Educação digital na contemporaneidade Público

Educação digital na contemporaneidade

Amanda  Del col
Curso por Amanda Del col, actualizado hace más de 1 año Colaboradores

Descripción

Esse curso tem por objetivo auxiliar os educadores no que diz respeito a educação na era da tecnologia, isto é, debater sobre a sociedade da informação e como a educação se da na internet. Debater sobre conceitos como letramento digital e sua importância para os professores do século XXI. Idealizadoras do curso: Amanda, Jordana e Tainara

Información de los módulos

Descripción

breve vídeo desejando as boas-vindas aos cursistas
Sin etiquetas

Descripción

o que queremos com o curso?
Sin etiquetas
OBJETIVOS     Prezados alunos, hoje começaremos nossa primeira aula do curso educação digital na contemporaneidade, nosso objetivo principal a ser alcançado com esse curso é compreender as competências digitais e a necessidade da mesma para se tornar um profissional capacitado na atual era da informação em que vivemos, sendo assim, relacionando o tema à utilização de tecnologias em sala de aula. Dessa forma, é válido ressaltar que é de extrema importância o seu comprometimento e sua participação, para que possamos atingir nossos objetivos e caminhar para uma educação libertadora e autônoma!
Mostrar menos

Descripción

nesse texto começamos a introduzir as CD dando enfoque para o tratamento da informação
Sin etiquetas
INTRODUÇÃO AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS   As transformações na sociedade atual ocorreram por conta da globalização e dos inúmeros avanços industriais dos últimos anos. Essas transformações impulsionaram o desenvolvimento tecnológico, assim proporcionando uma nova linguagem, e consequentemente uma nova sociedade. A partir desse momento, entende-se a necessidade do professor ter domínio de conhecimentos, técnicas e manuseios de novas ferramentas das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), tendo em vista que a atual geração de alunos provém de nativos digitais. Tudo bem, mas o que o termo “Competências Digitais” (CD) tem a ver com tudo isso? Uma grande parte dos autores vão retratar as competências digitais como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que o indivíduo consiga utilizar dos meios digitais, isto é, consiste na capacidade de realizar pesquisas de modo assertivo e verificar a confiabilidade das informações disponibilizadas na internet, saber se comunicar, produzir, resolver problemas e utilizar dos meios tecnológicos de maneira segura. Um indivíduo competente digital, além de saber como utilizar a internet e seus derivados (como o pacote office por exemplo), ele consegue extrair todas as informações desse meio tecnológico e aplicá-las nos seus estudos e em seu dia a dia na sociedade. E é a partir daqui que começaremos a explorar, também, o tratamento da informação. “Independente da terminologia adotada para definir a sociedade que estamos inseridos, é fato que esta sofre alterações no que diz respeito a divulgação, busca e acesso à informação (...)” (PEDRO, 2018, p. 25). Em um mundo tecnológico e refém das redes sociais, é de extrema importância estar sempre atento a confiabilidade das informações, principalmente por conta das milhares de fake news que circulam todos os dias em seu whatsapp, facebook, instagram e outros. Como identificar se a fonte a qual você pesquisa é verdadeira? É necessário saber utilizar de filtros durante sua busca, pesquisar em mais de um site. Utilizar das tecnologias digitais de maneira consciente e produtiva é dever do professor no século XXI. De acordo com os relatórios da Unesco, a competência digital é uma das oito competências essenciais para o desenvolvimento do indivíduo na sociedade. E é por isso que se faz tão necessário que você, professor, que é formador de outros indivíduos, seja apto a utilizar as redes e extrair de maneira eficiente as informações que leva até seus alunos.
Mostrar menos

Descripción

Fluxograma sobre competências digitais
Sin etiquetas

Descripción

vamos colocar em prática aquilo que foi estudado
Sin etiquetas

Descripción

aqui queremos ver a capacidade de síntese dos cursistas e avaliar se aquilo que foi dado foi de fato alcançado
Sin etiquetas
Para a próxima aula você deve: produzir um mapa mental com o auxilio dos materiais disponibilizados e nos encaminhar por e-mail. amandadelcol@hotmail.com jo_ticianelli@hotmail.com tai-braga@hotmail.com
Mostrar menos

Descripción

bases dos materiais fornecidos
Sin etiquetas
NOSSAS REFERÊNCIAS:   FREITAS, Maria Teresa. LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, ed. 03, p. 335-352, dezembro 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17. Acesso em: 14 jun. 2020. PASSARELLI, BRASILINA; JUNQUEIRA, ANTONIO HELIO; ANGELUCI, ALAN CÉSAR BELO. Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas. MATRIZ es, São Paulo, p. 159-178, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1160/issn.1982-8160.v8i1p159-178. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/matrizes/article/view/82936/85975. Acesso em: 14 jun. 2020. PADRÕES DE COMPETÊNCIA EM TIC PARA PROFESSORES: Módulos de padrão de competência. Tradução: Cláudia Bentes David. [S. l.]: UNESCO, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000156207_por. Acesso em: 7 jun. 2020. PEDRO, K.M.P. Precocidade, superdotação e tecnologias digitais: Uma análise comparativa de desempenhos. Curitiba: Appris, 2018. p. 25.
Mostrar menos
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo