Falsificacionismo

Descripción

Mapa Mental sobre Falsificacionismo, creado por Ana Luíza Kunzler el 25/10/2015.
Ana Luíza Kunzler
Mapa Mental por Ana Luíza Kunzler, actualizado hace más de 1 año
Ana Luíza Kunzler
Creado por Ana Luíza Kunzler hace casi 9 años
124
0

Resumen del Recurso

Falsificacionismo
  1. Ciência como conjunto de hipóteses que são experimentalmente propostas com a finalidade de descrever ou explicar um comportamento. Hipótese virar lei , fazer parte da ciência, deve ser falsificável.
    1. Todas as substâncias se expandem quando aquecidas. Falsificável se uma substância não se expande num determinado tempo. Falsa. Hipótese é falsificável quando há uma proposição de observação ou um conjunto delas logicamente possíveis que são inconsistentes com ela, e estabelecidas como verdadeiras, falsificaram a hipótese.
      1. 3.Ou está chovendo ou não está chovendo. Não falsificável porque verdadeira em qualquer tempo. 4. Todos os pontos num círculo euclidiano são eqüidistantes do centro. É verdadeira. Se os pontos não fossem eqüidistates de algum ponto fixo, não seria círculo euclidiano. Também: todos os solteiros não são casados. 5.A sorte é possível na especulação esportiva. Apostando ou não, ganhando ou não, a afirmação continua verdadeira.
        1. Falsicacionista insiste que as hipóteses sejam falsificáveis. Popper: dificuldade de falsificar algumas versões da teoria da história de Marx, psicanálise de Freud e psicologia adleriana. Teoria de Adler: ações humanas motivadas por sentimentos de inferioridade.
          1. Grau de falsificabilidade, clareza e precisão Uma boa teoria é aquele que faz afirmações amplas, seja altamente falsificável, e que resiste á falsificação cada vez que é testada. Exemplos: Marte se move numa elipse em torno do sol.
            1. Análise: (b) Mais status científico que a (a) (b) Fala o mesmo que a (a) e mais. (b) A lei preferível é mais falsificável que a (a) Se (a) for falsificada, falsificaria (b) Mas se algumas proposições (Júpiter) falsificar (b) não necessariamente (a). A lei (b) é mais falsificável que a lei (a), o que significa que afirma mais, que e a melhor lei.
              1. Teorias altamente falsificáveis são preferidas às menos falsificáveis. As teorias falsificadas devem ser rejeitadas. Falsificacionista não vê perigo na proliferação de teorias especulativas (contribuem para o avanço da ciência, pois a ciência progride por tentativa e erro) porque se falsificada será eliminada.
                1. Teorias devem ser claramente afirmativas e precisas. Teoria deve ter clareza suficiente para correr o risco de falsificação. Quanto mais precisa uma teoria, mais falsificável ele se torna. E quanto mais falsificável for uma teoria melhor ela será (desde que não falsificada).
                  1. Falsificacionismo e progresso Progresso da ciência Ciência começa com um problema Hipóteses falsificáveis são propostas para solução do problema. Hipóteses são criticadas, algumas eliminadas. Outras exigem críticas e testes mais rigorosas. Quando uma hipótese testada é falsificada, surge novo problema (novo paradigma).Segue todo processo. Não se afirma que uma teoria é verdadeira, mas que é superior a suas predecessoras (resiste a mais falsificações)
                    Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                    Similar

                    ALGEBRA,TRIGONOMETRIA Y GEOMETRIA ANALITICA
                    andreitadulcey77
                    Fórmulas Física
                    Diego Santos
                    Faltas de Orotografía
                    Diego Santos
                    HISTORIA de ESPAÑA
                    Ulises Yo
                    Test ICFES Inglés Parte 1
                    colrobomoyp
                    MAPA MENTAL SERVICIO AL CLIENTE
                    Belfit Silva
                    Clasificación de variables
                    Rober Sanchez
                    La tutoría
                    amarcita1116
                    Repaso de Trastornos hidroelectroliticos
                    Claudia Genoveva Perez Cacho
                    La Capilla De Los Resurrectos.
                    Karen Guerrero
                    MESOPOTAMIA
                    Txemi López