Aprendemos na aula passada os tipos de poluição da água. Na poluição biológica vimos que, quando os detritos orgânicos estão se decompondo, o oxigênio é consumido e isso causa desequilíbrio em seu nível na água, resultando na morte de peixes e organismos aquáticos. A demanda bioquímica de oxigênio, ou DBO, corresponde justamente à essa quantidade de oxigênio consumida pelos micro-organismos presentes na água. Como esses micro-organismos realizam a decomposição da matéria orgânica no meio aquático, é importante saber a quantidade desse gás, pois assim pode-se analisar o nível de poluição existente nesse meio.
Os micro-organismos vão atuar como catalisadores de reações de oxidação, onde os compostos orgânicos, juntamente ao gás oxigênio, são transformados em novos compostos.
Diapositiva 3
A decomposição biológica resulta na DBO. Esse processo é fundamental no meio ambiente, uma vez que a degradação da matéria orgânica devolve à natureza seus elementos e substâncias. Porém, a maioria das cidades direcionam seu esgoto em rios, então é importante que haja equilíbrio na demanda bioquímica de oxigênio desses efluentes. Esse equilíbrio na DBO pode ser alcançado através da preocupação com a relação entre a vazão de água e a quantidade de esgoto lançada e com a intensificação da areação, ou seja, quantidade de oxigênio na água.
A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
Diapositiva 4
A DBO é utilizada para determinar o nível de poluição da água. As águas consideradas poluídas são aquelas que apresentam baixa concentração de oxigênio dissolvido, ou seja, com alta DBO, uma vez que esse é utilizado na decomposição dos compostos orgânicos. Já as águas limpas são aquelas que possuem elevadas concentrações de oxigênio dissolvido, ou seja, baixa DBO.
Qual a relação da DBO com a qualidade da água?
Diapositiva 5
Qual a relação da DBO com o tratamento de esgoto?
Nas estações de tratamento de esgoto, a demanda bioquímica de oxigênio é utilizada como parâmetro para verificar a eficiência na decomposição de matéria orgânica. Se a DBO está alta, significa que a matéria orgânica está sendo consumida. A legislação determina que a DBO máxima no esgoto deve ser de 60 mg/L.
De maneira geral, a DBO atua como um indicador de poluição das águas. Então, quanto maior a quantidade de efluentes lançados em um curso de água, maior a quantidade de matéria orgânica. Isso irá favorecer um grande consumo de gás oxigênio por parte dos micro-organismos, elevando a DBO e prejudicando os seres vivos aeróbios. Isso acontece porque os seres vivos anaeróbios passam a realizar a reação de oxidação dos compostos orgânicos quando a DBO é elevada, o que resulta na produção de substâncias de odor desagradável, como o ácido sulfídrico.
Diapositiva 6
Distribuição da água no mundo
Nosso planeta possui a hidrosfera, que é composta pelos oceanos, mares e águas continentais. Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água. Nosso planeta é considerado o único que possui água em seus três estados físicos: gasoso, líquido e sólido. De toda a água disponível, apenas 2,5% da água disponível é doce.
A água doce não é distribuída de maneira uniforme, varia segundo a presença de ecossistemas nas diferentes regiões. Esta pode ser encontrada em geleiras, neves eternas, águas subterrâneas, solos, rios e lagos.
A Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Índia, Colômbia, República Democrática do Congo e China são os países que mais concentram água doce no mundo.
O Brasil é rico em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. No entanto, sua distribuição não é uniforme. Segundo a Agência Nacional das Águas, a água doce é distribuída da seguinte forma nas regiões brasileiras:
Região Norte: corresponde a 68% dos recursos hídricos
Região Centro-Oeste: corresponde a 16% dos recursos hídricos
Região Sul: corresponde a 7% dos recursos hídricos
Região Sudeste: corresponde a 6% dos recursos hídricos
Região Nordeste: corresponde a 3% dos recursos hídricos.
Diapositiva 8
Água potável e sua utilização
De acordo com o Ministério da Saúde, água potável é aquela que "atende ao padrão de potabilidade e que não ofereça risco à saúde". Isso significa que é aquela que pode ser consumida por atender requisitos físicos, químicos e biológicos que estabeleçam sua qualidade e garanta segurança ao bem-estar do consumidor.
Existem alguns requisitos que classificam a água como potável. São eles:
Ser inodora, incolor e ter sabor indefinível, mas que permita distingui-la dos demais líquidos.
Não pode conter organismos patogênicos, ou seja, que causem doenças.
A água compõe grande parte do planeta e do nosso corpo, garantindo a existência da vida, também possui diversas utilidades. A atividade que mais consome água no mundo é a agricultura, correspondendo a 70% do consumo de água, seguida pela indústria, que representa cerca de 22% do consumo. Em terceiro lugar está o abastecimento doméstico, que corresponde a 8% do consumo.
Diapositiva 9
A importância da preservação da água
A água já foi considerada um recurso inesgotável, porém atualmente já sabemos que os recursos hídricos estão ficando cada vez mais escassos. Segundo António Guterres, secretário geral da ONU, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso à água adequada para consumo. Também é afirmado que até 2050 pelo menos uma a cada quatro pessoas viverá em um país que enfrentará a falta de água potável.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou que, enquanto países na África já sofrem com a escassez de recursos hídricos, uma pessoa usa por dia entre 10 a 15 litros de água. Em Nova York, por exemplo, uma pessoa pode chegar a utilizar 2 mil litros de água por dia.
Reuso de água doméstica
Toda água encanada que é utilizada nas residências, no comércio e nas indústrias, é descartada pelo esgoto. Após essa utilização, é possível classificar essas águas em negra ou cinza. A água negra é proveniente dos vasos sanitários, onde esteve em contato com matéria fecal. A água cinza é qualquer água residual, que foi usada em processos domésticos (chuveiro, lavanderia e lavatórios). O uso de água cinza já é largamente adotado em outros países. Alguns estados brasileiros atualizaram a legislação com a exigência da separação de suas águas, como é o caso do Paraná. Essa pode ser reaproveitada por meio de um sistema que separa as tubulações de cada saída e redireciona para lavagem de pisos e descargas sanitárias, por exemplo.
Reuso da água da chuva
As cisternas são reservatórios que recolhem a água da chuva e a armazenam para uso doméstico geral. É um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para uso restrito no ambiente doméstico. É considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios.
No Tocantins, a ATS desenvolve o programa Água para Todos, que atua em duas frentes: os sistemas individuais de abastecimento de água, constituídos pelas cisternas de polietileno com capacidade para 16 mil litros de água e casa abrigo; e as pequenas barragens para acúmulo de água da chuva. O programa atende municípios das regiões sul e sudeste do Tocantins e tem o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem nessas regiões que enfrentam problemas de abastecimento de água durante a seca.
Diapositiva 12
Ações que promovem a preservação da água
As principais ações que promovem a preservação da água são:
Proteger os mananciais
Reflorestar as margens dos rios
Evitar desperdício
Utilizar de forma consciente
Tratar os esgotos
A preservação dos rios é muito importante, pois preserva grande parte da vida. Muitas cidades são formadas próximas a rios. As águas fluviais servem para abastecimento, alimento, uso doméstico, irrigação, produção industrial, fonte de energia, e meio de transporte.
Existem algumas formas de resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando as áreas secas. Existe, ainda, a possibilidade de transformar água salgada em água doce pelo processo de dessalinização.
Pie de foto: : Fonte: https://medium.com/blog-da-bere/a-%C3%A1gua-que-voc%C3%AA-n%C3%A3o-v%C3%AA-bfbd1b9be0ee
Diapositiva 13
Proposta de atividades
Para complementar seus conhecimentos, assista ao vídeo disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=_VH8RnNUpME&t=28s>.
Produza um texto de até três páginas refletindo sobre a população dos mares e oceanos, abordando também as consequências desta para com a vida marinha e resumindo o conteúdo aprendido no curso até agora. Apresente também uma proposta para diminuir a quantidade de poluição dos oceanos. O texto deve também englobar o destino dos esgotos. Envie o texto no e-mail dos professores:
milena.oliveira.barauna@hotmail.com
gabi.parcanjo@hotmail.com
Produza também um mapa mental na plataforma GoConqr.
Diapositiva 14
Referências
DIAS, Diogo Lopes. "Demanda Bioquímica de Oxigênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/demanda-bioquimica-oxigenio.htm. Acesso em 21 de agosto de 2020.
LAY-ANG, Giorgia. "Preservação da água"; Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/preservacao-agua.htm. Acesso em 21 de agosto de 2020.
MOREIRA, Lidiane. "Importância do uso e da preservação da água"; Portal Tocantins. Disponível em: https://portal.to.gov.br/noticia/2017/3/23/importancia-do-uso-eda-preservacaoda-agua/. Acesso em 21 de agosto de 2020.
SOUSA, Rafaela. "Água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm. Acesso em 21 de agosto de 2020.
TODA MATÉRIA, Equipe. "A importância da Água"; Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-agua/. Acesso em 21 de agosto de 2020.