Conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum.
Contexto na sociedade
Nota:
Vivemos num mundo em constantes mudanças, onde a socialização e as tecnologias tem uma influência crescente
As tecnologias da web evoluiram de uma era voltada para a publicação e transmissão de informação para uma era voltada para uma maior participação das pessoas, o compartilhamento de mídias socias e a co-criação de conhecimento
Contexto na UFMG
Nota:
A evolução do processo de ensino e aprendizado está ligado ao uso adequado das TICs, o que acarreta mudanças significativas também nas atividades administrativas a nível gerencial e operacional da UFMG
Temas de Estudo
Conhecimento no mundo de Hoje
Nota:
Hoje o nosso relacionamento com o conhecimento é diferente, a maneira de gerá-lo, compartilhá-lo, construí-lo mudou. Não somos somente consumidores de conhecimento pronto, somos cada vez mais autores, usando ambientes de colaboração, integrados com nossos pares.
George Siemens, autor do livro Knowing Knowledge (Conhecendo o Conhecimento) procurou definir os fatores principais que mostram como o trabalho com o conhecimento está mudando.
Mídias e o Conhecimento
Nota:
Tipos de Mídias: Oral, Escrita, Audiovisiual e Digital.
Marshall McLuhan a décadas atrás antecipou as implicações das mídias digitais, numa época em que a Internet não existia
O conhecimento é amplificado com a possibilidade de múltiplas opções de sua representação ( multimídias)
Evolução da Web
Nota:
A web deixou de ser um simples meio de publicação de documentos hipermídia e realização de transações básicas.
Na medida que a Internet faz parte crescente da vida de toda a população mundial é importante que tenhamos uma visão crítica da mesma, o seu potencial e limitações, de forma a que nos apropriemos dos recursos existentes em função de nossas necessidades pessoais ou de cidadão, no nosso trabalho ou estudo
Todos experimentam mais do que entendem. É a experiência, mais do que o entendimento, que influencia o comportamento. MARSHAL MCLUHAN
Web 1.0 Web Inicial
(1990 a 2000)
Focada na conexão de informação, com o mínimo de conectividade social e a construção do conhecimento, utilizando-se de recursos tecnológicos básicos (servidores de arquivos, engenhos de buscas, compartilhamento de arquivos entre pessoas).
Web 2.0 Web Social
(2000 a 2010)
Focada na conexão entre pessoas, ainda com um mínimo de conectividade com o conhecimento e raciocínio, mas com participação e interação crescente das pessoas na geração e uso de mídias sociais através de blogs, redes sociais, wikis, mashups.
Web 3.0 Web Semântica
(2005 a 2020)
Focada na conexão com conhecimento com alguma conectividade social mas com crescente conectidade com o conhecimento e raciocínio, usando mecanismos inteligência artificial , tesauros, taxonomias, web robots.
Web X.0 Web Ubíqua
(2015 a 2030)
Focada na conexão com a inteligência com envolvimentos crescentes com conhecimento e raciocínio da mesma forma com o social, baseadas em tecnologias e aplicações inteligentes que combinem e movam os dados sociais e semânticos além da própria web, colando-as nas mãos e na vida do dia a dia das pessoas
Necessidade de Inovação
Nota:
Hoje na sociedade do conhecimento, além de consumir informação, podemos criar e compartilhar conhecimento de uma forma mais autônoma, ágil e criativa, em função de necessidades pessoais ou de nossas comunidades.
Comunidades Virtuais
Nota:
São ambientes onde ocorre:
O estabelecimento de conexões em redes eletrônicas entre pessoas com necessidades comuns
De forma que possam se envolver em discussões compartilhadas
Que persistem e se acumulam ao longo do tempo
Permitindo redes complexas de relacionamentos pessoaise um senso de identificação crescente com a toda a comunidade
O autor Stan Garfield no seu Maifesto sobre Comunidades colocou os dez princípios que definem o seu sucesso, os fatores que permitem a sua auto-sustentação durante o tempo.
Devem ser independentes São diferentes de organizações ou times
São pessoas e não ferramentas
Participação deve ser voluntária
Deve ultrapassar fronteiras
A redundância deve ser minimizada
Necessita de uma massa crítica de membros
Escopo não deve ser limitado
Devem ser cultivadas
Participar em comunidades é INOVAR
Aula 1
Nota:
Reconhecimento e apresentação no ambiente virtual.
-Escolher um espaço físico
Agente de inovação em rede:
Não somos consumidores passivos de informação. Podemos ter uma ação mais participativa, se envolvendo com outras pessoas (amigos, colegas, professores, parceiros), compartilhando conhecimento.
Tema: Mídias e conhecimento: Podemos distinguir vários tipos de meios ( mídias ) capazes de registrar uma mensagem de forma duradoura e pessoal.
Expectativa
Nota:
Não tenho aversão à tecnologia, mas confesso que tenho dificuldades, por isso estava com receio desta disciplina . No entanto, ela me apresentou um mundo que praticamente não conhecia, vivenciei momentos de temor e alegria por não conhecer o quanto eu era capaz de aprofundar no mundo virtual.
Expectativas:
- Conhecer os recursos da Web
- Encontrar ferramentas para otimizar meu trabalho
- Refletir sobre o uso da internet
SERVIÇO DE PROCESSAMENTO DE MÍDIAS/ CONTATO COM A INFORMAÇÃO
- Prestar um serviço em rede
Criação e Publicação de fotos sobre o Barroco
Mineiro
Nota:
Para a realização desta tarefa foi necessário utilizar ferramentas e ambientes especializados em imagens para a web
Utilizei estes editores que não precisam de downloads e são auto explicativos:
Imagens em preto e branco;http://editor.pho.to/
Iimagens animadas http://funny.pho.to/pt/
Montagem com duas fotos o Picasa, porém este precisa de download e em seguida fazer um upload para o you tube.
Bookmarking Social : são serviços e ferramentas que têm por finalidade representar e organizar recursos da web de modo colaborativo para o seu fácil acesso e compartilhamento . São parte importante da chamada Web 2.0 e suas funções estão intimamente relacionadas aos conceito de "Social Tagging" (etiquetagem social).
http://pt-br.padlet.com/wall/2ymt6cm4mt6
Nota:
Padlet é um serviço online que traz um painel para montar do jeito que quiser.
O serviço permite adicionar texto, fotos, links, vídeos e tudo o que a sua criatividade solicitar para expressar o seu estilo. Para utilizar o programa é necessário criar uma conta no serviço. Ou então, é possível associar o perfil com uma conta da Google.
https://pt-br.padlet.com/features
CONSTRUIR MAPA MENTAL / INTERAGINDO COM INFORMAÇÃO
Mapa mental, ou conceitual é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.
Utilizei a ferramenta: https://www.examtime.com/pt-BR/
é fácil, on line e está em português, só precisa criar um conta no editor.