Mídias sociais

Description

Jornalismo Flashcards on Mídias sociais , created by Juliana Sousa on 21/09/2023.
Juliana Sousa
Flashcards by Juliana Sousa, updated more than 1 year ago
Juliana Sousa
Created by Juliana Sousa about 1 year ago
74
0

Resource summary

Question Answer
A definição de REDE para Castells É conjunto de nós interconectados, elementos que comunicam entre si. (slide 1, pg 2)
Características da rede. Flexível, aberta, com possibilidades ilimitadas de expansão pela incorporação de novos nós e NÃO HIERARQUIZADA (slide 1, pg2)
Quais são as três fases da internet? 1°: migração dos sistemas de comunicação tradicional para o digital 2°: interligação entre todas as mídias - digitais e analógicas 3°: narrativas para internet (slide 1, pag 4)
quais fatores causam a crise da imprensa tradicional? a sociedade em rede, a cultura da convergência e a geração digital (slide 1, pg 6)
quais são os dois aspectos que caracterizam a revolução tecnológica? 1 aspecto: ênfase no processo; apesar da inovação contínua dos produtos 2 aspecto; o fato da informação ser tanto a matéria prima quanto o produto informacional
qual a consequência da revolução tecnológica? gera rupturas radicais e provoca transformações que materializa um novo sistema social: a sociedade em rede
o que é hipertexto hipertexto é sistema capaz de interagir modalidades de escrita, visual, oral e audiovisual
o que é virtualidade real as realidades, comunicadas por intermédio de símbolos e, de certo modo, toda realidade é percebida de maneira virtual. Transformação do que aparece nas telas e da própria experiência.
quais consequências da virtualidade real? o surgimento de novos comportamentos, novos valores e novas visões de mundo
qual são os dois poderes da mídia? Poder da Mediação e Poder Limitado (slide 1, pg 16)
O que significa poder da mediação da mídia? O poder que a mídia dá ao permitir a utilização de um espaço simbólico produzido pelas tecnologias da mediação e usar essas tecnologias para construção de sua autonomia individual e coletiva
O que é o Poder Limitado da mídia? embora a mídia tenha o poder de influenciar e mudar os processos políticos, econômicos e sociais, esse poder é negado pelo Estado, pelo mercado e pelos cidadãos. (slide 1 pg 16)
a cultura da convergência é.. um processo, não um fim. Ela é responsável por alterar a lógica pela qual a indústria midiatica opera quanto a lógica pela qual os consumidores processam as notícias (slide 1, pag 17)
quais são as principais mudanças no perfil do público? O publico da geração digital é um publico ativo, de consumidores migratórios e conectados socialmente. (slide 1, pg 20)
verdadeiro ou falso: a internet substituiu as velhas mídias analógicas FALSO! O novo cenário digital não pressupõe uma revolução de ruptura brusca com a história anterior de mídias analógicas, mas sim um processo de convergência. (slide 1, pag 23)
quais são os caminhos possíveis da futura cultura midiática para evitar a crise da imprensa tradicional? O processo de hibridização crescente entre modelos tradicionais das mídias e de formas diversas, a aliança estreita entre a tecnologia e a criatividade. (slide 1, pag 24)
o que são redes emergentes? são redes caracterizadas por seus laços construídos através da conversação entre atores. Podem ser muito menores, mas que com muito mais interações. (slide 2, pag 2/3)
o que são redes de filiação ou associação? Conexão realizada pelo software. Podem jamais ter qualquer interação, exceto no momento da conexão. Podem ser muito grandes com pouca ou nenhuma interação. (slide 2, pag 2/3)
o que é capital social? Forte conexão com o grupo que o produz. Investimentos que são realizados pelo indivíduo na estrutura social, benefícios como forma de retorno. Visibilidade, centralidade, reputação e autoridade = maior impacto individual de publicação (slide 2, pag 5)
Quais são as 4 características dos espaços mediados? Persistência, capacidade de busca, replicabilidade, audiências invisíveis (slide 2, pag 8)
Quais são as três relações das redes sociais e o jornalismo online? 1) Redes como produtoras de informação 2) Redes como filtro de informação 3) Redes como espaços de reverberação das informações - circulação (slide 2, pg 11)
gatekeeping técnica jornalística de definição dos valores-notícia - função antiga do editor antes da revolução digital (slide 2, pag 15)
gatewashing substituição do papel de gatekeeping no jornalismo tradicional. Observação daquilo que é publicado pelos veículos no sentido de identificar informações relevantes assim que publicadas (slide 2, pag 16)
verdadeiro ou falso: "as redes sociais podem também construir capital social para as matérias publicadas" VERDADEIRO! Ao republicar a matéria, um ator concede credibilidade através do link e igualmente recebe reconhecimento da rede social. Ao reverberar uma matéria, as redes sociais concedem credibilidade para a informação. (slide 2, pag 18)
quais são as 3 funções do jornalismo digital de dados? 1) Formato para a estruturação de informação 2) Suporte para modelos de narrativa multimídia 3) Memória dos conteúdos publicados (slide 3, pg 2)
qual a importância do jornalismo de dados? A base de dados é utilizada como um diferencial em relação ás modalidades tradicionais do jornalismo. As bases de dados se tornam elemento central do processo criativo. Gera inovações quanto aos modos de fazer jornalismo nas redes digitais (slide 3, pag 4)
imersão espacial no jornalismo de dados imersão espacial: o leitor desenvolve um senso de fazer parte da cena dos eventos narrados a partir de conteúdos mais contextualizados - hipertextos, áudio, foto, animações. (slide 3, pag 6)
imersão temporal no jornalismo de dados Quanto mais o usuário for motivado a "entrar" numa notícia, mais se sentirá cativado e motivado a acessar determinado produto (slide 3, pag 6)
imersão emocional no jornalismo de dados o poder de interagir com os jornalistas e o produto, opinando, sugerindo e publicando seus próprios conteúdos, maior interatividade entre os usuários e a publicação (slide 3, pag 6)
as quatro experiências brasileiras de jornalismo de dados: INOVAÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE INTERLIGÊNCIA ARTIFICIAL DESIGN (slide 3, pag 7)
passo-a-passo para lidar com dados: 1) copilar dados 2) limpar os dados 3) contextualiza-los 4) combinação
identidades principais do webtelejornalismo telejornalismo no cyberespaço e adaptado para web> Rompe a barreira do tradicional: não tem bancada e outras contravenções telejornalísticas. Com uma nova linguagem, a ideia é criar um contraponto com o telejornalismo convencional (slide 4 pag 9)
características do jornalismo digital 1) hipertextualidade 2)multimidialidade 3)interatividade 4)memoria 5)personalização
narrativa transmídia Modelo que surgiu a partir da convergência de mídias. Quando uma mesma história é adaptada para cada tipo de mídia. A história é a mesma, mas é narrada e transmitida por meios independentes (slide 4, pag 2)
a audiência na cultura da convergência é.. A audiência assume um papel fundamental, alterando as relações e os processos produtivos. As tecnologias digitais transformam o modo de ver e de fazer televisão: não se faz mais tv para o público, mas com o público. (slide 4, pag 5)
narrativa crossmídia Modelo que se refere a simples transposição de um conteúdo para a forma digital. Começou a aparecer a partir das home-pages criadas pelos veículos tradicionais. Quando o conteúdo é transposto sem ser adaptado ás características da mídia (slide 4, pag 2)
Show full summary Hide full summary

Similar

Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional
Liliane Tubino
DISPOSITIVOS MÓVEIS E JORNALISMO: UMA QUESTÃO DE ESPAÇO /Daniela Osvald / USP
Mariana Viegas
Comunicação Corporativa
claudemir.fiuman
21 erros de comunicação que atrapalham sua carreira
Liliane Tubino
Comunicação e Colaboração
sresende
Comunicação
karol_franz
CROMÁTICA COMUNICAÇÃO
José Guilherme Fidélis
COMUNICAÇÃO
dcviana25
Estratégias de comunicação nas mídias sociais
Elisa Rosá