Unidade II
Aula 03 - A Políticas de Avaliação da Educação Básica brasileira:
Em busca da qualidade
Diapositiva 2
O conceito de avaliação está relacionado com a ação e o efeito de avaliar e a etimologia da palavra vem do francês évaluer, que permite assimilar a: estimar, apreciar ou calcular algo. Devemos compreender que não há uma “avaliação perfeita”.
Diapositiva 3
As formas de avaliação:
Avaliação Pedagógica – Professor-aluno; nível de sala de aula – Tem como referência uma relação direta entre professor-aluno e permite a introdução de mais de um instrumento de avaliação. As provas escritas são bons instrumentos de verificação da aprendizagem, mas não podem ser os únicos e nem determinar o resultado final na avaliação. É preciso utilizar as provas ou testes escritos também como diagnóstico para detectar falhas no processo de aprendizagem na prática do professor.
Avaliação Institucional – Envolve todos os elementos da escola; nível de sala de aula – Coloca em prática o princípio de que "quem avalia deve ser avaliado" e nisso a escola se avalia.
Avaliação em Larga Escala – Obtenção de dados macro; nível global/estabelece redes – No Brasil as avaliações em larga escala são realizadas predominantemente no nível federal e estadual/distrital, gerando a ideia de que todo o sistema foi avaliado a partir de um instrumento único.
Pie de foto: : Charge 1: Na charge, Zezinho questiona que os políticos nomeados para as áreas de educação não estão aptos ao cargo, já que não são educadores e muitos lutarão para fins políticos-partidários.
Pie de foto: : Charge 2: O professor não pode mais reprovar o aluno, fazendo com que as crianças, adolescentes e jovens sejam aprovados compulsoriamente e sem nenhum tipo de preparo e qualificação. As provas passaram a ser apenas um método de avaliação sem grandes profundidades.
Diapositiva 5
O IDEB: Uma prova ou indicador de desenvolvimento da educação?
Para efeito de cálculo do IDEB se utiliza:
Taxa de rendimento escolar (aprovação) e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep.
Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).
IBGE: números de crianças que trabalham
554 mil crianças até 13 anos trabalhavam em 2014;
62,1% trabalhavam no setor agrícola.
É preciso considerar alguns parâmetros socioeconômicos na hora de determinar as metas a serem atingidas pelo IDEB, caso contrário teremos a repetição do mesmo.
Diapositiva 6
Sugestão de vídeo:
Sugestão do vídeo "Meia Infância - O trabalho infantil no Brasil hoje", realizado pelo "Escravo, nem pensar!", e fala sobre o trabalho infantil desenvolvido no Brasil e como essas crianças são e podem ser afetadas. Explica ainda sobre os trabalhos que são permitidos por lei e as idades que o adolescente pode começar a trabalhar e as condições que devem ser submetidos.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_oeYCEYpaRo
Diapositiva 7
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
O SAEB tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica.
Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica – Abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados nas séries do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira.
Anresc/Prova Brasil – Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas.
ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização – Avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
Diapositiva 8
Nesse conjunto de avaliações em larga escala temos ainda uma avaliação internacional o Programme for International Student Assessment (PISA) – que é um exame internacional que testa as habilidades nas competências de leitura, escrita, matemática e ciências de estudantes de 15 anos, idade em que a maioria dos estudantes já concluiu ou estão próximos de concluir o ciclo da Educação Básica e obrigatória de seus países.
Outro exame que pode ser considerado como de larga escala é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.
Diapositiva 9
Referências Bibliográficas
ESCRAVO, NEM PENSAR. Meia Infância - O trabalho infantil no Brasil hoje. 2015. Acesso dia 16 de outubro de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_oeYCEYpaRo>.
RECANTO DAS LETRAS. Avaliação Escolar - análise de duas charges. Acesso: 16 de outubro de 2018. Disponível em <https://www.recantodasletras.com.br/redacoes/4309466>.
SEPE REGIONAL 7. RODRIGUES, Marcos. Projetos na Educação - 'A escola falida'. Acesso: 16 de outubro de 2018. Disponível em: <https://regional7.wordpress.com/2012/10/15/a-escola-falida/>.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Universidade Católica de Brasília Virtual – UCB Virtual. Curso de graduação, Licenciatura em Letras: Políticas e Gestão da Educação Básica. Unidade 2. Aula 3. Disponível em: <http://minhasala.ead.catolica.edu.br/>. Acesso restrito aos alunos matriculados na EAD, com login e senha.
Diapositiva 10
Identificação
Universidade Católica de Brasília - UCB
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Políticas e Gestão da Educação Básica
Thalita Pereira Mendes