Doenças exantemáticas (Pediatria)

Descripción

pediatria (Pediatria por temas) REVAPROVA - PEDIATRIA Test sobre Doenças exantemáticas (Pediatria), creado por manoel junior el 21/03/2016.
manoel junior
Test por manoel junior, actualizado hace más de 1 año
manoel junior
Creado por manoel junior hace más de 8 años
190
1

Resumen del Recurso

Pregunta 1

Pregunta
Revalida - 2013 Lactente com 6 meses de idade, chega ao Pronto- Socorro com história de irritabilidade e febre de 38oC há dois dias. A mãe refere que hoje notou lesões avermelhadas e vesiculares em toda a região de cabeça e orofaringe. Ao investigar a história familiar, a mãe conta que a avó, que mora com a família, estava com lesões em região de face esquerda iguais às que são mostradas na figura abaixo: Pela avaliação das lesões da avó, o diagnóstico e o tratamento para esse lactente são, respectivamente:
Respuesta
  • herpes zoster; internação para administração de analgésicos e corticoide endovenosos e lidocaína tópica.
  • herpes simples; internação para administração de medicação antiviral e corticoide endovenosos.
  • coxsackiose; tratamento domiciliar com antibiótico e embrocação oral com anestésico.
  • varicela; acompanhamento ambulatorial e prescrição de sintomáticos.
  • exantema súbito; prescrição de sintomáticos e observação de sinais de piora.

Pregunta 2

Pregunta
Revalida - 2014 Um lactente com nove meses de idade vem à consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) com febre há seis dias, acompanhada de tosse, secreção seromucosa nasal, hiperemia e secreção conjuntival intensa. Procurou a UBS no início dos sintomas, sendo diagnosticado um quadro gripal. A mãe retorna para reavaliação, pois a febre não cessou e os sintomas pioraram com o surgimento de manchas avermelhadas no rosto, que progrediram para o tronco há um dia. Ao exame físico: bom estado geral, ativo, afebril, frequência cardíaca = 120 bpm, frequência respiratória = 40 irpm, auscultas pulmonar e cardíaca sem alterações. Boa perfusão periférica. Otoscopia normal. Oroscopia com mucosa hiperemiada e pequenas manchas brancas com halo eritematoso próximo aos pré-molares. Pele: exantema maculopapular em tronco e face. O diagnóstico desse lactente é
Respuesta
  • rubéola.
  • sarampo.
  • exantema súbito.
  • eritema infeccioso.

Pregunta 3

Pregunta
Revalida - 2012 O médico de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) recebe várias crianças de uma mesma escola da região, todas com idade entre 9 e 10 anos. A queixa é semelhante: houve surgimento, há cerca de 10 dias, de lesões vesico-papulosas associadas a prurido intenso, principalmente no horário noturno, em região interdigital, punhos, nádegas, axila e periumbilical. Observa-se, também, a presença de pústulas friáveis e crostas facilmente removíveis sobre algumas das áreas pruriginosas. Além das medidas gerais de controle, qual o tratamento indicado?
Respuesta
  • Nistatina e amoxicilina.
  • Permetrina e cefalexina.
  • Ivermectina e cloranfenicol.
  • Aciclovir e penicilina benzatina.
  • Hexaclorobenzeno e ácido nalidíxico

Pregunta 4

Pregunta
Revalida - 2012 Um pré-escolar de 3 anos de idade foi levado ao pediatra de um pequeno Centro de Saúde regional para avaliação de palidez cutâneo-mucosa. A mãe relatou que a criança sempre gozou de boa saúde. Entretanto, há cerca de 2 meses, tem se apresentado prostrada. Além disso, tem se mostrado cada vez mais pálida e, no último mês, surgiram pequenas manchas vermelhas na pele. Ao exame: a criança se apresentava hipoativa, hipocorada 2+/4+, hidratada, anictérica e acianótica. Foi detectada poliadenomegalia cervical e inguinal. As auscultas respiratória e cardíaca estavam normais. O abdome estava distendido, flácido, indolor, com fígado palpável a 5 cm do rebordo costal direito e o baço palpável a 3 cm do rebordo costal esquerdo. Foi detectado rash petequial disseminado. O hemograma evidencia hematócrito de 22% (valor de referência = 36 ± 4%), hemoglobina de 7 g/dL (valor de referência = 11,8 ± 1,2 g/dL), volume corpuscular médio de 85 fL (valor de referência = 80 fL), concentração de hemoglobina corpuscular média de 32 g/dL (valor de referência = 32 g/dL), 75 000 leucócitos/mm3 (valor de referência = 4 000 a 14 000 leucócitos/mm3 ) com atipia linfocitária acima de 30%, e plaquetometria de 15 000 plaquetas/mm3 (valor de referência = 140 000 a 400 000 plaquetas/mm3 ). Tendo em vista o provável diagnóstico, qual dos fatores descritos neste caso está associado a um bom prognóstico para este paciente?
Respuesta
  • Leucometria > 50 000 leucócitos/mm3 .
  • Plaquetometria < 150 000/mm3 .
  • Evolução de doença < 6 meses.
  • Atipia linfocitária > 30%.
  • Idade do paciente > 1 ano
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Comunidades Autónomas de España y sus Capitales
maya velasquez
Teoria de la Empresa: Produccion y Costos
Ani Kimori Rosas
CAN/COULD/BE ABLE TO
mgdln10
Cristobal Colón - El Nuevo Mundo
Diego Santos
Mapa Conceptual
Laura Laguna
Determinantes
Marina González
AMBIENTES VIRTUALES DE APRENDIZAJE (AVA)
naansara1993
Ley Orgánica de la Administración Pública Federal.
Miguel Guizar
Sistema de procesamiento en Bases de datos
jhonatanandresce
106 Mejores Practicas en Supply Chain Management y Logistica
julian Valencia