos condições de criticidade e, paratanto, considera que, em determinadas condições sócio-históricas, os
conteúdos escolares são os que decorrem das ciências, podendo e devendo
ser transmitidos pelo professor e assimilados pelos alunos de forma crítica.
-
A pedagogia da Escola Nova, nascida e sistematizada no contexto da
Revolução Francesa, de perspectiva política, destina-se à equalização social,
por meio da formação de indivíduos em condições iguais, de forma que
possam lutar por seus direitos na sociedade.
-
A pedagogia libertária tem como objetivo político formar as crianças e os
jovens para a autogestão individual e coletiva e, para tanto, importa uma
permanente aprendizagem da supressão da autoridade, seja no grupo seja na sociedade, sendo o conteúdo que atende a esse objetivo o interesse e a
decisão do grupo.
Pregunta 17
Pregunta
Paulo Freire
considera duas concepções de educação que são opostas – a concepção
“bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo. 1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialgico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.
2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.
Pregunta 18
Pregunta
A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.
Respuesta
-
A história da educação no Brasil foi marcada
por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a
opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.
-
tradicional, tecnicista, libertadora e renovada não diretiva
-
renovada progressivista, tradicional, libertária e renovada não diretiva
-
tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista