Abordagem Tradicional
A abordagem do processo ensino-aprendizagem não se fundamenta em teorias empiricamente validadas, mas numa prática educativa e na sua transmissão através de anos.
Homem
É considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas e que se decidiu serem as mais importantes.
Mundo
É externo ao indivíduo e este irá se apossar gradativamente de uma compreensão mais sofisticada.
Educação
É vista como um produto, não enfatizando o processo. Trata-se então de uma transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente.
Escola
Não é considerada como a vida, mas, sim, como fazendo parte dela. O professor, por sua vez, será o mediador entre o aluno e os modelos.
Ensino-Aprendizagem
Preocupação com a sistematização dos conhecimentos apresentados de forma acabada. As tarefas de aprendizagem quase sempre são padronizadas, o que implica poder recorrer-se à rotina para se conseguir a fixação de conhecimentos/conteúdos/informações.
Professor-Aluno
É vertical, sendo que um dos pólos(o professor) detém o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc.
Metodologia
Ensino pela transmissão de patrimônio cultural, pela confrontação com modelos e raciocínios elaborados, baseando-se mais em aulas expositivas e nas demonstrações do professor à classe
Avaliação
É realizada predominantemente visando a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.
Conhecimento
Preocupação com o passado, como modelo a ser imitado e como lição para o futuro.