I - A RIQUEZA DOS REIS
O que é poder? Pode ser visto de maneira positiva ou negativa, mas para Tonny Robbins, "poder supremo é a habilidade de produzir os resultados que mais deseja e criar valores para outros no processo. Poder é a habilidade de mudar a sua vida,de dar forma às suas percepções, fazer com que as coisas trabalhem a seu favor".
Estamos na era da informação, e de acordo com Robbins, essa é a época mais fácil de qualquer pessoa alcançar o sucesso já que todos temos acesso facilitado ao conhecimento, diferente da época medieval que se vc não nascia rei, dificilmente viraria um. "No mundo moderno conhecimento é a riqueza dos reis"
Comunicação é poder. Quem a domina pode mudar o mundo e as experiencias consigo mesmo.
Nós podemos controlar as nossas emoções, assim como a depressão. Aliás, ficar deprimido requer um esforço gigantesco, pois é preciso falar certas coisas com seus dialogo interno, ter determinada postura (ombros caídos, olhar pra baixo...), falar em tom de voz triste, dieta pobre. As vezes as pessoas usam isso para ter um ganho secundário, como atenção dos outros, ou se acostuma a ser assim. Mas se quiser mudar, basta começar a mudar postura, tom de voz, diálogo interno e maneira de respirar.
.
Pie de foto: : Fórmula do Sucesso Definitivo. Anthony Robbins
FÓRMULA DE SUCESSO DEFINITIVO
1° PASSO - Saber seu resultado, definir precisamente o que quer
2° PASSO - Ação. Tomar as medidas necessárias para alcanaçar o objetivo
3° PASSO - Avaliar as medidas que está usando para saber se está aproximando do seu objetivo. E se não estiver, reparar o mais rápido possível.
4° PASSO - Flexibilidade para mudar seu comportamento até atingir seu objetivo.
Diapositiva 3
Sete mecanismos acionadores básicos para o sucesso:
PAIXÃO
Paixão da à vida poder, interesse e significado
CRENÇA
Nossas crenças sobre o que somos e o que podemos ser determinam precisamente o que seremos
ESTRATÉGIA
Estrategia é um meio de organizar recursos
CLAREZA DE VALORES
Valores são sistemas específicos de crenças
ENERGIA
Vitalidade física
PODER DE UNIÃO
Capacidade de desenvolver uma relação harmoniosa com pessoas de diferentes procedencias e crenças
DOMÍNIO DE COMUNICAÇÃO
A maneira como nos comunicamos com outros e com nós mesmos determina a qualidade de nossas vidas
Diapositiva 4
II - A DIFERENÇA QUE FAZ A DIFERENÇA
O que difere as pessoas que passam pelas mesmas adversidades, mas umas superam e usam o sofrimento para seu crescimento, enquanto outras passam o resto da vida se martirizando e se vendo como vítimas da situação?
"Não é o que acontece conosco, que supera os sucessos dos fracassos, É como percebemos isso e o que fazemos a respeito do que "acontece" que faz a diferença."
MODELAGEM
Pegar um sistema provado e duplicá-lo, e talvez até melhorá-lo.
Bandler e Grinder identificaram três formas de ação física e mental que devem ser duplicadas para realizar a modelagem:
SISTEMA DE CRENÇA DA PESSOA
O que a pessoa acredita que seja possível ou impossível
SINTAXE MENTAL
Maneira como as pessoas organizam seus pensamentos
FISIOLOGIA
Respiração, postura, expressões faciais...
Diapositiva 5
III - O PODER DO ESTADO
Estados neurofisiológicos podem fazer com que façamos tudo certo ou tudo errado.
ESTADOS QUE HABILITAM - confiança, amor, força interior, alegria, êxtase, crença
ESTADOS PARALISANTES - confusão, depressão, medo, ansiedade, tristeza, frustração
Todos nós entramos e saímos de bons e maus estados. E isso acontece inconscientemente. Mas podemos optar por mudar de estado.
O que cria o estado que estamos? Existem dois componentes principais: representação interna e uso de nossa fisiologia.
A representação interna é como interpretamos os eventos da vida. A fisiologia anda junto com nossa representação. Se estamos mais cansados, tendemos a interpretar as situações de maneira mais negativa. Ex: marido se atrasa pra chegar em casa. Se eu estiver mais cansada, ou tensa nesse dia, a tendencia é que eu tenha muitos pensamentos negativos com relação ao seu atraso. Mas se foi um dia que foi muito bom, estou relaxada e alegre, provavelmente não vou me preocupar muito com esse atraso.
Se formarmos uma representação que as coisas funcionarão,então criamos os recursos internos que precisamos para conseguir o estado que nos apoiará na produção de resultados positivos.
Nós usamos os nossos cinco sentidos para traduzir as informações que recebemos do ambiente, e assim fazer a nossa representação interna. Formamos a maioria das decisões que afetam nosso comportamento usando o visual, auditivo e cinestésico. "Esses receptores especializados transmitem o estimulo externo para o cerebro. Através do processo de generalização, distorção e cancelamento, o cérebro filtra-os em representação interna.
Por isso que duas pessoas podem ver o mesmo acidente de trânsito e dar versões diferentes do acontecido.
Diapositiva 6
O cérebro funciona de maneira positiva. Ou seja, se você focar seu pensamento nas coisas ruins que podem acontecer, você se colocará em uma estado que apoia esse tipo de comportamento. Outro ponto é que você não é a sua ação. Por exemplo, vc é ciumento? Não, não é. Você pode ter se colocado em uma estado de ciúmes no passado, tendo comportamentos de ciumento, mas isso define você.
"A espécie de comportamento que as pessoas produzem é o resultado do estado em que estão. Como respondem especificamente a partir desse estado é baseado nos seus modelos de mundo, isto é, suas estratégias neurológicas".
A maioria das pessoas não altera seu estado conscientemente. Acordam deprimidas ou energizadas e assim possivelmente ficarão o resto do dia. Mas você pode acordar de uma maneira e alterar o seu estado para um que lhe favoreça.
Estar em um estado positivo não é garantia de sucesso, mas ele vai te colocar em uma posição de tomar ações e comportamento que favoreçam ao teu sucesso.
Diapositiva 7
IV - CRENÇA
"...uma crença é qualquer princípio orientador, máximas, fé, ou paixão que pode proporcionar significado e direção na vida."
"São como comandos do cérebro. Quando acreditamos com convicção que alguma coisa é verdade, é como se mandássemos um comando para nosso cérebro, de como representar o que está ocorrendo." "...você entra mesmo no estado de que aquilo deve ser verdade."
"Crenças são os compassos e os mapas que nos guiam em direção as nossa metas e nos dão a certeza de que chegaremos lá."
"...quer você diga que pode fazer alguma coisa ou diga que não pode, você está certo. Ambas as especies de crenças tem grande poder." "O truque é escolher crenças que contribuam para o sucesso e os resultados que queira, e descartar as que o retardam.
DE ONDE AS CRENÇAS VÊM
1. Ambiente
2. Acontecimentos pequenos ou grandes
3. Conhecimento
4. Resultados passados
5. Criação em sua mente da experiencia que desja no futuro, como se estivesse aqui e agora. f