Anarquismo pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, osanarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.
:Anarquismo pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, osanarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.
Anarquismo
Diapositiva 2
Nacionalismo: Onacionalismo consiste em uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.
Nacionalismo
Diapositiva 3
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Socialismo
Diapositiva 4
Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
Liberalismo
Diapositiva 5
Unificação alemã
Quando aconteceu o Congresso de Viena, em 1815, a Alemanha teve seu território dividido em 38 Estados independentes. Entre esses, dois conseguiram se destacar vindo a se tornar as nações mais poderosas: Áustria, governada pelos Hubsburgos, e Prússia, dominada pela dinastia dos Hohenzollern, que mesmo tendo um grande destaque possuíam opiniões distintas quando se falava em unificar a Alemanha.
A unificação italiana foi o processo de união territorial que resultou no surgimento do Estado-nação da Itália na segunda metade do século XIX. Esse processo foi liderado pelo Reino de Piemonte-Sardenha que, nessa época, era governado pelo rei Vitor Emanuel II, da Casa de Saboia.