Flashcards
Sistemas Econômicos
Cards in this deck (9)
- 1O que configura os sistemas econômicos?A forma como a sociedade se organiza
para escolher o que produzir, para quem
produzir e como produzir configura os
sistemas econômicos. - 2O que pode ser explicado pelo conceito de sistema econômico.• Como o comportamento humano é cíclico, há limites de produção e alternativas ao incremento da renda (Curva de Possibilidade de Produção).
• A forma de comprar e vender determinados bens e serviços, o pagamento dos impostos, o tipo de máquinas e equipamentos, dentre outras coisas.
As diferenças, ou talvez semelhanças, também são explicadas pelo conceito de sistema econômico. - 3Qual a definição de sistema econômico?É o conjunto de relações técnicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma sociedade.
Essas relações condicionam o sentido geral das decisões fundamentais que se tomam em toda a sociedade e os ramos
predominantes de sua atividade. (Troster, 2000) - 4O que caracteriza os sistemas econômicos?Os sistemas econômicos se caracterizam
pelos agentes que tomam a decisão sobre o que produzir, para quem produzir e como produzir. - 5Explique a Economia de Mercado.“Sistema capitalista puro”, as decisões são tomadas pelo que conhecemos como “mercado”.
É o mercado que escolhe o que vai ser produzido, qual tipo de trabalho será realizado e as suas quantidades etc. - 6Explique a Economia Mista.Neste sistema, também capitalista, o
mercado também escolhe o que deverá ser produzido, contudo com intervenção do governo.
O governo atua diretamente na eleição de prioridades, agindo como uma espécie de “condutor do mercado”.
O mercado e o governo decidem o que,
como e para quem produzir. - 7Explique a Economia CentralizadaAs decisões sobre o que, quanto e quem consumirá cabe a um órgão central de planejamento controlado pelo seu governo.
Diferentemente do Sistema Capitalista, não há a previsão de propriedade privada, mas sim propriedades de caráter coletivo.
Só o governo decide o que produzir, como produzir e para quem produzir. - 8Quem são os agentes econômicos e qual sua participação nos sistemas econômicos?Os agentes econômicos – famílias,
empresas e governo – fatores ou recursos de produção, bens e serviços e seus
mercados (oferta e demanda), compõem os sistemas econômicos. - 9Cite e explique os três setores econômicosSetor Primário – constituído pelas unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais, voltadas para atividades agrícolas, pecuárias e extrativas.
Setor Secundário – constituído pelas
unidades produtoras dedicadas as
atividades industriais, por meio das quais os bens são transformados.
Setor Terciário – formado pelas unidades
produtoras que prestam serviços, como
instituições bancárias, empresas de
transporte, hospitais, comércio etc.