Pregunta 1
Pregunta
As diferentes formas de pensar a Educação Física ao longo de sua história ficaram explícitas nas diferentes abordagens pedagógicas que se estabeleceram ou foram propostas para a área. Uma dessas abordagens estabeleceu o esporte como conteúdo hegemônico da Educação se estendendo em território brasileiro e predominou por longa data na Educação Física escolar. Assim, essa abordagem era denominada de:
Pregunta 2
Pregunta
NÃO se configuram como características da abordagem Tecnicista/Esportivista da Educação Física:
Respuesta
-
Valorização dos aspectos pedagógicos do processo educacional nas aulas, concedendo oportunidades para todos os alunos.
-
Valorização dos aspectos técnicos das modalidades esportivas, concedendo oportunidades somente para os alunos com aptidões atléticas.
-
Escolha apenas aos mais habilidosos ou os muito altos que poderiam representar a escola e ter sucesso em algumas modalidades esportivas (Basquete, Vôlei, Handebol e Futebol).
-
Os conteúdos trabalhados na Educação Física eram os conteúdos esportivos com o objetivo de formar atletas.
-
Exclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem ou com alguma deficiência.
Pregunta 3
Pregunta
No contexto brasileiro, a Educação Física apresentou características e finalidades distintas no decorrer do seu desenvolvimento enquanto área de conhecimento e de atuação profissional. Em função da sua nomenclatura, ela foi confundida com “educação do físico” ou ainda “atividade física” e/ou “esporte”. Nesse sentido, na atualidade é correto afirmar que a Educação Física se constitui em um:
Respuesta
-
Componente curricular opcional da Educação Básica que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas afim de potencializar o Esporte no Brasil.
-
Componente curricular obrigatório da Educação Básica que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.
-
Componente curricular obrigatório da Educação Básica que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas afim de potencializar o Esporte no Brasil.
-
Componente curricular opcional da Educação Básica que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.
-
Componente curricular obrigatório da Educação Básica que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestação cultural esportiva, produzidas afim de preparar atletas de rendimento.
Pregunta 4
Pregunta
No início do século XIX, em contexto brasileiro, houve uma preocupação central que consistia em desenvolver hábitos de higiene e saúde na população a partir da aplicação de exercícios específicos, que originou a primeira concepção de Educação Física chamada de:
Pregunta 5
Pregunta
Na década de 1970, a Psicomotricidade ganhou destaque como principal oposição ao modelo Esportivista e Tecnicista de ensino vigente, ganhando espaço e sendo bem aceita no contexto escolar. Seus princípios estavam alicerçados no pensamento de Le Boulch (1992), que propôs a educação psicomotora como condição principal para o desenvolvimento do aluno. Nesse contexto, sobre a Psicomotricidade, é correto afirmar que:
Respuesta
-
A Psicomotricidade não está presente apenas na área da Educação Física, mas é utilizada por psicólogos esportivos e educacionais. Por isso, é bastante abordada nos cursos de Psicologia e na formação de técnicos esportivos.
-
A Psicomotricidade não está presente apenas na área da Educação Física, mas também é utilizada por psicólogos, psiquiatras, neurologistas, reeducadores, orientadores educacionais e professores. Contudo, não é abordada nos cursos de Pedagogia e formação de professores.
-
A Psicomotricidade não está presente apenas na área da Educação Física, mas também é utilizada por psicólogos, psiquiatras, neurologistas, reeducadores, orientadores educacionais e professores. Por isso, é bastante abordada nos cursos de Pedagogia e na formação de professores.
-
A Psicomotricidade está presente apenas na área da Educação Física, pois é o único componente curricular que trabalha e desenvolve os aspectos psicomotores dos alunos.
-
A Psicomotricidade está presente apenas na área da Educação Física e também é utilizada pelos professores, os únicos com formação específica para trabalhar tais conteúdos.
Pregunta 6
Pregunta
Na Abordagem Desenvolvimentista, a experimentação e as vivências são fundamentais para a aprendizagem. Qual das afirmativas abaixo melhor reflete essa perspectiva?
Respuesta
-
A Abordagem Desenvolvimentista ignora a importância da prática física na formação do indivíduo.
-
A aprendizagem se dá por meio da instrução formal e teórica, sem a necessidade de vivências.
-
A maturação biológica é o único fator que determina o desenvolvimento humano, dispensando a necessidade de experiências práticas.
-
As experiências e vivências são essenciais para o desenvolvimento integral, complementando o processo de maturação biológica e neurológica.
-
O desenvolvimento humano é um processo onde as interações sociais e experiências não influenciam o aprendizado.
Pregunta 7
Pregunta
Nessa tendência, influenciada pela área biológica e da fisiologia, a avaliação tem caráter mais quantitativo, sendo realizada por meio de testes que analisam a aptidão física e o desempenho técnico. Avaliar significava coletar dados relativos ao desempenho humano, como a resistência, a força, a velocidade, a agilidade e a flexibilidade. Ou seja, nessa tendência de avaliação, está embasado o enfoque psicométrico, cujo propósito é de efetivar um processo de medição válido das características psíquicas ou comportamentais do aluno.
Respuesta
-
Tendência Tradicional ou Clássica.
-
Tendência Desenvolvimentista.
-
Tendência Crítico-Social.
-
Tendência Psicossocial.
-
Tendência Tecnicista/Esportivista.
Pregunta 8
Pregunta
Nessa tendência, a função da avaliação está centrada no diagnóstico das mudanças ou alterações coletivas dos conteúdos relacionados aos aspectos sociais e culturais da Educação Física, percebidas por meio de instrumentos como discussões em grupo, debates e construções coletivas. Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação precisa tornar-se significativa para todos, dinamizando o processo de conhecimento, pois interessa o que estava acontecendo antes, agora, e o que acontecerá depois com o educando, um ser em construção permanente. A qual tendência esse tipo de avaliação está vinculado?
Respuesta
-
Tendência Crítico-Social.
-
Tendência Tecnicista/Esportivista.
-
Tendência Desenvolvimentista.
-
Tendência Tradicional ou Clássica.
-
Nenhuma das respostas anteriores.
Pregunta 9
Pregunta
Refere-se à preferência de uso de um lado do corpo em relação ao outro, como o uso predominante das mãos ou aspectos como a dominância dos pés e dos olhos. Essa característica é fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança, influenciando a coordenação motora, a percepção espacial e a integração sensorial. Contribui para uma melhor organização do corpo e para a realização de atividades cotidianas, sendo um aspecto importante a ser considerado em intervenções psicomotoras. Estamos falando da/do:
Pregunta 10
Pregunta
Sobre a coordenação motora global, é INCORRETO afirmar que:
Respuesta
-
A coordenação motora global na psicomotricidade refere-se à capacidade de realizar movimentos amplos e integrados que envolvem grandes grupos musculares.
-
Ela está relacionada ao desenvolvimento de aspectos como a percepção corporal, ao equilíbrio e à consciência espacial, por exemplo.
-
Essa coordenação é essencial para atividades como correr, pular, dançar e nadar.
-
Nenhuma das respostas anteriores.
-
A coordenação motora global é trabalhada com atividades que estimulam a movimentação do corpo de forma integrada, promovendo o desenvolvimento físico e motor dos alunos.
Pregunta 11
Pregunta
Além do desenvolvimento físico e motor, na Educação Infantil há ganhos significativos em relação ao desenvolvimento cognitivo, pois as crianças se tornam capazes de compreender situações que ocorrem a sua volta. De acordo com Piaget, o desenvolvimento infantil pode ser compreendido por estágios, que em ordem cronológica, são:
Respuesta
-
Estágio Pré-operacional (0 – 2 anos); Estágio Sensório-motor (2 – 7 anos); Estágio Operatório-concreto (8 – 11 anos) e o Estágio Operatório-formal (12 anos em diante).
-
Estágio Sensório-motor (0 – 2 anos); Estágio Pré-operatório (2 – 7 anos); Estágio Operatório-concreto (8 – 11 anos) e o Estágio Operatório-formal (12 anos em diante).
-
Estágio Sensório-motor (0 – 2 anos); Estágio Operatório-formal (2 – 7 anos); Estágio Pré-operatório (8 – 11 anos) e o Estágio Operatório-concreto (12 anos em diante).
-
Estágio Sensório-motor (0 – 2 anos); Estágio Operatório-concreto (2 – 7 anos); Estágio Pré-operatório (8 – 11 anos) e o Estágio Operatório-formal (12 anos em diante).
-
Estágio Sensório-motor (0 – 2 anos); Estágio Pré-operatório (8 – 11 anos) e o Estágio Operatório-concreto (12 anos em diante).
Pregunta 12
Pregunta
O período que compreende as idades de 2 a 6 anos é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois envolve a aquisição de conhecimentos básicos sobre si e sobre o mundo. Em consonância, nessa época da vida acontece o ingresso da maior parte das crianças na Educação Infantil, que gera a separação dos familiares e a necessidade de se socializarem com outras crianças e grupos. Assim, em relação ao desenvolvimento motor, as crianças de 2 a 6 anos encontram-se na fase:
Pregunta 13
Pregunta
Ao estudar o desenvolvimento humano, Piaget identificou que a criança com idade entre 7 e 11 anos se encontra no estágio em que se inicia o desenvolvimento de operações mentais como a adição, a subtração e a inclusão de classes, caracterizando o pensamento na idade escolar. Esse estágio é definido como:
Pregunta 14
Pregunta
Sobre as características, capacidades e necessidades físicas, motoras e cognitivas da criança de 7 a 11 anos, assinale a alternativa INCORRETA:
Respuesta
-
As crianças de 7 a 11 estão no estágio operacional-concreto, de Piaget.
-
As crianças de 7 a 11 estão no início da fase motora especializada, segundo Gallahue, Ozmun e Goodway (2013).
-
As crianças de 7 a 11 possuem capacidades físicas e motoras adequadas para o aprendizado das habilidades básicas, como andar, correr e rolar.
-
As crianças de 7 a 11 estão aprendendo os movimentos rudimentares e reflexos.
-
A socialização e a interação com os colegas é fundamental para as crianças.