Os objetivos explicitam intenções educativas e estabelecem capacidades que as crianças poderão desenvolver como consequência de ações intencionais do professor. Os objetivos auxiliam na seleção de conteúdos e meios didáticos.
Para que se possa atingir os objetivos é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento dessas capacidades
Capacidades
Nota:
Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira homogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças.
É necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, efetiva, cognitiva, estética, ética, de relação intepessoal e inserção social.
Cognitiva
Nota:
Estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas.
Física
Nota:
Estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao auto conhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções, ao deslocamento com segurança.
Afetiva
Nota:
Estão associadas à construção da auto-estima, às atitudes no convívio social, à compreensão de si mesmo e dos outros.
Estética
Nota:
Estão associadas à possibilidade de produção artística e apreciação desta produção oriundas de diferentes culturas.
Ética
Nota:
Estão associadas à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças.
Relação
Interpessoal
Nota:
Estão associadas à possibilidade de estabelecimento de condições para o convívio social
Inserção
Social
Nota:
Estão associadas à possibilidade de cada criança perceber-se como membro participante de um grupo.
CONTEÚDOS
Nota:
É importante marcar que não há aprendizagem sem conteúdos.
Os conteúdos abrangem para além de fatos, conceitos e princípios, também conhecimentos relacionados a procedimentos, atitudes, valores e normas como objetos de aprendizagem.
Planejamento
Nota:
Envolve a seleção de conteúdos específicos e aprendizagens.
Conceituais
Nota:
Referem-se à construção ativa das capacidades para operar símbolos, idéias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade.
Procedimentais
Nota:
Referem-se ao saber fazer. A aprendizagem de procedimentos está diretamente relacionada à possibilidade de a criança construir instrumentos e estabelecer caminhos que lhes possibilitem a realização de suas ações.
Atitudinais
Nota:
Tratam dos valores, das normas e das atitudes. Conceber valores, normas e atitudes como conteúdos implica torná-los explícitos e compreendê-los como passíveis de serem aprendidos e planejados.
Organização
dos Conteúdos
por blocos
Nota:
Essa organização visa contemplar as dimensões essenciais de cada eixo e situar os diferentes conteúdos dentro de um contexto organizador.
Seleção de
Conteúdos
Nota:
Pretendem oferecer um repertório que possa auxiliar o desenvolvimento das capacidades colocadas nos objetivos gerais.
Integração
dos Conteúdos
Nota:
Os conteúdos são compreendidos, aqui, como instrumentos para analisar a realidade, não se constituindo um fim em si mesmos.