Contexto
Na época em que Kepler estava realizando os estudos que culminariam na formulação do que hoje conhecemos como Leis de Kepler, as ideias de autores antigos tais como Aristóteles tinha muita força na comunidade. No campo de Kepler, a teoria mais popular e aceita pela comunidade cientifica da época era a que os planetas descreviam órbitas circulares em torno do Sol, porém esta ideia não explicava alguns fenômenos que eram observados, tais como a trajetória estranha que o planeta Marte fazia no céu, este parecia voltar no meio de seu movimento, para recomeçá-lo momentos depois.
Kepler passou muito tempo de sua vida, mesmo após começar seus trabalhos com Tycho Brahe, tentando conciliar os dados que obtinha de observações estelares com esta teoria, porém percebeu que os cálculos realizados, nunca batiam com o comportamento observado na natureza. Por esta razão, aos poucos, se viu obrigado a tentar abordar suas ideias de uma maneira diferente.
A ciência é em uma extensa atividade de experimentação, seja esta prática ou teórica, e por sua própria natureza, na maior parte das vezes, só se demonstra significativa se o caminho até as respostas procuradas, foi permeado de erros e tentativas frustradas. O cientista deve ter em si a resiliência de continuar tentando, mesmo se o que ele acreditava ser correto, não se mostre verdadeiro. Kepler, se viu em uma empreitada, ou abandonava a ideia popular, ou não conseguiria seguir em frente.
Se olharmos o contexto histórico que permeava a sociedade naquela época, veríamos que havia muita intolerância religiosa e que a igreja possuía muito poder de coerção das massas. A própria mãe de Kepler, seria presa acusada de bruxaria em meados de 1620. Kepler se viu obrigado a abandonar seu trabalho e defender sua mãe no julgamento para evitar que ela fosse queimada na fogueira. A ciência ainda era vista como uma inimiga da tradição, e como sabemos, diversos cientistas e estudiosos das mais diversas áreas foram perseguidos por seus trabalhos serem considerados hereges e ultrajantes.
As ideias de Kepler Galileo seriam o elo quebrador da era de perseguição científica e começariam uma revolução científica que mudaria todo o mundo, daí podemos começar a entender a importância do trabalho de Kepler e de se fazer ciência no geral. Somente por si só o homem se liberta das correntes que o prendem.