Pregunta 1
Pregunta
A prescrição “ninguém será obrigado a fazer ou deixar fazer senão em virtude de lei” vai ao encontro do princípio da:
Respuesta
-
Eficiência
-
Moralidade
-
Legalidade
-
Publicidade
Pregunta 2
Pregunta
"A legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. (MEIRELLES, 1987, p.70)."
Considerando a informação acima, pode-se afirmar que, diferentemente do indivíduo que é livre para agir, podendo fazer tudo o que a lei não proíbe, o administrador púbico somente poderá fazer o que a lei manda ou permite.
Pregunta 3
Pregunta
O princípio que procura garantir a transparência da gestão pública é conhecido como o da:
Respuesta
-
Legalidade
-
Eficiência
-
Publicidade
-
Moralidade
Pregunta 4
Pregunta
Orienta a elaboração do orçamento e sua execução, determinando que o orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes que integram a esfera de governo. Trata-se do Princípio da:
Respuesta
-
Universalidade
-
Entidade
-
Anualidade
-
Competência
-
Unidade
Pregunta 5
Pregunta
A proibição de se incluir no orçamento importâncias líquidas, ou seja, a inclusão somente de saldos resultantes do confronto entre receitas e despesas decorre da aplicação do princípio orçamentário denominado
Respuesta
-
Legalidade
-
Universalidade
-
Unidade
-
Orçamento Bruto
-
Conservadorismo
Pregunta 6
Pregunta
Enquanto na administração privada só é permitido fazer que a lei autoriza, na administração pública é lícito fazer tudo que a lei não proíbe.
Pregunta 7
Pregunta
A seguinte frase está correta: somente os princípios constitucionais devem ser estabelecidos na elaboração da lei orçamentária?
Pregunta 8
Pregunta
Considerando que o processo de elaboração e execução do orçamento público no Brasil segue determinadas normas, princípios e técnicas, a Lei Orçamentária Anual será informada pelos princípios da anualidade, da publicidade, da universalidade, da unidade e do orçamento bruto.
Pregunta 9
Pregunta
Ao assumir o cargo de prefeito, o Sr. José Silva não conseguia compreender por que o orçamento da Fundação de Amparo à Criança e ao Adolescente, fundação instituída e mantida pelo poder público municipal, deveria estar contido na Lei Orçamentária Anual do Município. O princípio orçamentário que deve ser utilizado para justificar a inclusão do orçamento da fundação na Lei Orçamentário Anual do Município é o
Pregunta 10
Pregunta
Na Lei Orçamentária Anual do exercício de 2012 de determinado Estado da Federação não constou as despesas do Poder Legislativo. O princípio orçamentário NÃO atendido é:
Pregunta 11
Pregunta
A determinação legal que a Lei Orçamentária Anual de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público atende ao princípio orçamentário da
Pregunta 12
Pregunta
São princípios orçamentários:
Respuesta
-
competência e objetividade.
-
exclusividade e especificação.
-
entidade e equilíbrio.
-
continuidade e não-afetação das receitas.
-
universalidade e custo como base de valor.
Pregunta 13
Pregunta
A vedação imposta pela Constituição Federal em vigor com relação à vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, corresponde ao Princípio Orçamentário da:
Respuesta
-
Unidade.
-
Universalidade.
-
Equilibrio.
-
Não Afetação da receita.
-
Especificação.