"Os microscópios ópticos utilizam a luz visível para iluminar as amostras, e permitiram aos biólogos observar pela primeira vez a estrutura complicada comum a todos os seres vivos."
"Os microscópios eletrônicos, inventados na década de 1930, vão além desse limite, pela utilização de feixes de elétrons, em vez de feixes de luz como fonte de iluminação, aumentando grandemente a sua capacidade para a visualização de finos detalhes das células e até mesmo tornando algumas moléculas grandes visíveis individualmente."
Irmão Janssen = primeiro microscópio óptico
Robert Hooke = primeiro a descrever uma estrutura celular. Viu em uma cortiça (material de rolha), que é um tecido vegetal morto, ao ver as suberinas (estruturas que dão aspecto de "oco" no tecido", e percebendo que elas possuíam "paredes" entre elas mesmas, as chamou de "cella". O que seria a célula, hoje em dia.
1) Todos os seres vivos são formados por células, elas são as unidades morfológicas dos seres vivos.
2) As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior da célula, logo são unidades fisiológicas dos seres vivos.
3) Novas células surgem a partir de células pré-existentes.
Diapositiva 3
Composição química celular
Apesar da diversidade entre os seres vivos do ponto de vista biológico, a partir do ponto de vista químico eles são semelhantes pois:
1) Os elementos químicos estão presentes em todos os organismos vivos - Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre.
2) Outro argumento que explica a semelhança da composição química dos seres vivos é a presença de substâncias inorgânicas - água e sais minerais -, e substâncias orgânicas - Carboidratos, Proteínas, Lipídeos, Vitaminas, Enzimas e Ácidos Nucleicos.
A importância da água como forma de vida está relacionada em ser o meio onde todas as reações metabólicas dos seres vivos. E, também, por ser um solvente polar, ela dissolve facilmente a maior parte das biomoléculas, que são, em geral, compostos polares.
Diapositiva 5
Substâncias inorgânicas: água
A água apresenta alto ponto de fusão e de ebulição por conta das ligações covalentes presentes entre os átomos H-O-H, isso porque o oxigênio sendo mais eletronegativo do que o hidrogênio, atrai mais elétrons pra si, se tornando parcialmente negativo e o hidrogênio parcialmente positivo. Sendo assim, a água torna-se um dipolo elétrico com ligação covalente polar, pois forma polos a partir do deslocamento dos pares de elétrons.