Pregunta 1
Pregunta
(CEDERJ) A GEOPOLÍTICA DO ESTADO
Na Amazônia brasileira, o Estado favoreceu a economia urbana para fins geopolíticos. O mais flagrante caso moderno foi a criação de uma área na qual o Estado tentou pela primeira vez introduzir a substituição de importações. Ao conceder incentivos fiscais federais e estaduais à produção empresarial de bens de consumo inéditos ou de produção inexpressiva no Brasil, o Estado teve claro objetivo geopolítico, implantando uma economia industrial em meio a uma região dominada ainda por uma economia mercantil em área pouco povoada e com um passado de disputas.
Fonte: BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 44. Adaptado.
Essa área criada pelo Estado, no final da década de 1960, pertence ao seguinte empreendimento regional:
Respuesta
-
Projeto Calha Norte.
-
Zona Franca de Manaus.
-
Programa Grande Carajás.
-
Rodovia Transamazônica.
Pregunta 2
Pregunta
(UFPE) A Zona da Mata nordestina foi palco, desde os primórdios do processo de colonização do país, para o desenvolvimento da monocultura da cana-de-açúcar o que persiste até os dias atuais. Que fatores contribuíram marcantemente para que essa atividade agrícola tenha se tornado tão importante na área?
( ) A parte oriental do Nordeste brasileiro era o espaço geográfico da colônia que se situava mais próxima da metrópole, facilitando assim o comércio marítimo.
( ) Essa zona fisiográfica possui um clima tropical úmido com chuvas de outono e de inverno que favorecem o cultivo desse produto agrícola.
( ) A existência local de uma floresta latifoliada subperenifólia contribuiu para o fornecimento de madeira destinada às construções urbanas e como fonte de energia.
( ) A área possui vastos espaços dominados por solos litólicos, excessivamente férteis, favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar e às lavouras de subsistência.
( ) Os rios volumosos e de caráter sazonal intermitente favoreciam o transporte fluvial para Olinda e Recife, de onde partiam os navios com o produto para a Europa.
Respuesta
-
V F V V F
-
F V V V F
-
V V V F F
-
F F F V V
-
V V V F V
Pregunta 3
Pregunta
(CEDERJ) OS QUATRO BRASIS
Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se a implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, além de uma urbanização importante, com um padrão de consumo das empresas e das famílias mais intenso. Nele se produzem novíssimas formas específicas de terciário superior, um quaternário e um quinquinário ligados à finança, à assistência técnica e política e à informação em suas diferentes modalidades.
SANTOS, M. e SILVEIRA, M. O Brasil. Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269. Adaptado.
A descrição dos aspectos geográficos mencionados individualiza o complexo regional denominado:
Respuesta
-
Centro-Sul.
-
Meio Norte.
-
Amazônia.
-
Nordeste.
Pregunta 4
Pregunta
(UERJ) (adaptado) O enredo do filme Faroeste caboclo, inspirado na letra da canção de Renato Russo, foi contado muitas vezes na literatura brasileira: o retirante que abandona o sertão em busca de melhores condições de vida.
A existência de retirantes está associada fundamentalmente à seguinte característica da sociedade brasileira:
Respuesta
-
crescimento desordenado das áreas metropolitanas
-
disparidade econômica entre as regiões nacionais
-
retração produtiva dos setores industriais
-
expansão acelerada da violência urbana
Pregunta 5
Pregunta
(PUC-SP) Leia com atenção:
“[...] todo espaço regional é fruto de uma história geológica, geomorfológica, pedológica e hidrológica, modificado por sucessivas formas de atividades antrópicas, às vezes bastante perturbadoras.”
(Aziz Ab'Sáber. Escritos ecológicos. São Paulo: Lazuli Editora, 2006. P. 34)
Segundo o autor, vários são os processos que formam o espaço regional. A partir do que ele diz, pode-se perceber, nas realidades regionais, que
Respuesta
-
a história dos processos naturais, embora marcada pelos tempos longos da natureza, tem menor importância na determinação dos quadros regionais.
-
uma região condensa em suas características a complexidade tanto dos fenômenos naturais, como da produção social do espaço.
-
por serem perturbadoras, especialmente quando mal planejadas, as ações humanas terminam dando o tom principal das características de uma região.
-
ações humanas como a urbanização e a modificação do curso dos rios, por exemplo, somente são importantes na forma de uma região, se forem perturbadoras.
-
numa região tropical, as ações humanas juntamente com os fenômenos geológicos são os principais elementos na constituição do perfil da região.