Níveis da Psicogênese da Escrita: Teoria da Psicóloga e Pedagoga Emília Ferreiro

Descripción

Níveis da Psicogênese da Escrita: teoria desenvolvida pela Psicóloga e Pedagoga Emília Ferreiro. Flashcard criado pelas seguintes alunas da Universidade Newton Paiva: -Anna Cristina Brito de Oliveira- RA: 11612573 -Danila Cássia de Araújo- RA: 81310923 -Érika Cristina Costa Marques - RA: 12105792 -Thalita Ramos Rocha de Carvalho- RA: 12105703 Professora: Ana Paula Campos Cavalcanti Soares / Disciplina: Laboratório Pedagógico Multidisciplinar de Aprendizagem III / Curso: Pedagogia
Thalita Ramos
Fichas por Thalita Ramos, actualizado hace más de 1 año
Thalita Ramos
Creado por Thalita Ramos hace más de 3 años
131
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Níveis Psicogênese da Escrita Emília Ferreiro "... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa" (Emília Ferreiro)
PRÉ-SILÁBICA I Escrita com garatujas e rabiscos (pictografia) ou desenhos (ideográfico). A criança não compreende a representação da língua falada pela língua escrita.
PRÉ-SILÁBICA II O aprendiz já conhece algumas letras e entende a necessidade delas na escrita, porém, ainda não distingue quais devem ser usadas. Costumam associar o tamanho da palavra com o do objeto.
SILÁBICO SEM VALOR SONORO Ao ler o que escreveu, a criança consegue separar cada sílaba da palavra e utiliza alguma letra aleatória para representação desta sílaba. Portanto, ainda não entende a necessidade de relação sonora.
SILÁBICO COM VALOR SONORO Leva em conta o som da vogal ou da consoante ao representar cada sílaba com uma letra apenas. O repertório de palavras conhecidas é fundamental para que avancem na aquisição do sistema de escrita.
SILÁBICA-ALFABÉTICA Nessa etapa, os alunos passam agregar mais letras para representar as sílabas e assim, uma determinada emissão sonora. Ainda sentem dúvidas quanto as estruturas da palavra.
ALFABÉTICA O estudante já compreende a escrita e consegue distinguir as letras (vogais ou consoantes), sílabas, palavras e frases. É comum demonstrar dificuldades na ortografia.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto
Psicologia da Educação
rsgomes88