Festa Juninas

Descripción

Fichas sobre Festa Juninas, creado por Eliane Cavalcante el 13/06/2017.
Eliane Cavalcante
Fichas por Eliane Cavalcante, actualizado hace más de 1 año
Eliane Cavalcante
Creado por Eliane Cavalcante hace más de 7 años
18
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Festas Juninas Na cultura popular brasileira, as festas juninas têm lugar especial, pois, além de valorizarem as tradições locais do país, também revelam muitos elementos históricos, religiosos e mitológicos curiosos, que passam despercebidos. Tais festas, como é sabido, seguem o calendário litúrgico da Igreja Católica, que, no processo de assimilação dos antigos cultos pagãos europeus – na transição da Idade Antiga para a Idade Média –, acabou por substituir os rituais dedicados aos deuses médio-orientais, gregos, romanos e nórdicos por festas dedicadas aos santos.
Origem das Festas Juninas Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas. Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João. Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus. Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
Allguns ítens que não podem faltar nas Festas Juninas Quadrilha, bandeirolas, fogueiras, comidas e bebidas típicas, pau de sebo, fogos de artifícios, vestimentas, balões, músicas e brincadeiras.
Casais dizem 'sim' sonoro durante casamento coletivo no São João de Campina Grande Conheçam algumas das histórias...
Casal se conhece no trânsito e casa em 20 dias O semáforo indicou sinal vermelho. Apenas alguns segundos com os carros um ao lado do outro no Bairro da Liberdade, em Campina Grande, no Agreste de Paraíba, foram suficientes para surgir o interesse. Paulo César Alves Bezerra, de 47 anos, começou a pedir o número de Jane Carla Sales, de 32 anos. Ele insistiu no trajero da Odon Bezerra até as proximidades de um shopping no bairro do Catolé, um percurso de cerca de 1,5 km. Ela desceu do carro, entregou o número e menos de 20 dias depois eles estavam casados. A primeira vez que se viram foi no dia 25 de dezembro de 2016. Em janeiro deste ano, após uma viagem ao Pará, quando voltaram para casa a secretária pediu o comprador em casamento. Ele aceitou e a união completa seis meses em 25 de junho. “Em 2 de janeiro viajamos para o Pará. Depois de oito dias voltamos. Ele morava só e eu com o meu filho. Fui, tomei coragem, e pedi ele em casamento. Eu perguntei: ‘quer casar comigo?’. E ele respondeu: ‘quero, estou doido para me casar’.
Casal celebra 60 anos indo todas as noites ao Parque do Povo O amor cantado por Dorgival Dantas, que foi a principal atração da noite de quinta-feira (8) no Parque do Povo, no São João de Campina Grande, é um dos ingredientes do casamento de 60 anos de Cornélia de Souza Costa e Wilson Fernandes Costa, ambos de 80 anos. Os dois estavam no público do show e contaram vão ao Parque do Povo quase diariamente na época junina. “Jantamos e viemos para cá. Nossa ligação com o São João vem porque nos conhecemos dançando forró há pouco mais de 65 anos no Sítio São João”, disse a aposentada. O casal revelou que o interesse inicial foi mútuo. “Quando bati o olho nela eu tive a certeza. Ela é um espetáculo, uma joia”, relembrou Wilson. Após a primeira dança, veio o pedido para ir ao cinema, depois começou o namoro. Cinco anos mais tarde ele a pediu em casamento. Da união, eles tiveram dois filhos e criaram mais quatro sobrinhos.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Arraiá de Belô - Resumo
jarthur 456
São João ETE
João Vitor
São João ETE
João Vitor
Preguntas de Pensamiento Analítico
Vicente Torrado
Classes de paraules: pronoms, adverbis, preposicions, conjuncions i interjeccions (Àlex Lluch)
Àlex Lluch
Comparación Platón-Nietzsche. 2º de Bachillerato. Filosofía.
smael Montesinos
Ensayo PSU Matemáticas
Diego Santos
Resumen sobre Los Reyes Católicos
maya velasquez
verb TO BE
Mariano V
LA PRIMERA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 Y LA REVOLUCIÓN RUSA
maryperez489
FÓRMULAS Geométricas...
Ulises Yo