Sistema Digestivo Humano

Descripción

Etapas da digestão
Filipe  Fernandes
Diapositivas por Filipe Fernandes, actualizado hace más de 1 año
Filipe  Fernandes
Creado por Filipe Fernandes hace más de 7 años
72
0

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

Diapositiva 2

    Digestão na boca
    A boca é onde se inicia o processo de digestão dos alimentos, principalmente a digestão química dos carboidratos. Nela há dentes que trituram o alimento e juntamente com a língua, envolvem os pedaços dos alimentos com a saliva, que são produzidas e secretadas pelas glândulas salivares que ficam em anexo à boca, parótidas, submaxilares e sublinguais.  A saliva possui a enzima amilase, também denominada ptialina, que digere o amido e outros polissacarídeos, como no caso do glicogênio, reduzindo-os em moléculas menores como a maltose. Essa enzima perde sua ação em pH ácido, logo sua ação é inibida ao chegar no estômago.  Após a trituração, mastigação e salivação forma-se o bolo alimentar, que é deglutido e direcionado para a faringe, na qual se contrai, levando o bolo alimentar para o esôfago. Os movimentos peristálticos levam o bolo alimentar do esôfago para o estômago.

Diapositiva 3

    Digestão no estômago
    No estômago, o bolo alimentar é armazenado e misturado com o suco gástrico que é constituído, principalmente, pelo ácido clorídrico, que mantém o pH ácido estomacal. A liberação do suco gástrico é controlada pelo hormônio gastrina.  A acidez favorece a ação da principal enzima, a pepsina, uma protease cuja forma inativa é o pepsinogênio, mas que em ambiente ácido transforma-se em pepsina que quebra as ligações químicas entre os aminoácidos de uma proteína.  Como resultado da digestão química do bolo alimentar, forma-se o suco alimentar, chamado quimo. Uma parte do quimo é assimilado no estômago, mas a maior parte ocorre no intestino delgado.

Diapositiva 4

    No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo.  O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente. A bile, sintetizada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, auxilia na emulsificação da gordura (lipídios). Já o suco pancreático possui várias enzimas como a amilase pancreática que digere amido, carboxipeptidase quebra peptídeos, lipase que digere lipídios dentre outros. Essas secreções se juntam com o suco entérico, produzido pela mucosa intestinal, que possui outras enzimas que participam na digestão de lipídios, proteínas e carboidratos.  No jejuno e íleo, o suco intestinal é composto por várias enzimas que atuam nas etapas finais da digestão, como por exemplo, a maltase e sacarase. Nessa região, a maioria dos nutrientes é absorvido pelo sangue e, com isso, nutrindo todas as células do organismo. O que não foi absorvido, como água e a massa contendo principalmente as fibras, é direcionado para o intestino grosso.   
    Digestão no Intestino Delgado

Diapositiva 5

    Intestino Grosso
    No intestino grosso, encontram-se algumas bactérias que habitam a flora intestinal que fermentam, decompondo o alimento que geram gases e outros produtos como a vitamina K absorvidas pelo corpo. O material que não foi digerido forma as fezes, que se acumulam no reto e são eliminadas para fora do ânus.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Comunidades Autónomas de España y sus Capitales
maya velasquez
Modelo de Examen de Inglés - Selectividad
juanmadj
MAPA DE IDEAS
fumbapirane
Novedades: Mapas Mentales de ExamTime
maya velasquez
Arte del Renacimiento
maya velasquez
mapa conceptal
Maribel Maradiaga
Orificios del cráneo.
Mario Ripalda
Sociologia Ambiental
Jhair Avella Lopez
MAPAS CONCEPTUALES
mario castro
Cuadro comparativo
Armando Amaro
Clasificación de variables
Rober Sanchez