Cargos, Salário e Estrutura Salarial

Descripción

Estudo para N1 primeiro semestre
Vanessa Cypriano
Fichas por Vanessa Cypriano, actualizado hace más de 1 año
Vanessa Cypriano
Creado por Vanessa Cypriano hace más de 3 años
11
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Principais Atividades Elaboração e Gestão do Plano de Cargos e Salários; Política Salarial; Análise / Avaliação de Cargos; Elaboração de Descrições de Cargos; Pesquisa Salarial; Gestão do Fluxo de Pessoal (movimentações) e Desenho da Estrutura Salarial (tabela)
Alguns desafios das empresas em relação a cargos e salários Manter Salários competitivos para atrair e reter talentos sem comprometer o equilíbrio interno. Adotar uma política de poucos, bons e bem remunerados. Constantemente buscar alternativas como um bom pacote de benefícios, PLR. Manter equilíbrio interno e externo.
EQUILIBRIO INTERNO Colaboradores comparam salários Desafio da equidade Não comprometer a estrutura de custos Colaboradores comparam salários e isso gera um desafio da equidade e é preciso manter a equidade para não comprometer a estrutura de custos.
EQUILÍBRIO EXTERNO Atrair e não perder talentos.
Remuneração Salário direto (Salário de acordo com o cargo) + Salário indireto (Decorrente de cláusulas de acordo coletivo e correspondente monetário de benefícios oferecidos pela organização)
Coleta de dados para elaboração da descrição de cargos Observação Local; Questionário; Entrevista; Método combinado.
A descrição deve ser: Feita com base nos dados levantados; Clara, do cargo, impessoal e descrever: “O QUE FAZ”, “COMO FAZ” e “PORQUE FAZ”
Fazem parte da descrição de cargo Título ( universal com utilização de: Junior, Pleno, Sênior, ou A, B, C ou I, II, III, IV), Reporte, Departamento, Objetivo, Principais atribuições, Resultados esperados e Requisitos de: Educação, Experiência, Treinamento e Habilidades.
Alguns usos da descrição de cargo Análise de cargo; Pesquisa salarial; Classificação de cargos em grupos ocupacionais; Administração dos salários; Avaliação de desempenho do ocupante do cargo; Contestações de reclamações trabalhistas; Treinamento e desenvolvimento; Recrutamento e seleção; Segurança do trabalho; Elaboração de carreiras profissionais; Elaboração do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
O QUE É A POLÍTICA SALARIAL? Procedimento / norma interna que estabelece regras / diretrizes para a gestão / administração salarial da organização.
O QUE COMPÕEM A POLÍTICA SALARIAL? Introdução, objetivo, responsabilidades, aplicação, atualização, vigência, definições, responsabilidades, faixa salarial, pesquisa salarial, salário de admissão, piso salarial, aumentos salariais, critérios de promoção vertical, horizontal e reclassificação; etc.
SALARIO DE ADMISSÃO Normalmente é 10% abaixo da faixa, aumentando para o mínimo da faixa depois de determinado período. Pode ser superior ao mínimo da faixa dependendo da experiência do profissional.
PISO SALARIAL DA CATEGORIA O menor salário que se pode pagar, geralmente maior que o mínimo e elaborado com o sindicato, definido por categoria (têxtil, educação, comércio, etc.).
AUMENTO POR PROMOÇÃO: Normalmente limitado a 15%, podendo ser concedido tantos quantos forem necessários até se atingir o mínimo da faixa salarial.
TIPOS DE PROMOÇÃO Promoção Vertical: passagem de um cargo para outro em nível diferente – normalmente prazo mínimo de 6 meses. Promoção Horizontal ou aumento por Mérito: passagem de um nível de salário para outro dentro do mesmo cargo e grau por destaque no desempenho e aumento de experiência.
ADEQUAÇÃO SALARIAL Apesar de custar caro para a empresa, as vezes são feitas adequações salariais, e durante a implementação delas podem ocorrer três situações analisando a estrutura salarial: Salário dentro da faixa, Salário abaixo da faixa e Salário acima da faixa.
RISCO DE EQUIPARAÇÃO SALARIAL (ARTIGO 461 DA CLT) “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor ( será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos) , prestado ao mesmo colaborador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”.
ESTRUTURA SALARIAL É a organização de uma progressão salarial em função da crescente valorização dos cargos, resultantes do processo de avaliação;
GRAU É o resultante de um agrupamento de cargos equivalentes e que terão tratamento salarial igual.
Salário máximo, médio e mínimo do grau SALÁRIO MÁXIMO DO GRAU: É a referência do maior salário do grau (máximo da faixa salarial do grau). SALÁRIO MÉDIO DO GRAU: é a média entre os salários máximo e mínimo do grau. SALÁRIO MÍNIMO DO GRAU: é a referência do menor salário do grau (mínimo da faixa salarial do grau).
Amplitude da faixa salarial e classe salarial AMPLITUDE DA FAIXA SALARIAL: É a diferença entre os salários máximo e mínimo do grau (normalmente varia entre 30 e 50%); CLASSE SALARIAL: São os passos para a progressão salarial do colaborador, no grau.
Sobreposição salarial É quando os salários de um grau superam os dos graus mais elevados. Visam compensar diferentes desempenhos dos ocupantes de cargos classificados em graus diferentes.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Biochimie 101-120
Rodion Stoev
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Procesele de adaptare si compensare 1-27
Yanosh Yanosh