Proteínas globulares que funcionam como catalizadores biológicos
Quase todas as funções biológicas são
mantidas por reações químicas catalizadas
por enzimas
Aceleram as reações em condições fisiológicas
As moléculas do subtrato precisam atingir um estado
ativo para gerar o produto, assim as enzimas
diminuem a energia de ativação, fornecendo um
caminho mais rápido para a reação.
Atuam em pequenas concentrações
Classificação
Nota:
Sabendo que as enzimas nada mais são do que proteínas que tem a função de diminuir a energia de ativação ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade dessa reação, sem que o produto final seja alterado ou que ela seja consumida, o que facilita para que ela trabalhe por várias vezes seguidas, podemos classificar essas biomoléculas de acordo com os vários critérios pelos quais elas estão envolvidas
Hidrolases
Nota:
São aquelas enzimas que se associam a moléculas de água para promoverem a quebra das ligações covalentes, como a Peptidases por exemplo
Ligases
Nota:
São responsáveis por formar novas moléculas através da união de duas já pré-existentes, como a Sintetases
Oxidoredutases
Nota:
São responsáveis por efetuar a transferência de elétrons, o que podemos definir como oxi-redução. Exemplo: Desidrogenases.
Transferases
Nota:
São aquelas enzimas que tem como finalidade realizar a translocação de grupos funcionais como grupamento amina, carbonila, carboxila, fosfato, de uma molécula para outra. Podemos citar como exemplo a Quinase.
Liases
Nota:
Atuam na remoção de molécula de água, gás carbônico e amônia, a partir da ruptura de ligações covalentes. A Descarboxilase pode ser dada como um exemplo de liases
Isomerases
Nota:
Responsáveis por mediar a conversão de substâncias isoméricas, sejam eles geométricos ou ópticos, como a Epimerases, por exemplo.
Estrutura
Enzimática
RNAs
Riboziamas
Proteínas
Conjugadas
Cofator/ Coenzima + Apoenzima
Holoenzima
Simples
Apoenzima
Função
Diminui a energia de ativação
Acelera a reação
Não é consumida na reação
Reconhece o Substrato pela forma tridimencional
Nota:
Substrato -> É o nome da substancia que ela vai atuar
Fatores que afetam a atividade
das Enzimas
Temperatura
Nota:
Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura. Entretanto, a velocidade da reação aumenta até um máximo, após determinada temperatura a velocidade declina rapidamente, mesmo aumentando a temperatura. Isso ocorre por que a estrutura tridimensional das enzimas se rompe, impossibilitando-a de formar o complexo enzima-substrato. Pode-se dizer que a velocidade de reação aumenta ou diminui por um fator de 2 a cada variação de 10 graus centígrados na faixa de 10° a 70°. No caso do pão, esse fator é importante pois, assim que o pão entra no forno, a temperatura no seu interior é menor que na parte de fora. Assim as enzimas agem no açúcar com grande rapidez na primeira metade do tempo de assadura. Após isso são destruídas.
Grau de acidez ( pH )
Nota:
Outro fator que afeta a forma das proteínas é o grau de acidez do meio, também conhecido como pH (potencial hidrogeniônico). A escala de pH vai de 0 a 14 e mede a concentração relativa de íons hidrogênio (H+) em um determinado meio. O valor 7 apresenta um meio neutro, nem ácido nem básico. Valores próximos de 0 são os mais ácidos e os próximos de 14 são os mais básicos (alcalinos).
Tempo
Nota:
A atividade enzimática é influenciada diretamente pela ação do tempo. Quanto mais tempo a enzima estiver em contato com o substrato, mais produtos serão produzidos, enquanto houver substrato.