Definição de "virtual"

Descripción

O presente Flashcard apresenta uma definição do termo "virtual" com base na literatura recente.
Murilo Nepomuceno
Fichas por Murilo Nepomuceno, actualizado hace más de 1 año
Murilo Nepomuceno
Creado por Murilo Nepomuceno hace casi 5 años
1
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
A fim de defini-lo, uma vez mais recorre-se à questão ontológica por excelência: "O que é o virtual"? Antes de tudo, cabe depreender que o termo "virtual" tem diversas definições e, portanto, múltiplos sentidos e aplicações (SOUZA, 2014).
Assim, propomos uma definição sensivelmente geral que possa ser reconhecida e aplicada nos âmbitos técnico, científico, filosófico e cotidiano. O que é, pois, esse virtual? É o conjunto de possibilidades (ou potencialidades) que constituem uma situação, acontecimento, objeto ou qualquer entidade real em seu estado atual e que multiplicam as oportunidades para torná-los diferentes do que são.
Por exemplo, Lévy nos explica que a árvore está virtualmente presente na semente (BITTENCOURT, 2014). Estendemos essa explanação dizendo que a árvore poderá ser saudável; poderá apresentar alguma anomalia em seus frutos, em virtude de uma patologia genética; poderá, igualmente, ser acometida por uma enfermidade depois de algum tempo, devido à ação de parasitas, por exemplo.
Que suspeita tal extensão nos provoca? A de que este "conjunto", que é o virtual, é atualizado conforme ele próprio atualiza o objeto atual. O real e o virtual, portanto, parecem estar em uma relação de retroalimentação.
Do ponto de vista cognitivo, as virtualidades possibilitadas pelas redes e dispositivos computacionais online viabilizam a EaD sobretudo das seguintes formas: Ampliando os serviços de pesquisa, comunicação e interação; prescindindo de interação humana posterior para surtirem efeitos (virtualizados, os materiais didáticos substituem o professor em larga medida) (SOUZA, 2014); criando um paradigma do conhecimento por simulação.
Vejamos mais alguns exemplos da referida viabilização: Possibilitando a comunicação "Todos-Todos"; tornando permanentes as aulas sob a forma de vídeos, passíveis de serem consultados ao gosto do aprendiz; tornando os materiais intactos em relação à ação do tempo (BITTENCOURT, 2014).
BIBLIOGRAFIA SOUZA, Renato Rocha. O que é, Realmente, o Virtual? Disponível em: https://pt.scribd.com/document/203793306/O-Que-e-Realmente-o-Virtual. Acesso em: 20/11/2019.
BIBLIOGRAFIA BITTENCOURT, Renato Nunes. Virtualização dos saberes. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/38125890/virtualizacao-dos-saberes. Acesso em: 20/11/2019.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Gramática Inglés
Diego Santos
MAPA DE IDEAS
fumbapirane
TEORÍA DE LA PERSONALIDAD según Freud
Erika Alexandra 1467
Organigramas
Diego Santos
Esquema del reformismo ilustrado en España
maya velasquez
MODAL VERBS
Florencia Soledad
Fichas de Ingles - verbos
ladyestefania-20
Consecuencias de la Expansión Europea (siglo XV-XVI)
María Fernanda Arona Cabrera
Properties of musical tones
Olga Veiga
ACIDOS Y BASE
Mariela Monroy
GRAMÁTICA. Clases de PALABRAS ...
Ulises Yo