Ato interativo de transmissão de informações e/ou experiências, praticado por indivíduos da mesma espécie ou não.
Há registros da comunicação humana desde a pré-história, em que os primeiros seres humanos começaram por se comunicar através de pinturas rupestres e de gestos.
As formas de comunicação evoluem juntamente com o ser humano, sendo que estão em constante movimento.
Elementos da
Comunicação
Nota:
Para que haja comunicação é necessário a existência de seis elementos básicos: Emissor, Receptor, Código, Canal, Mensagem e Receptor.
EMISSOR
Nota:
O Emissor é o sujeito responsável pela codificação e transmissão da mensagem.
Referente/Assunto
Nota:
Referente é o assunto sobre o qual trata a mensagem. É tema da mensagem.
Código
Nota:
Código é o sistema de signos utilizados para codificar a mensagem. Pode ser um conjunto de cores, de sons, gestos, ou no caso da comunicação humana, predominantemente palavras ou o alfabeto, no caso de comunicação escrita. É extremamente necessário que o código seja conhecido tanto pelo emissor quanto pelo receptor, caso contrário não haverá comunicação.
Linguagem
Nota:
Capacidade de se comunicar com outros indivíduos, seja através de gestos, sons, sinais, símbolos (Linguagem não verbal) ou de palavras (Linguagem verbal) etc.
Signo Linguístico
Nota:
O signo lingüístico pode ser desembrado em duas faces: o significante, que é a parte concreta do signo, como sons ou letras e percepetível através dos sentidos; e o significado, que é a idéia formada, a imagem que tem-se em mente.
Língua
Nota:
É o IDIOMA. Conjunto de palavras e expressões que usamos para nos comunicar com os outros. A língua tem regras próprias organizadas em um sistema, que no caso é o alfabeto e a gramática.
Fala
Nota:
É a realização individual da língua. É o modo de se expressar de cada indivíduo.
Mensagem
Nota:
A mensagem é o resultado da organização do código, de forma da resultar em algo compreensivo para o receptor.
Canal
Nota:
Canal é o suporte ou o meio pelo qual a mensagem será transmitida até ao receptor. Ex: papel, sons, imagens, carta, jornal, rádio etc.