Nesta aula você fará a introdução do aluno na escola. É nesse momento que o aluno deverá saber, por você, as principais informações para ele começar bem os estudos. Para isso você irá orienta-los quanto a:
QUEM É VOCÊ
QUEM É A VERBO EM MOVIMENTO (fundada em 2007)
COMO SERÁ O CURSO (tempo e plataforma)
PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM (estudo ativo além da sala de aula)
QUAL SERÁ METODOLOGIA (sala de aula invertida e metodologia formativa)
DIVISÃO DO CONTEÚDO DO MÓDULO (orientar como será o caminho do aprendizado)
COMO DEVERÁ SER A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO (na aula e na plataforma)
QUEM RECEBERÁ O CERTIFICADO
QUANTO AS REPOSIÇÕES
AVISOS IMPORTANTES.
DEIXE BEM CLARO AS OBRIGAÇOES DO ALUNO E DA IMPORTÂNCIA DO REGULAMENTO DO CURSO NA PLATAFORMA. SE VOCÊ NÃO DEIXAR CLARO ISSO AGORA TERÁ PROBLEMAS COM ISSO NO DECORRER DO CURSO.
Oriente os alunos sobre o horário das aulas e a pontualidade seja no presencial ou na web. (nem preciso dizer que você é o exemplo, né?)
Ainda no momento de apresentação você deverá usar a tática de complementar as informações apresentadas pelo aluno.
Fique atento quando ele/ela se apresenta para e faça comentários. Transforme a apresentação dele numa agradável conversa.
SINTRA: Sindicato Nacional dos Tradutores
FEBRAPILS: Federação Brasileira dos Profissionais Intérprete de Língua de Sinais
ABRATES: Associação Brasileira dos Tradutores (reconhecida internacionalmente)
O QUE É LIBRAS?
Para dar início a definição, é escrito na lousa o nome Libras que servirá de ponto inicial para toda a discussão seguinte. Por meio de perguntas chegaremos à definição final da palavra Libras. Lembrando que nossa metodologia é induzir, guiar o aluno a um pensamento, assim construiremos juntos o conteúdo.
ESCREVER NA LOUSA: LIBRAS
2.1 LÍNGUA OU LINGUAGEM?
Antes de falar sobre a definição de Libras, deve-se saber o que é Linguagem e o que é Língua, pois só assim sabendo o que ambas significam que podemos afirmar o que é a Libras.
O QUE É LÍNGUA?
O QUE É LINGUAGEM?
=> Use os slides
Para exemplificar uma linguagem, podemos usar exemplo do ‘batuque’. Batemos cinco vezes na mesa (TAM TAM TAM TAM TAM), perguntamos como seria a resposta, imediatamente eles respondem com duas batidas (TAM TAM). Isto é, o batuque foi uma forma de se comunicar com o outro, então pode-se dizer que as setes batidas na mesa são uma linguagem.
USAR OS ‘QUADROS’ DOS SLIDES...
Outro exemplo é um quadro de arte, por meio das cores e das formas podemos criar uma comunicação com o artista, imaginando o que estava sentindo naquele momento, mas isto vai depender da nossa interpretação; o mesmo quadro pode ser triste ou alegre.
DESFECHO: Por isso, dizemos que a linguagem é tudo aquilo que comunica qualquer coisa.
O QUE É LINGUAGEM
Diapositiva 11
EU LOVE VOCÊ
A FRASE COMUNICA? TODOS ENTENDEM? Se comunicou houve comunicação e a linguagem "funcionou" desde que todos entendam, mas dependerá exclusivamente da compreensão de mundo do outro o que é algo extremamente improvável de se controlar. Pode acontece do emissor falar A e o receptor entender B.
ALGUÉM AQUI NÃO SABE O QUE SIGNIFICA LOVE? Pode acontecer de termos leigos no idioma e podemos usar isso como um exemplo de quando a linguagem não funciona.
A FRASE ESTÁ CERTA? Perguntamos isso porque queremos levar o aluno a refletir sobre a GRAMÁTICA que toda língua possui. E a Libras não é diferente.
DEPENDE...E DEPENDE DE QUE?
...DO IDIOMA. ELES ESTÃO MISTURADOS.
Este conjunto de palavras é uma linguagem, pois comunica alguma coisa para alguém, entretanto está errada. A palavra LOVE é inglesa, por isso não está de acordo com o restante da frase, isto é, pela linguagem a expressão está correta, já pela língua não está. Isto é, apesar da frase estar certa na linguagem – pois comunica-, está errada na língua – pois não está de acordo com as regras, seja do português ou do inglês.
ESCREVER NA LOUSA: I LOVE YOU
A FRASE ESTÁ CERTA? PORQUE? (exemplo de gramática)
Mudar a frase para: I LOVE YOU, explicando que agora está certa e de acordo com o padrão do inglês. Portanto pode-se dizer que ao contrário da linguagem, a língua requer regras, padrão, e tanto a língua de sinais quanto as orais possuem estruturas morfológica, sintática e semântica.
Para finalizar, a Libras é uma língua, pois possui regras fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas, sendo assim uma pessoa que sabe português e Libras é considerada bilíngue.
DÚVIDAS?
PEDIR PARA OS ALUNOS ESTUDAREM O VÍDEO EM CASA E TAMBÉM LER AS PÁGINAS DA APOSTILA:
Libras: uma língua de verdade até...
Alfabeto (quando usamos a datilologia?)
Pie de foto: : www.verboemmovimento.com | rony@verboemmovimento.com