Atividade Supervisionada - Kátia Konno

Descripción

Atividade em slides
ademar konno
Diapositivas por ademar konno, actualizado hace más de 1 año
ademar konno
Creado por ademar konno hace alrededor de 7 años
24
0

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

    UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRÓ-REITORIA ACADÊMICAPROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PROFORM  ATIVIDADE SUPERVISIONADA SEMINÁRIO SOBRE DIDÁTICA Autora: Kátia Tomoco Yaginuma KonnoOrientadora: Professora Jussara Mendonça de Oliveira Seidel Brasília 2017

Diapositiva 2

     DIDÁTICA Conceito  Segundo Pimenta e Anastasiou (2002), a palavra “didática” deriva de uma expressão grega – techné didaktiké –, que significa arte ou   técnica de ensinar.   Pimenta e Anastasiou (2005, p. 72) “a atividade de ensinar dos professores nos contextos historicamente situados constitui o cerne da ressignificação da Didática e da profissão docente”. Início  Surgiu com o monge luterano João Amós Comênius (1562-1670), por meio de sua obra Didática Magna: Tratado da arte universal de como ensinar tudo a todos, em 1651.

Diapositiva 3

      Natureza: - Filosófica: fins da educação. - Técnico-reflexiva: meios e condições que se realiza o ensino. - Científica: princípios da educação.  Dimensões: - Humana: homem, sujeito de relações. - Sociopolítica: reflexão da ação pedagógica. - Técnica: conteúdo. Divisões:  - Didática geral: processos de ensino de uma maneira geral - Didática específica: processo de ensino desenvolvido para as especificidades das diferentes disciplinas escolares.

Diapositiva 4

    Formação e trabalho do professor  Organização do Trabalho Pedagógico - Tempo escolar: tempo usado pelos docentes com o objetivo de realizar atividades pedagógicas. - Espaço escolar:  áreas internas ou externas à escola que são usadas em atividades pedagógicas.  Atuação didática do professor - Concepções:    - tradicional    - crítica Planejamento  Menegolla e Sant’Anna apresentam  pontos que mostram a importância do planejamento:                       “- (o planejamento) ajuda o professor a definir os objetivos ... selecionar e organizar os conteúdos ... segurança ... evita                                       a improvisação, a repetição e a rotina no ensino; ... integração com as mais diversas experiências de aprendizagem; -                                           e a continuidade do ensino; -ter uma visão global de toda a ação docente e discente; - ajuda o professor e os alunos a                                         tomarem decisões de forma cooperativa e participativa.” (2001, p.66)

Diapositiva 5

    METODOLOGIAS ATIVAS       Segundo Masetto (2010), Metodologias Ativas:                     São situações de aprendizagem planejadas pelo professor em parceria com os alunos que provocam e incentivam a                                            participação, postura ativa e crítica frente à aprendizagem. Pressupõe maior e mais efetiva interação entre alunos e                                            professores, onde ocorre troca de ideias e experiências de ambos os lados e em alguns casos o professor se coloca na posição                        do aluno, aprendendo com ele. (MASSETTO, 2010).  Exemplos:     A PBL é uma metodologia ativa de aprendizagem, trabalha com grupos de doze estudantes com atividades divididas  em etapas, de acordo com a Universidade de Maastricht na Holanda:  -  Identifica e esclarece termos desconhecidos   -  Define o problema ou problemas a serem discutidos.   -  Realiza uma sessão de brainstorming para discutir o(s) problema(s).  -  Revisa as etapas 2 e 3 e disponibiliza explicações.  -  Formula objetivos de aprendizagem.  -  Estudo individual (todos os alunos devem reunir informações relacionadas a cada objetivo de aprendizagem).  -  Apontam seus recursos de aprendizagem e compartilham seus resultados.

Diapositiva 6

    DIDÁTICAS ESPECÍFICAS
    “Pesquisa é o processo que deve aparecer em todo o trajeto educativo”. (DEMO, 1997, p.16). Segundo a LDB lei 9394:“O ensino superior tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, bem como deve estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, o incentivo ao trabalho de pesquisa e a investigação científica, com vistas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive, além da promoção e da divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicação do saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação. Uma das alternativas em busca do conhecimento é o ensino através da pesquisa, desenvolvendo a autonomia dos alunos, instigando-os a questionamentos constantes“.
    Pie de foto: : Procedimentos didáticos

Diapositiva 7

Diapositiva 8

Diapositiva 9

    BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.COMENIUS, Jan A. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 8ªed. São Paulo: Cortez, 2001.DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 11 ed. São Paulo, Cortez, 2004.Menegolla, M. e Sant’Anna, I. L. Por que planejar? Como planejar? Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.______ ; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Francés - Vocabulario Básico
maya velasquez
AMÉRICA: PAÍSES~CAPITALES...
Ulises Yo
Linea de tiempo PLANEACION ESTRATEGICA
Tactica Artico
CONTRATACION E INDUCCION DE PERSONAL
lauraga04
Diapositivas
Samuel Flores
CAMPOS DE ACCIÓN DE LA INGENIERÍA INFORMÁTICA
Jorge Mora
RESOLUCIÓN DE CONFLICTOS
Kelly Maria
Tema 4, Los paisajes de España
Mercedes Graves
LA REVOLUCIÓN FRANCESA
ROSA MARIA ARRIAGA
HUESOS DEL CRÁNEO
Emilia Vargas