Inimigos da memoria:
- Estresse: que produz cortisol e noradrenalina, hormônios inimigos da memória.
- Traumas psicológicos e recalques: casos em que se esquece o que é insuportável lembrar. - Ansiedade e depressão. - Cansaço. - Drogas e medicamentos.
Meditar: Achar um lugar bonito, agradevel e confortavel para observar por alguns minutos.
Jogar jogos como palavras cruzadas, Su Doku, xadrez, puzzles, leituras diversificadas.
Comer: Morango, Uva, Tomate, Cha Verde, Ovo.
Associar o que eu quero lembrar a uma imagem: Criar historias q juntem essas imagens para fortalecer a lembrança, usar também comparações esquistas para facil gravação.
Mas o que fazer com tantas representações “soltas” em nossa mente? Nelson Dellis explica que não adianta associar imagens a coisas, se, na hora de buscar a informação, não souber onde ela está guardada. Ele compara nossa cabeça a um computador, em que é necessário separar bem os arquivos em pastas organizadas, para evitar confusões e a perda de dados. É aí que entra mais um exercício de criatividade. As imagens criadas devem ser “acomodadas” em algum espaço que a pessoa frequente ou já tenha frequentado, por exemplo, a casa onde vive, a sala onde trabalha, um parque ou, simplesmente, o ambiente em que está neste exato momento. Essa noção espacial é importante para compartimentar as informações na mente e torná-las mais acessíveis, quando se fizerem necessárias. Para lembrar as coisas, é preciso que suas representações sejam projetadas em pontos específicos do ambiente, como uma janela, o fundo da sala ou a porta, que serão o “palco” onde a cena imaginária deve acontecer. Assim, as memórias desejadas poderão ser resgatas no caminho percorrido em pensamento. Voltando ao exemplo da girafa com pé humano: fica mais fácil lembrar as palavras “girafa” e “pé” se essa imagem grotesca aparecer na porta do banheiro da sua casa, do que se essa representação não for posicionada em um local específico.
Memorizar citações de personagens historicos importantes e fazer calculos mentais com os numero q eu ver na rua
Esse funciona em qualquer lugar. Observe uma vitrine, uma paisagem, um quadro ou uma revista (o que estiver ao redor), por em torno de 30 segundos. Após isso, oculte a imagem (ou vire de costas) e anote em um papel todos os detalhes que conseguiu lembrar: cores, quais objetos compunham a cena, como estava o céu, posição dos móveis, como estão vestidas as pessoas
Ao final do dia antes de dormir: Fechar os olhos e tentar Recordar tudo q eu fiz nos minimos detalhes.