Neste trabalho, vou desenvolver as várias condições do planeta Terra que permitem a existência de vida, entre elas a proximidade ao Sol e a existência de uma crusta sólida, de água, da atmosfera e de um campo magnético.
Diapositiva 2
Distância da Terra ao Sol
A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, estando a cerca de 150 milhões de km de distância do Sol, a estrela central do Sistema.
Esta distância é a ideal, pois permite ao planeta receber do Sol luz e calor suficientes para manter uma temperatura amena, a existência de água nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) e uma quantidade de luz adequada à presença de vida.
O nosso planeta apresenta um crusta sólida que funciona como suporte à vida e permitiu a sua origem.
Esta crusta resultou, na sua maioria, de erupções vulcânicas que expeliram matéria para a superfície terrestre, criando formações rochosas cuja mobilidade mantém estável a temperatura necessária à vida na Terra.
O planeta Terra possui água nos três estados físicos da matéria: líquido, sólido e gasoso.
Cerca de 71% da sua superfície está coberta por água no estado líquido, em oceanos, lagos e rios, mas o planeta possui também água infiltrada no solo (aquíferos), água no estado sólido sob a forma de gelo e vapor de água (na atmosfera).
O ciclo da água é bastante importante para os seres vivos, tendo possibilitado o seu surgimento e a manutenção da vida na Terra.
A atmosfera é uma camada feita de vários gases (nitrogénio, oxigénio, vapor de água, dióxido de carbono, entre outros), que possui um papel muito importante.
Ela permite a existência de uma camada de ozono que protege o nosso planeta dos raios ultravioleta nocivos. Também origina um efeito de estufa que retém oxigénio e energia solar à superfície da Terra, mantendo uma temperatura amena no planeta, o que possibilita a existência de vida.
A Terra apresenta um campo magnético à sua volta que funciona como um escudo, protegendo-a contra as partículas emitidas pelo Sol (ventos solares) e contra rochas, gases e poeiras existentes no Espaço, evitando deste modo a destruição da atmosfera.
Sem oxigénio respirável, a vida na Terra não seria possível. Todos os seres vivos precisam de oxigénio numa certa forma. O oxigénio é produzido pela fotossíntese feita por plantas,utilizando dióxido de carbono, luz solar e água.