Bioquímica

Description

Biomedicina Flashcards on Bioquímica, created by Camila Langer on 08/10/2019.
Camila Langer
Flashcards by Camila Langer, updated more than 1 year ago More Less
Camila Langer
Created by Camila Langer about 5 years ago
Camila Langer
Copied by Camila Langer about 5 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
Defina proteína e dê exemplos. São estruturas formadas por aminoácidos unidos por ligações peptídicas, por exemplo, o colágeno e a insulina.
Qual a função das proteínas? Estrutural, motora, hormônio, enzima, anticorpo, transporte e homeostasia.
Como as proteínas podem ser classificas? Dê exemplos. COMPLETA: contém aminoácidos necessários para a vida. Ex: glicina e albumina. SEMI COMPLETA: nem todos os aminoácidos são necessários para vida: Ex: legumina.
Descreva as estruturas formadas pelas proteínas e dê exemplos. PRIMÁRIA: ligação linear de aminoácidos por ligações peptídicas e pontes de dissulfeto. Ex oxitocina e vasopressina. SECUNDÁRIA: ligados por pontes de hidrogênio. Podem ser alfa-hélice ou beta-folhas. TERCIÁRIA: Podem ser fibrosas como o colágeno ou globulares como a mioglobina. QUATERNÁRIA: Exemplo a hemoglobina.
Qual a função da albumina e onde ela é sintetizada? 1) Manter a pressão coloidosmótica entre o espaço intravascular e o liquido intersticial; 2) Transporte e armazenamento (ex. bilirrubina). 3) Nutrição. É sintetizada no fígado.
O que é hipoalbuminemia e quais as suas causas? É a diminuição do valor sérico de albumina comparado ao valor de referência. Acontece quando há 1) diminuição na síntese ( má nutrição, má absorção, doença hepática); 2) aumento do volume de distribuição (hiper-hidratação e hipoxemia); 3) aumento da excreção/ degradação (queimadura, doença renal e hemorragias).
Quando ocorre valores aumentados de albumina? Em casos de desidratação e choque.
Descreva o procedimento de dosagem de albumina. 1) Pipetar 1000 microlitros de reagente de cor nos tubos B, P, T1 e T2 2) Pipetar 10 microlitros de padrão no padrão e de soro no T1 e T2. 3) Homogeneizar 4) Deixar 2 min. em temperatura ambiente.
O que é pressão hidrostática e pressão coloidosmótica do plasma? Na microcirculação, existe um grande conjunto de forças que tende a promover a passagem de líquido da luz do vaso para o interstício, e do interstício de volta para a luz do vaso. A prime ira é a pressão hidrostática, que é a pressão exercida pela presença física do liquido, do sangue, e se encontra maior na luz do vaso. As proteínas exercem uma força, a pressão coloidosmótica, que é à força de atração de água exercida pelas proteínas.
Qual o método utilizado para leitura da albumina Colorimétrico
Qual o princípio do método de dosagem de albumina? A albumina do soro do paciente reage com o verde de bromocresol presente no reagente formando uma coloração lida pelo aparelho.
Qual a relação entre albumina e globulina? A proporção é de 4:3 e em processos patológicos a quantidade de globulina tende a aumentar em relação a albumina.
Como está a concentração de albumina sérica em um paciente com inflamação de fase aguda? Porque? Diminuída, pois as citocinas inflamatórias diminuem a sua síntese.
Quais as principais proteínas que compõe as proteínas totais plasmática?
Quais as causas de hipoproteinemia? Acontece quando há 1) diminuição na síntese ( má nutrição, má absorção, doença hepática); 2) aumento do volume de distribuição (hiper-hidratação e hipoxemia); 3) aumento da excreção/ degradação (queimadura, doença renal e hemorragias).
Quais as causas de hiperproteinemia? Desidratação, lúpus, mieloma múltiplo, artrite reumatoide, infecções crônicas.
Descreva o procedimento de dosagem de proteínas totais. 1) Pipetar 1000 microlitros de reagente Biureto nos tubos B, P, T1 e T2 2) Pipetar 20 microlitros de água destilada no Branco, 20 microlitros de padrão no padrão e 20 de soro no T1 e T2. 3) Homogeneizar 4) Colocar em banho maria por 10 min.
Qual o método utilizado para leitura da proteínas totais? Colorimétrico
Qual o princípio do método de dosagem de albumina? As ligações peptídicas das proteínas presente no soro do paciente reagem com os íons cúpricos do reagente de Biureto resultando em uma coloração violeta.
Porque as proteínas totais tem pouco valor clínico? Porque não se sabe exatamente qual fração proteica foi alterada, uma vez que uma fração pode compensar a outra.
Defina proteína C reativa. A Proteína C Reativa é uma proteína de fase aguda produzida no fígado e tem seus níveis elevados no sangue em resposta a processos infecciosos e inflamatórios. Ganhou esse nome pois era capaz de ligar-se ao polissacarídeo C da parede celular dos pneumococos.
Qual o tempo de meia vida da proteína c reativa? 8 a 12 horas
As concentrações de proteína c reativa no plasma normal é elevada? Não, apresenta-se abaixo de 0,8 mg/dL
Qual a importância clinica da proteína c reativa? Avaliar a presença, extensão e atividade do processo inflamatório e monitoramento da evolução do quadro do paciente.
Defina transferrina. Proteína transportadora de ferro no plasma
Como é feita a dosagem de transferrina? Pela porcentagem de saturação de transferrina e pela capacidade total de ligação ao ferro (TIBIC).
Como é realizado a dosagem da capacidade total de ligação ao ferro (TIBIC)? A capacidade de ligação do ferro a transferrina (TIBIC) é determinada pela adição de Fe+3 para saturar os sítios de ligação na transferrina. A TIBIC é uma medida de concentração máxima de ferro que as proteínas séricas, principalmente a transferrina, podem ligar quando seus sítios ligadores de ferro já estão completamente saturados.
Quando a capacidade total de ligação ao ferro aumenta? E quando ela diminui? Está frequentemente aumentada na deficiência de ferro e diminuída nas doenças inflamatórias crônicas, e em casos de sobrecarga de ferro
Como é feita a dosagem de saturação de transferrina (SAT)? Através do calculo:
Como é realizado a dosagem de ferro sérico, uma vez que essa íon na forma livre não circula no plasma? A amostra utilizada para determinação do ferro é soro ou plasma. O ferro é liberado da transferrina pela decréscimo de pH. Então, o ferro é reduzido de Fe+3 a Fe+2, e complexado comum cromógeno, Utilizando de análise espectrofotométrica, tais complexos ferro-cromógeno têm uma absorvância extremamente alta no comprimento de onda adequado, que é proporcional a concentração de ferro
Qual a diferença entre capacidade total de ligação ao ferro e porcentagem de saturação de transferrina? A capacidade total de ligação ao ferro é uma medida indireta da transferrina circulante. Já o TIBIC é capacidade sérica de ligação do ferro à transferrina.
Defina ferritina. É a proteína que armazena o ferro
Defina enzimas. São catalisadores que não mudam o equilíbrio de uma reação, apenas diminuem a energia de ativação ao ligarem-se a um substrato.
O que é um cofator? E uma coenzima? Cofator é um íon indispensável para a atuação de uma enzima. Coenzima é uma vitamina indispensável para a atuação de uma enzima.
Defina creatinoquinase (CK). É uma enzima presente no músculo cardíaco, esquelético e no cérebro, responsável por fosforilar a fosfocreatina.
Defina fosfocreatina. A fosfocreatina, também conhecida como creatina fosfato ou PCr, é uma molécula de creatina fosforilada que é um importante depósito de energia no músculo esquelético, já que transporta uma ligação fosfato de alta energia similar às ligações do ATP.
Qual o cofator que a CK requer? Mg2+
Quais as isoenzimas do CK? Onde elas se encontram? CK-BB :cérebro; próstata; útero; placenta; tireóide; musculatura lisa ( não tem no plasma) CK-MB: Coração CK-MM: músculo esquelético
Quantas horas leva para detectar o CK após uma lesão? 4 - 6 horas
Dentro de quantas horas o CK atinge o pico? E quando começa a se normalizar? Atinge o pico em 24h. Normaliza de 48 -72 h.
Qual é o método para dosagem de PCR Imunocromatografia
Quais as causas fisiológicas que elevam a concentração de CK no plasma? Em casos de infarto agudo do miocárdio; distrofia muscular; infarto pulmonar; doença vascular cerebral aguda; convulsões; traumas; queimaduras; alcoolismo crônico; hipotireoidismo; acromegalia; uso de cocaína.
Quais causas não fisiológicas podem aumentar a concentração do CK no plasma? Injeções intramusculares; atividade física; uso prolongado de torniquete.
Como é preparado o reagente de trabalho do CK? 4mL de tampão e 1mL de substrato.
Descreva o procedimento da dosagem de CK. 1) Pipetar 1000 microlitros de reagente de trabalho nos tubos T1 e T2 2) Cancelar o REAT. 3) Pipetar 20 microlitros de soro no T1, homogeneizar e passar imediatamente no aparelho; fazer a mesma coisa com T2.
Qual o método utilizado para dosagem de CK? Cinético
Descreva o fundamento do método de dosagem de CK. O CK presente no soro do paciente vai reagir com o fosfato de creatina presente no soro resultando em várias outras reações até a formação do NADPH. A formação do NADPH é proporcional a concentração de CK.
Quantas horas leva para detectar o CK-MB após uma lesão? 3-6 h
Dentro de quantas horas o CK-MB atinge o pico? E quando começa a se normalizar? Pico: 12 - 24 h Normaliza: 24 - 48h
Como é preparado o reagente de trabalho do CK-MB? 4mL de tampão e 1mL de substrato.
Descreva o procedimento da dosagem de CK-MB. 1) Pipetar 1000 microlitros de reagente de trabalho nos tubos T1 e T2 2) Cancelar o REAT. 3) Pipetar 50 microlitros de soro no T1, homogeneizar e passar imediatamente no aparelho; fazer a mesma coisa com T2.
Qual o método utilizado para dosagem de CK-MB? Cinético
Descreva o fundamento do método de dosagem de CK-MB. A subunidade M do CK-MB do paciente é inibida por anticorpo anti-CK-MB presente no reagente, assim a atividade catalítica corresponde a metade do CK-MB.
Quais as causas fisiológicas que elevam a concentração de CK-MB no plasma? Infarto agudo do miocárdio; desfibrilação cardíaca; isquemia cardíaca; miocardite; cirurgia de aneurismo cardíaco; distrofia muscular; rabdomiólise
Quais causas não fisiológicas podem aumentar a concentração do CK-MB no plasma? Pacientes submetidos a grandes cirurgias e atividades físicas intensas
Como calcula o índice relativo (IR) do CK-MB IR= CK-MB X 100/ CKtotal
Defina Troponina. Proteína estrutural presente no filamento de actina, atuando no processo de contração muscular
Quais são as subunidades da troponina? Troponina I Troponina T Troponina C
Dentre as subunidades de troponina quais são biomarcadores cardíacos? A TnT e a TnI foram descritas como biomarcadores para IAM pela sua especificidade cardíaca, diferente da TnC, que possui sequência de aminoácidos compartilhada com sua isoforma esquelética, responsável pela ausência de valor diagnóstico para lesões miocárdicas.
Quantas horas leva para detectar a troponina após uma lesão? 4-6 h
Dentro de quantas horas a troponina atinge o pico? E quando começa a se normalizar? Pico: 24 h Normaliza: 6 -10 dias
Qual o método utilizado para dosagem de troponina? Imunocromatográfico
Qual é o marcador mais especifico para detectar um infarto agudo do miocárdio ?Porque? troponina > CK-MB > CK Devido a janela de detecção ser maior e a localização mais precisa.
O que é infarto agudo do miocárdio? Síndrome clínica resultante do fluxo arterial coronariano deficiente para uma área do miocárdio. Podendo gerar morte celular e necrose
Qual é o fator agravante/ determinante para ocorrer um infarto agudo do miocárdio? Descreva sobre ele. A aterosclerose, ou seja, a formação de placas de ateroma nas artérias coronárias fazendo com que haja a liberação de conteúdo pro-trombótico e agregação de plaquetas resultando em trombose.. Além disso há insuficiência de oxigênio, aporte de nutrientes e remoção inadequada de metabolitos.
Qual o tipo de amostra usada para dosagem de albumina? Por quanto tempo é estável? Soro (jamais plasma). Estável por 3 dias.
Qual o tipo de amostra usada para dosagem de proteínas totais? Por quanto tempo é estável? Soro e líquidos (pleural, sinovial e ascítico). estável por 3 dias
Qual o tipo de amostra usada para dosagem de CK-MB? Por quanto tempo é estável? Soro ou plasma (EDTA e heparina). Estável por 7 dias.
Qual o tipo de amostra usada para dosagem de CK-NAC? Por quanto tempo é estável? Soro ou plasma (EDTA e heparina). Estável por 7 dias.
Por quanto tempo é estável o analito reagindo com o reagente da albumina? E das proteínas totais? E do CK-MB? E do CK-NAC? Albumina: 10 minutos. Proteínas totais: 1 hora CK-MB e CK-NAC: imediatamente
Quais as funções do fígado? Degradação e excreção de hormônios Transformação e excreção de drogas Hemostasia Auxílio a resposta imune Biotransformação dos xenobióticos Secreção de bile Metaboliza proteínas, carboidratos e lipídios Armazenamento: glicogênio, vitamina A,D,E e K, ferro
O que é glicogenólise? Quando ocorre? Quebra de glicose armazenada. Ocorre quando tem pouca glicose na circulação.
O que é Gliconeogênese? Quando ocorre? É formação de glicose a partir de moléculas não glicídicas como proteínas e lipídios. Ocorre quando o corpo necessita de muita energia e possui pouca glicose disponível.
O que é glicogênio? Quando ocorre? É o armazenamento da glicose. Ocorre quando a glicemia se eleva.
Quais os hormônios responsáveis pela concentração de glicose no sangue? O que faz cada um dele? A insulina e o glucagon. A insulina permite a glicogênese quando há muita glicose no sangue e o glucagon realiza a glicogenólise quando há pouca glicose no sangue.
O que são lipoproteínas? Quem são elas? Onde são sintetizadas? Lipoproteínas são agregados moleculares responsáveis pelo transporte de lipídios: LDL, HDL, IDL, VLDL. São sintetizadas no figado
O que são corpos cetônicos? Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona. Assim, o acetil-coA acumulado sofre ação das tiolases e se juntam para a formação dos corpos cetônicos (acido acetoacético ou acetoacetato). Estes corpos cetônicos sairão da mitocôndria e serão lançados na corrente sanguínea aonde irão para os tecidos neural (cérebro) e muscular que são consumidores do mesmo para produção de energia
Onde são produzidos os corpos cetônicos? Quando são produzidos? São sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos (fígado) pelo excesso de lipólise devido a baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado
O que é acidose metabólica? Como os corpos cetônicos possuem grupo funcional acido liberam íons H+ em solução aquosa, então quando em grande quantidade no plasma sanguíneo abaixa o pH do sangue que em seus valores normais varia de 7,36 a 7,44 sendo no sangue arterial o pH normal de 7,41. Quando o pH abaixa muito para valores inferiores a 7,36 que é o limite aceitável começa a ocorrer a desnaturação de enzimas e proteínas o que leva a uma acidose metabólica.
Quando ocorre acidose metabólica? Ocorre quando a quantidade de ácido no corpo aumenta devido à ingestão de substâncias ácidas; metabolismo de ácidos como anticongelantes (etilenoglicol), aspirina (ácido acetilsalicílico); resultado de metabolismo anormal; fases avançadas de choque (acidose lática) e em diabetes mellitus tipo 1 mal controlado (cetoacidose diabética); insuficiência renal e perde uma quantidade excessiva de base.
Da onde vem a produção da amônia? A maior parte do nitrogênio proteico não é utilizada em vias metabólicas nos seres humanos. Sendo assim, a retirada do grupamento amino (-NH3+) dos aminoácidos é o primeiro passo metabólico, com a formação de amônia (NH3),.
Da onde vem a produção de ureia? Como a amônia é altamente toxica ela é transformada em ureia para ser excretada.
Como ocorre o processo da síntese da ureia? A retirada do grupamento amino é a reação preparatória para essa síntese e é comum em todos os tecidos podendo ocorre por dois processos diferentes: a transaminação e a desaminação
O que é ALT? Qual a sua função? Onde é produzida? É aspartato alanina aminotransferase (ou TGP). É uma enzima produzida no figado tem como função a transferência do grupo amina da alanina para cetoglutarato.
Qual o método para dosagem de ALT? Cinético
Descreva o fundamento do método de dosagem de ALT. A enzima ALT presente no soro do paciente reage com a alanina e o cetoglutarato presente no reagente, formando NAD+ e reduzindo a absorbância em 340nm.
Qual o tipo de amostra usada para dosagem de ALT? Por quanto tempo é estável? Soro ou plasma (EDTA ou heparina) estável por 4 dias.
Descreva o procedimento da dosagem de ALT. 1) Pipetar 1000 microlitros de reagente de trabalho nos tubos T1 e T2 2) Cancelar o REAT. 3) Pipetar 100 microlitros de soro no T1, homogeneizar e passar imediatamente no aparelho; fazer a mesma coisa com T2.
Como é preparado o reagente de trabalho do ALT? Por quanto tempo é estável? 4mL de tampão e 1mL de coenzima. Estável por 14 dias.
Em quais condições fisiológicas ocorre valores elevados de ALT? Hepatites, cirrose, necrose hepática, colestase, isquemia hepática, tumor hepático, drogas hepatotóxicas, icterícia obstrutiva, miosite e pancreatite.
Em que outras condições, sem ser fisiológica, os valores de ALT se elevam? Exercícios físicos, uso de esteroides, uso prolongado de aspirina,
O que é AST? Qual a sua função? Onde é produzida? É aspartato cetoglutarato aminotransferase (ou TGO). É uma enzima produzida no figado tem como função a transferência do grupo amina da aspartato para cetoglutarato..
Qual o método para dosagem de AST? Cinético
Descreva o fundamento do método de dosagem de ALT. A enzima AST presente no soro do paciente reage com o aspartato e o cetoglutarato presente no reagente, formando NAD+ e reduzindo a absorbância em 340nm.
Qual o tipo de amostra usada para dosagem de ALT? Por quanto tempo é estável? Soro ou plasma (EDTA e heparina) Estável por 7 dias
Descreva o procedimento da dosagem de AST. 1) Pipetar 1000 microlitros de reagente de trabalho nos tubos T1 e T2 2) Cancelar o REAT. 3) Pipetar 100 microlitros de soro no T1, homogeneizar e passar imediatamente no aparelho; fazer a mesma coisa com T2.
Como é preparado o reagente de trabalho do AST? Por quanto tempo é estável? 4mL de tampão e 1mL de coenzima. Estável por 10 dias.
Em quais condições fisiológicas ocorre valores elevados de ALT? Hepatite, cirrose alcoólica ativa, disfunção hepática, tumor hepático, figado gorduroso, citomegalovirus.
Em que outras condições, sem ser fisiológica, os valores de ALT se elevam? Uso de esteroides, uso prolongado de aspirina, alcoolismo crônico.
Por quanto tempo é estável a reação entre o analito presente no soro e o reagente de trabalho do AST? E do ALT? Ambos devem ser realizados imediatamente
Porque o AST é mais especifico para lesão hepática que o ALT? Porque o ALT esta presente em outras regiões enquanto o AST esta presente apenas no figado.
O que é o índice de Ritis? Como ele é calculado? É um calculo realizado para diferenciar o diagnostico das hepatopatias. É calculada: AST/ALT.
Descreva os resultados do índice de Ritis. < 1 Hepatites virais, esteatohepatite não alcoólica. > 1 cirrose, hepatopatia crônica alcoólica e medicamentosa. > 2 Hepatite alcoólica > 4 doença de Wilson fulminante
O que é magnésio? Qual a sua função? O magnésio é um íon que atua como cofator em mais de 300 reações metabólicas, desempenhando papel fundamental no metabolismo da glicose, na homeostase insulínica e glicêmica e na síntese de adenosina trifosfato, proteínas e ácidos nucleicos. Atua ainda na estabilidade da membrana neuromuscular e cardiovascular, na manutenção do tônus vasomotor e como regulador fisiológico da função hormonal e imunológica
Qual o método para dosagem de Magnésio? Colorimétrico - Magon sulfonado.
Descreva o fundamento do método de dosagem de Magnésio. Em pH alcalino, os íons magnésio reagem com o magon sulfonado (azul) formando um complexo colorido (rosa).
Qual o tipo de amostra usada para dosagem de Magnésio? Por quanto tempo é estável? SORO, PLASMA(heparinizado), URINA e LÌQUOR (centrifugado). O analito é estável por 10 dias
Descreva o procedimento da dosagem de Magnésio. 1) Pipetar 1000 microlitros de reagente de cor nos tubos B, P, T1 e T2 2) Pipetar 10 microlitros de padrão no padrão e de soro no T1 e T2. 3) Homogeneizar 4) Deixar 2 min. em temperatura ambiente.
Como é preparado o reagente de trabalho do Magnésio? Por quanto tempo é estável? 1 mLde Tampão (2) mais 1mLde Reagente de Cor (3). Estável 2 dias
Em quais condições fisiológicas ocorre valores elevados de Magnésio? uremia e no nanismo hipofisário
Em quais condições fisiológicas ocorre hipomagnesemia? estado de mal nutrição como Kwashiorkor, alcoolismo (principalmente no "delirium tremens"), estado de mal absorção (esteatorréia), pancreatite aguda, hipoparatireoidismo, hipertireoidismo e hiperaldosteronismo
O que é cálcio? Qual a sua função? O cálcio é um íon que desempenha várias funções importantes na regulação de processos orgânicos, como, por exemplo, a excitabilidade neuromuscular, processos secretórios, liberação de hormônios e neurotransmissores, além da manutenção e formação da matriz óssea, além disso, pode atuar como um transmissor de sinais ou como ativador de proteínas
Qual o método para dosagem de Cálcio? Colorimétrico - cresolftaleína
Descreva o fundamento do método de dosagem de Cálcio. O cálcio presente no soro do paciente reage com reage com a o-cresolftaleína complexona em meio alcalino, formando um complexo de cor violeta
Qual o tipo de amostra usada para dosagem de Cálcio? Por quanto tempo é estável? SORO, PLASMA (heparina) e URINA. O analito no soro ou plasma é estável por 6 dias
Descreva o procedimento da dosagem de Cálcio. 1) Pipetar 1000 microlitros de reagente de trabalho nos tubos T1 e T2 2) Pipetar 20 microlitros de padrão no padrão homogeneizar e passar imediatamente no aparelho; fazer a mesma coisa com T1 e T2 mas com o soro do paciente.
Como é preparado o reagente de trabalho do Cálcio? Por quanto tempo é estável? 3 volumes de Tampão (2) mais 1 volume de Cresolftaleína (3). O Reagente de Trabalho é estável por 8 horas
Em quais condições fisiológicas ocorre hipercalcemia? hiperparatireoidismo, neoplasmas com metástase óssea, alguns casos de câncer de pulmão, rins, bexiga sem envolvimento ósseo, hipervitaminose D, sarcoidose, mieloma múltiplo quando as proteínas estão elevadas, acromegalia, doença de Paget, associada ao uso de drogas como os tiazídicos, vitaminas Ae D, antiácidos alcalinos e carbonato de lítio.
Em quais condições fisiológicas ocorre hipocalcemia? hipoparatireoidismo idiopático ou cirúrgico; pseudo hipoparatireoidismo; insuficiência renal; deficiência de vitamina D; doença gastro-intestinal que interfere com a absorção de vitamina D ou cálcio (esprue, esteatorreia); nefrose ou outras condições com baixos níveis de proteínas séricas; pancreatite aguda; deficiência de magnésio.
Show full summary Hide full summary

Similar

Bioquímica
Luíza Cristina
BIOQUÍMICA CELULAR
paulo.ximendes
Aminoácidos, peptídeos e proteínas
amanda de oliveira
Proteínas
ANA CAMILE TRINDADE
Bioquímica
lara rodrigues
Bioquímica
Pamela PBarbosa
Bioquímica
Jullia Miranda
Bioquímica
Juliana Dantas
Introdução à Bioquímica
Matheus Oliveira
CASO SUSPEITO DOENÇA DE CHAGAS
Bárbara Modesto
Aminoácidos, peptídeos e proteínas
eder Lady