Manual do Socorrista Militar - CBMERJ - Parte IV

Descripción

Concursos Públicos Manuais operacionais - CBMERJ Fichas sobre Manual do Socorrista Militar - CBMERJ - Parte IV, creado por Darcy Ribeiro el 04/08/2021.
Darcy Ribeiro
Fichas por Darcy Ribeiro, actualizado hace más de 1 año
Darcy Ribeiro
Creado por Darcy Ribeiro hace más de 3 años
12
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Possíveis causas de dor abdominal infecção, inflamação, obstrução, contração muscular ou diminuição do fluxo sanguíneo para os órgãos
A dor visceral na área epigástrica superior do abdome pode refletir distúrbios do estômago, duodeno, pâncreas e fígado.
A dor umbilical pode indicar distúrbios do intestino delgado, do cólon superior ou do apêndice.
A dor visceral suprapúbica do abdome inferior pode estar relacionada ao cólon inferior ou a problemas na aorta, na bexiga ou nos rins.
A dor somática (descrita como aguda, penetrante e localizada) é desencadeada pela estimulação dos nervos que revestem a cavidade peritoneal.
A dor referida é uma percepção de dor distante da fonte. Alguma dor abdominal pode ser referida, ou sentida em outra área devido à irritação da mesma distribuição nervosa.
Convulsão um evento durante o qual os neurônios do cérebro descarregam de forma anormal, causando superestimulação e mudança involuntária no movimento, sensação, consciência ou comportamento do corpo. (descarga elétrica)
Status epilepticus uma convulsão ativa que dura mais de 5 minutos ou, quando as convulsões são consecutivas, durante as quais o paciente não recupera a consciência.
Aspectos toxicológicos (Overdose) podem resultar da variabilidade na potência da heroína comprada na rua, rápida perda de tolerância após a abstinência e uso concomitante de outros depressores do sistema nervoso central.
mnemônico OPQRST O início Paliação/provocação – O que faz a dor cessar, melhorar ou piorar? Qualidade – (queimação, em pontada, incômoda ou penetrante). Região/irradiação/referida Severidade (intensidade) – De 1 a 10 Tempo/duração
mnemônico SAMPLER Sinais e sintomas Alergias Medicamentos Passado médico (história) relevante Líquidos e lanches ingeridos Eventos que precederam o quadro atual Risco (fatores de)
mnemônico FIND ME Funcional Infeccioso Neurológico Drug (medicamentoso) Metabólico Endócrino
Condutas em Pacientes Agressivos Contenção física x mecânica FÍSICA: imobilização do paciente por várias pessoas da equipe que o seguram firmemente ao solo. MECÂNICA: uso de faixas de couro ou tecido, em quatro ou cinco pontos que fixam o paciente ao leito.
Filosofia do sim na conduta em paciente agressivos encoraja o clínico a responder afirmativamente ao paciente: "Sim, assim que", "Ok, mas primeiro precisamos" ou "Eu absolutamente entendo por que você quer isso, mas na minha experiência há maneiras melhores de obter o que você precisa."
Animais Venenosos X Animais Peçonhentos - venenosos: produzeme armazenam o veneno (não apresentam um aparelho inoculador) - Peçonhentos: produzem, armazenam e inoculam o veneno.
Serpentes (divisão em gêneros) Crotalus, Bothrops, Lachesis e Micrurus
Características da cobra COM peçonha - cauda afina abruptamente; - apresenta fosseta lacrimal(ou loreal); - pupila vertical; - escamas do corpo = cabeça; - picada - uma ou dois orifícios; - dentes - duas presas; - atitude - lenta e enrodilha.
Características da cobra SEMpeçonha - cauda afina gradualmente; - NÃO apresenta fosseta lacrimal( loreal); - pupila redonda; - escamas do corpo diferente da cabeça; - picada - mordida; - dentes - pequenos e uniformes; - atitude -ágeis e fogem.
Ações do veneno de ofídios - necrosante: Destruição do tecido muscular no local da picada. - paralisante (neurotóxico): Paralisia dos músculos da vítima; - coagulante: aumento significativo do fator de agregação plaquetária; - hemolisante: destruição das células.
Ofidismo X Arenísmo Ofidismo - Acidentes oriundos de picadas de cobra. Araneísmo - Acidentes oriundos de picadas de aranhas.
Acidentes oriundos de picadas de aranhas SEM importância médica espécies caranguejeira e aranha-de-grama (lycosa)
Acidentes oriundos de picadas de aranhas COM importância médica Viúva Negra Aranha marrom Armadeira
Acidentes por Lonomia É o Envenenamento que ocorre pela penetração de cerdas de lagartas na pele, onde ocorrera a inoculação de toxinas
manifestações clínicas (acidentes abelha, vespas e formigas) Alérgicas x tóxicas Alérgicas – podem ser originados por uma ou mais picadas; Tóxicas – quando ocorre uma quantidade elevada de picadas (centenas), levando a vitima à Síndrome de Envenenamento.
Fases do parto - 1ª : Dilatação (endurecimento do abdome (duração < 40 segundos e até 3 eventos em 10 min), dor de fraca a média. - 2ª : expulsão (endurecimento abdominal 40 seg ou + e 3 ou + eventos em 10 min, apresentação fetal, e expulsão. - 3ª : dequitação (saída da placenta)
Parto Pélvico O feto apresenta-se em posição pélvica, surgindo as nádegas antes da cabeça, no período expulsivo.
regulação Médica (Primária X Secundária) - Primária: Tomadas diretamente da Central Reguladora para o solicitante ou a própria vítima. - Secundária: tomadas a partir da Central Reguladora para a equipe de socorro in locu ou em deslocamento para a unidade de saúde.
CADEIA DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR CBMERJ
TRANSPORTE DE ACIDENTADOS Arrastamento com 01 socorrista
TRANSPORTE DE ACIDENTADOS Apoio lateral simples ou duplo
TRANSPORTE DE ACIDENTADOS Pelas extremidades
TRANSPORTE DE ACIDENTADOS Médoto Bombeiro
TRANSPORTE DE ACIDENTADOS Arrastamento com cabos
central de regulação de eventos agudos definida como a estrutura física constituída por profissionais capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e/ou atendimento de urgência, por meio de uma classificação e priorização das necessidades de assistência em urgência
atribuições básicas da Central de Regulação Médica de Urgência a) regulação médica do sistema de urgência; b) cobertura de eventos de risco; c) cobertura a acidentes com múltiplas vítimas; d) capacitação de recursos humanos; e e) ações educativas para a comunidade.
Conceituação de urgência ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
Conceituação de emergência constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.
Classificação das urgências médicas por níveis a) nível 1: prioridade absoluta. risco imediato de vida; b) nível 2: prioridade moderada. necessidade de atendimento médico; c) nível 3: prioridade baixa. necessidade de uma avaliação médica, mas sem risco de vida; d) nível 4: prioridade mínima. conselhos por telefone e outros encaminhamentos.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Segunda Guerra Mundial 1939-1945
maya velasquez
Test de Matemáticas
Diego Santos
Tema 1: El relieve
Joaquín Ruiz Abellán
Estudio de Mercado
dggr9980
Simulacro ENARM
Libros Médicos
LA REPRODUCCION EN LOS ANIMALES
Liliam Beatriz Meneses Quintero
TÁCTICA 1.1 HISTORIA Y TRADICIONES
antonio del valle
Creación y diseño de nuevos productos
brando vistin
10 formidables estrategias de marketing para pequeñas empresas
Laura -
English Vocabulary: Money
Diego Santos
Sistemas nervioso y reproductivo
JORGE LEYVA RIVERA