Nesta aula aula será apresentado um breve histórico sobre os feitos da vida de Cláudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico e Tycho Brahe, principais cientistas que influenciaram na determinação por Kepler de suas leis.
Slide 2
Cláudio Ptolomeu (100-170)
Cláudio Ptolomeu, que viveu no século II d.C., foi o criador de um sistema planetário geocêntrico, isto é, considerando a Terra como o centro do Universo.
O sistema proposto por Ptolomeu era relativamente confuso, pois cada planeta desenvolvia uma órbita circular em torno de um centro C e esse C descrevia uma órbita circular em torno da Terra.
Em 1543, aproveitando a invenção da imprensa, Copérnico publicou uma obra chamada De Revolutionibus Orbitum Coelestium, que criava uma nova concepção do Universo com o Sol como seu centro, isto é, sistema heliocêntrico.
Basicamente, o sistema proposto por Copérnico admitia o Sol como o centro do Universo e os planetas, inclusive a Terra, girariam em órbitas simples em torno do Sol.
O sistema de Copérnico incluía também uma grande esfera imóvel na qual estavam localizadas as estrelas fixas.
Tycho Brahe fez importantes obervações astronômicas e em muito contribuiu para a Física. Brahe foi o professor de Johannes Kepler, portanto, muito do que Kepler sabia aprendera com Tycho.
Tycho Brahe, assim como Ptolomeu e Copérnico também possuía seu modelo, no qual, a Terra era orbitada pela Lua e pelo Sol e o Sol era orbitado pelos demais planetas. Seu modelo era geocêntrico.