Fogo, Água, Ar, Terra
Não somente nosso planeta, mas também o Universo inteiro é formado a partir de partículas materiais no atuar dos Elementos. É graças à diversidade dos elementos que vivemos em um mundo cheio de diferenças.
Diapositiva 2
Entretanto, todas as coisas visíveis e invisíveis originam-se somente a partir de uma fonte de vida. Por isso é que o reconhecimento das quatro faces da unidade, de onde surgem os elementos, possibilita ao homem desenvolver sua consciência espiritual e tornar-se ciente desta unidade.
Fogo, água, ar, e terra, da forma que geralmente os conhecemos, não são mais que formas manifestas dos próprios Elementos. Suas manifestações revelam-se da seguinte forma: o elemento da água possui propriedades magnéticas, nutre e sustenta.
Diapositiva 4
Fogo, água, ar, e terra, da forma que geralmente os conhecemos, não são mais que formas manifestas dos próprios Elementos. Suas manifestações revelam-se da seguinte forma: o elemento da água possui propriedades magnéticas, nutre e sustenta.
Diapositiva 5
Para melhor compreensão da operação dos elementos, vejamos como funciona na prática. Como ilustração, vejamos como as raízes de uma árvore absorvem água e minerais necessários ao seu crescimento (elementos água e terra).
Diapositiva 6
A árvore respira através de suas folhas (elemento ar) e recebe luz e calor dos raios de sol (elemento fogo). Se atearmos fogo em uma árvore, os elementos serão liberados da madeira: a água evaporará; a luz, que por muitos longos anos brilhou sobre aquela árvore, queimará em uma chama poderosa; o oxigênio que a árvore vinha “expirando” possibilitará que este processo de queima de energia e nutrientes transforme o solo em cinzas, que novamente servirão como uma fonte de minerais para outras formas de vida.
Diapositiva 7
A árvore respira através de suas folhas (elemento ar) e recebe luz e calor dos raios de sol (elemento fogo). Se atearmos fogo em uma árvore, os elementos serão liberados da madeira: a água evaporará; a luz, que por muitos longos anos brilhou sobre aquela árvore, queimará em uma chama poderosa;
o oxigênio que a árvore vinha “expirando” possibilitará que este processo de queima de energia e nutrientes transforme o solo em cinzas, que novamente servirão como uma fonte de minerais para outras formas de vida.
Quem nunca ouviu falar nos quatro elementos da natureza essenciais para a sobrevivência do ser humano? Quatro elementos é uma expressão que se refere aos elementos naturais: água , terra , fogo e ar. Essa expressão tem origem lá na Grécia antiga com seus grandes pensadores que tentavam descobrir qual o elemento que formava todas as coisas. O grande Thales de Milleto acreditava que a origem estava na água, já Anaxímenes acreditava no Ar e por fim Heráclito incluiu o fogo como agente criador. Mas foi Empedócles de Agrinito que adiconou Terra a esses três conceitos e concluiu que tudo era formado por quatro elementos.