O referencial é um eixo de coordenadas imaginário X, Y e Z que tem a função de ilustrar a localização de um móvel no espaço. Ele serve para definir a definir a localização de um móvel no espaço, dizer se o móvel está em movimento ou repouso e traçar trajetória que o móvel descreve quando se movimenta.
Esse referencial tem que ser fixado em qualquer corpo do espaço. A partir de onde ele estiver fixado, você vai poder fazer essas três descrições (localização, movimento ou repouso, trajetória).
Para um referencial na Terra, o Sol gira ao redor dela. Aqui na Terra, quando observamos o Sol, percebemos que ele gira ao redor de nós. Podemos dizer então que em relação a Terra, percebemos o Sol em movimento ao nosso redor. Porém, vale lembrar que para um referencial fixo no Sol (observador no Sol) a Terra gira ao redor do Sol.
Diapositiva 3
Movimento
É um conceito relativo, ou seja, depende de quem observa, depende do ponto de vista do referencial. Dizemos que um corpo está em movimento, quando ele muda a sua posição em relação a um certo referencial.
Obs.: referencial é o corpo que observa.
Diapositiva 4
Repouso
Também é relativo. Dizemos que um corpo está em repouso, quando ele NÃO muda a sua posição, em relação a um certo referencial.
Ex: Um carro movimenta-se em uma estrada, o motorista do carro, vê os passageiros do carro em repouso. Dizemos então que em relação a um referencial fixo no motorista, os passageiros estão em repouso.
Diapositiva 5
Exemplo
O motorista em um carro vê os passageiros do carro em repouso. Dizemos então que em relação a um referencial fixo no motorista, os passageiros estão em repouso.
É o formato do movimento de um móvel, seja reto, curvo, parábola, elipse, etc…
Também relativo, depende de onde está fixo o referencial, ou seja, depende de onde está o observador e como ele enxerga o móvel se movimentando.
Diapositiva 7
Posição
É o local em que o móvel se encontra em relação a um referencial. Na verdade o referencial serve pra informar a posição de um móvel na forma numérica, assim como as coordenadas de latitude e longitude.
Diapositiva 8
Deslocamento
É uma medida em linha reta ligando a posição inicial e final de um móvel.
Não confundir com distancia percorrida, são medidas diferentes. Distância percorrida é a soma de todos os trechos que um móvel percorre durante seu movimento, enquanto o deslocamento mede o quanto um móvel ficou deslocado do ponto em que iniciou seu movimento.
Diapositiva 9
Como saber qual é o deslocamento
Pra saber o deslocamento de um corpo basta subtrair sua posição inicial da sua posição final, ou seja, deslocamento = posição final - posição inicial.
Por exemplo, pense em um carro que saiu do quilômetro 40 de uma Br e passa pelo quilômetro 90, nesse ponto seu deslocamento é de 50km.
Pie de foto: : nesse caso o deslocamento é de 30km
Diapositiva 10
Velocidade média
VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA: Grandeza que serve para nos dar apenas uma noção sobre o movimento de um móvel. Ao calcularmos a velocidade média de um móvel, estamos apenas querendo ter uma ideia do quanto rápido ele se move, não estamos medindo a velocidade real que o corpo se move, a velocidade instantânea.
Velocidade média = distância percorrida/tempo pra percorrer essa distância
Vm = Δs/Δt
Diapositiva 11
Conversão de medidas
Ao fazer um cálculo de velocidade média não se esqueça de fazer a conversão das medidas, se for necessário.
Para converter km/h em m/s basta dividir por 3,6, e pra fazer o contrário, converter m/s em km/h é só multiplicar por 3,6.
► ACELERAÇÃO ESCALAR MÉDIA: A palavra aceleração é a grandeza que nos dá uma ideia do quanto o móvel tá variando a velocidade em relação ao tempo, então toda vez que você falar ou ler a palavra aceleração, lembra que isso tá relacionado a uma variação de velocidade.
Diapositiva 13
Como medir a aceleração
Pra medir a aceleração é só dividir a variação de velocidade pelo intervalo de tempo.
Lembra que a aceleração é sempre medida em m/s², logo, a tua velocidade e tempo tem que estar em m/s pra não dar ruim na conta, então se precisar já converte antes, não esquece.