Doenças exantemáticas (Pediatria)

Descripción

pediatria (Pediatria por temas) REVAPROVA - PEDIATRIA Test sobre Doenças exantemáticas (Pediatria), creado por manoel junior el 21/03/2016.
manoel junior
Test por manoel junior, actualizado hace más de 1 año
manoel junior
Creado por manoel junior hace más de 8 años
198
1

Resumen del Recurso

Pregunta 1

Pregunta
Revalida - 2013 Lactente com 6 meses de idade, chega ao Pronto- Socorro com história de irritabilidade e febre de 38oC há dois dias. A mãe refere que hoje notou lesões avermelhadas e vesiculares em toda a região de cabeça e orofaringe. Ao investigar a história familiar, a mãe conta que a avó, que mora com a família, estava com lesões em região de face esquerda iguais às que são mostradas na figura abaixo: Pela avaliação das lesões da avó, o diagnóstico e o tratamento para esse lactente são, respectivamente:
Respuesta
  • herpes zoster; internação para administração de analgésicos e corticoide endovenosos e lidocaína tópica.
  • herpes simples; internação para administração de medicação antiviral e corticoide endovenosos.
  • coxsackiose; tratamento domiciliar com antibiótico e embrocação oral com anestésico.
  • varicela; acompanhamento ambulatorial e prescrição de sintomáticos.
  • exantema súbito; prescrição de sintomáticos e observação de sinais de piora.

Pregunta 2

Pregunta
Revalida - 2014 Um lactente com nove meses de idade vem à consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) com febre há seis dias, acompanhada de tosse, secreção seromucosa nasal, hiperemia e secreção conjuntival intensa. Procurou a UBS no início dos sintomas, sendo diagnosticado um quadro gripal. A mãe retorna para reavaliação, pois a febre não cessou e os sintomas pioraram com o surgimento de manchas avermelhadas no rosto, que progrediram para o tronco há um dia. Ao exame físico: bom estado geral, ativo, afebril, frequência cardíaca = 120 bpm, frequência respiratória = 40 irpm, auscultas pulmonar e cardíaca sem alterações. Boa perfusão periférica. Otoscopia normal. Oroscopia com mucosa hiperemiada e pequenas manchas brancas com halo eritematoso próximo aos pré-molares. Pele: exantema maculopapular em tronco e face. O diagnóstico desse lactente é
Respuesta
  • rubéola.
  • sarampo.
  • exantema súbito.
  • eritema infeccioso.

Pregunta 3

Pregunta
Revalida - 2012 O médico de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) recebe várias crianças de uma mesma escola da região, todas com idade entre 9 e 10 anos. A queixa é semelhante: houve surgimento, há cerca de 10 dias, de lesões vesico-papulosas associadas a prurido intenso, principalmente no horário noturno, em região interdigital, punhos, nádegas, axila e periumbilical. Observa-se, também, a presença de pústulas friáveis e crostas facilmente removíveis sobre algumas das áreas pruriginosas. Além das medidas gerais de controle, qual o tratamento indicado?
Respuesta
  • Nistatina e amoxicilina.
  • Permetrina e cefalexina.
  • Ivermectina e cloranfenicol.
  • Aciclovir e penicilina benzatina.
  • Hexaclorobenzeno e ácido nalidíxico

Pregunta 4

Pregunta
Revalida - 2012 Um pré-escolar de 3 anos de idade foi levado ao pediatra de um pequeno Centro de Saúde regional para avaliação de palidez cutâneo-mucosa. A mãe relatou que a criança sempre gozou de boa saúde. Entretanto, há cerca de 2 meses, tem se apresentado prostrada. Além disso, tem se mostrado cada vez mais pálida e, no último mês, surgiram pequenas manchas vermelhas na pele. Ao exame: a criança se apresentava hipoativa, hipocorada 2+/4+, hidratada, anictérica e acianótica. Foi detectada poliadenomegalia cervical e inguinal. As auscultas respiratória e cardíaca estavam normais. O abdome estava distendido, flácido, indolor, com fígado palpável a 5 cm do rebordo costal direito e o baço palpável a 3 cm do rebordo costal esquerdo. Foi detectado rash petequial disseminado. O hemograma evidencia hematócrito de 22% (valor de referência = 36 ± 4%), hemoglobina de 7 g/dL (valor de referência = 11,8 ± 1,2 g/dL), volume corpuscular médio de 85 fL (valor de referência = 80 fL), concentração de hemoglobina corpuscular média de 32 g/dL (valor de referência = 32 g/dL), 75 000 leucócitos/mm3 (valor de referência = 4 000 a 14 000 leucócitos/mm3 ) com atipia linfocitária acima de 30%, e plaquetometria de 15 000 plaquetas/mm3 (valor de referência = 140 000 a 400 000 plaquetas/mm3 ). Tendo em vista o provável diagnóstico, qual dos fatores descritos neste caso está associado a um bom prognóstico para este paciente?
Respuesta
  • Leucometria > 50 000 leucócitos/mm3 .
  • Plaquetometria < 150 000/mm3 .
  • Evolução de doença < 6 meses.
  • Atipia linfocitária > 30%.
  • Idade do paciente > 1 ano
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Biología
Danitza Méndez
Factorización
Nancy Guzman
Examen Primer trimestre
jorgeluisparedes
Exani II - Estructura
Gastón Amato
Sumas y restas MATEMATICAS (Preguntas fáciles)
RosyFlower Suchard
Sistema Economico
bella_colindres
Relación del Derecho Mercantil con otras ramas del Derecho
Juan Jose Avila Espinoza
RIESGOS DEL INTERNET Y FORMAS PARA EVITARLOS
Vanessa Losada
Uso De Los Tiempos Verbales
Laura -
Mapa conceptual Principios del Derecho Penal
martha lucia canizalez mera
EL CAMINO DE STEVE JOBS
Evelyn Salazar