Biografia dos artistas

Descripción

Falar sobre os artistas
Ana Paula Campi
Diapositivas por Ana Paula Campi , actualizado hace más de 1 año
Ana Paula Campi
Creado por Ana Paula Campi hace más de 7 años
19
0

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

    Biografia dos Artistas
    Trabalho de arte

Diapositiva 2

    “Quando encosto uma cor na outra é que percebo a relação entre elas; nesse momento, é meu olho e não minha cabeça que decide.” (Hércules Barsotti) Hércules Rubens Barsotti, pintor, desenhista, programador visual e gravador. Começou estudando desenho e composição sob a tutela do pintor Enrico Vio. Graduado em química industrial pela Faculdade Mackenzie, iniciou seu trabalho plástico no início da década de 40. Dez anos depois de seu início na pintura, passou a interessar-se e produzir obras geométricas não-figurativas ao mesmo tempo em que trabalhou como desenhista têxtil e desenhista de figurinos para teatro (peça Mimodrama apresentada no Teatro Cultura Artística). Foi integrante da Associação Brasileira de Desenhistas Industriais. Em 1954, fundou com Willys de Castro, o Estúdio de Projetos Gráficos, onde elaboraram imagens ilustradas para alguns periódicos e desenvolveram, em sua própria tecelagem, estampas de tecidos.  Foi para a Europa com o intuito de estudar novas tendências e aprimorar suas técnicas. Lá conheceu Max Bill, na época, um dos maiores teóricos da arte concreta. De volta ao Brasil, realizou sua primeira individual na Galeria de Arte Folhas, em São Paulo. Foi nessa exposição que suas obras ressaltaram uma afinidade com o neoconcretismo, ligação também vista nas obras de Willys de Castro.Participou do Salão Paulista de Arte Moderna e em ambas recebeu medalha de ouro Em seus trabalhos, são percebidos incessantes pesquisas ópticas influenciadas pela Op Art. Semelhanças e influências podem ser vistas tanto nos trabalhos de Barsotti como no de Willys, pois ambos conviviam com os mais renomados artistas, teóricos e críticos da arte concreta mundial. Com Willys, retomou uma série de padrões para tecidos, elementos característicos da Art Nouveau. No Rio de Janeiro, passou a fazer parte do Grupo Neoconcreto a convite de Ferreira Gullar. No ano de 1998, ele vendeu sua coleção histórica de arte concreta, desfazendo-se de 21 obras que estiveram expostas em renomadas mostras. Tais obras foram pintadas em fases polêmicas para os concretistas paulistas e neoconcretistas cariocas. Já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, nacionais e estrangeiras, além de fazer parte de manifestações levadas para Israel, Espanha, Estados Unidos, entre outros países. Em 2004, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, organizou uma retrospectiva das obras de Barsotti celebrando seu 90º aniversário. Hércules Barsotti mantêm-se pintor até hoje e também atua como programador visual. Se destacou entre os modernos programadores visuais brasileiros, por suas pesquisas aplicadas à produção industrial de formas e cores.  Suas composições, em primeiro lugar, seduzem pela experiência retiniana da cor, para depois, incentivar à reflexão.
    Hércules Barsotti

Diapositiva 3

    Willys de Castro (Uberlândia MG 1926 - São Paulo SP 1988). Pintor, gravador, desenhista, cenógrafo, figurinista, artista gráfico. Muda-se para São Paulo em 1941, onde estuda desenho com André Fort. Entre 1944 e 1945, trabalha como desenhista técnico e, em 1948, forma-se em química. Em 1950, inicia estágio em artes gráficas e realiza suas primeiras pinturas e desenhos abstrato-geométricos. No ano de 1953, passa a executar obras de cunho construtivista. No ano seguinte, funda com Hércules Barsotti um estúdio de projetos gráficos e participa do movimento Ars Nova, realizando poemas concreto-visuais apresentados no Teatro Brasileiro de Comédia - TBC. É co-fundador da revista Teatro Brasileiro, em 1955. Faz cenários, figurinos e peças para o Teatro de Arena e o Teatro Cultura Artística. Em 1957, recebe prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais e trabalha como conselheiro-técnico da revista Vértice. Em 1958, viaja a estudo para a Europa e, no ano seguinte, ao voltar une-se ao Grupo Neoconcreto do Rio de Janeiro, ao lado de Hércules Barsotti, Ferreira Gullar, Franz Weissmann , Lygia Clark , entre outros. Entre 1959 e 1962, realiza a série Objetos Ativos, trabalhos que exploram o plano e o volume como elementos plásticos, questionando a utilização da tela enquanto suporte da linguagem pictórica. No início dos anos 1960, integra o Conselho Artístico da Galeria de Artes das Folhas e a Association Internationale des Arts Plastiques da Unesco, em Paris. É co-fundador e membro da Associação Brasileira de Desenho Industrial - ABDI e do Grupo Novas Tendências. De 1966 a 1967, projeta estampas para tecidos voltados a produção industrial. Na década de 1980, inicia pesquisa de construções em madeira, metal, inox e outros materiais, com efeitos de cor e movimento, os Pluriobjetos. Willys de Castro realiza suas primeiras pinturas no fim da década de 1940 e, a partir de 1950, trabalha com abstração geométrica. Em 1954, funda com o artista Hércules Barsotti (1914) o Estúdio de Projetos Gráficos, no qual trabalha até 1964. Dedica-se à programação visual e a projetos de padronagens para tecidos. Nas décadas de 1950 e 1960 trabalha também na confecção de cenários e figurinos para teatro. A produção do artista, na segunda metade da década de 1950, relaciona-se à dos artistas do movimento concreto. Denomina suas obras simplesmente de Pinturas, numerando-as ou indicando tratar-se de segunda ou terceira versão. Trabalha com um número deliberadamente restrito de questões: equilíbrio, tensionamento e instabilidade.
    Willys de Castro

Diapositiva 4

    Concluindo que esses foram dois grandes artistas importantes para a criação de novas obras e que abriram um leque de novas idéias. Estiveram juntos em grupos artísticos e trabalharam em conjunto.
    Conclusão
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

ANTIGUO RÉGIMEN
Víctor Molinero
Examen I Hipertexto
nali.borrego
Verbos Culinarios Inglés-Español
Diego Santos
El sistema nervioso
crisferroeldeluna
Cardiología Veterinaria
oscardary
METABOLISMO DE LOS LÍPIDOS
Diego Santos
Software
Serena Ercoreca
1.112 PREGUNTAS BASICAS PARA A BOMBERO ( 1 a 100 )
Juan Mosquera
LA PRIMERA REVOLUCIÓN INDUSTRIAL
ROSA MARIA ARRIAGA
INGLÉS-Diminutas...
Ulises Yo
ANÁLISIS MORFOLÓGICO...
Ulises Yo