Resumo 10º Geografia A

Description

Flashcards on Resumo 10º Geografia A , created by Mar Paulo on 10/06/2016.
Mar Paulo
Flashcards by Mar Paulo, updated more than 1 year ago
Mar Paulo
Created by Mar Paulo about 8 years ago
33
3

Resource summary

Question Answer
POPULAÇÃO Portugal tem uma baixa taxa de natalidade e consequente taxa de fecundidade devido: -Ao desenvolvimento e prática corrente do planeamento familiar e a generalização da utilização de métodos contraceptivos; -A emancipação feminina e crescente entrada da mulher no mundo de trabalho; -O aumento das despesas com os filhos. Temos assistido ao aumento da esperança média de vida devido: -À melhoria do nível de vida da população; -O desenvolvimento da medicina preventiva e curativa; -À diminuição da taxa de analfabetismo Como podemos atenuar estes problemas? Pelo rejuvenescimento da população através: - Do aumento do abono familiar -Redução de impostos para as famílias numerosas -Aumento do período de licença de parentalidade.
RECURSOS DO SUBSOLO OS recursos minerais dividem-se em: -Metálicos (OURO, PRATA, COBRE, FERRO) -Não metálicos (SAL-GEMA, QUARTZO, FELDSPATO) -Energéticos (PETRÓLEO, CARVÃO, GÁS NATURAL, URÂNIO) -Rochas ornamentais (MÁRMORE, CALCÁRIO, GRANITO) -Rochas industriais (AREIA, ARGILA, QUARTZO) Recursos Hidrominerais: - Águas minerais -Águas da nascente -Águas Termais Problemas na exploração dos recursos do subsolo: - Pequena dimensão das minas; -Fraca acessibilidades das minas -Baixo teor dos minérios -Elevado custo da mão de obra (esta é também escassa e envelhecida) - A elevada dependência energética face ao exterior (gás natural) -O impacte natural, nomeadamente com o destino dos resíduos, que quando não são aproveitados vão se acumulando à superfície e formam escombreiras; Revalorização das minas: -Requalificação e valorização turística -Definição de regras ambientais -A promoção e valorização dos recursos minerais no mercado nacional Revalorização do setor hirdromineral: -Alargamento do período de funcionamento das termas; -Diversificação das ofertas; -criação de infraestruturas de apoio ao lazer e ao turismo.
Politicas importantes: POLÍTICA ENERGÉTICA COMUM 1. realização de um mercado interno de energia; 2.. garantir a segurança do aprovisionamento no mercado interno de energira. 3. o plano de ação para reduzir o aquecimento global (diminuir em 20% o consumo de energia até 2020) 4. criar um plano estratégico para as tecnologias energéticas.
RADIAÇÃO SOLAR -MENOR insolação no inverno, pois os raios solares incidem no território nacional com um MENOR ÂNGULO DE INCIDÊNCIA (MAIOR inclinação), o que leva a que a massa atmosférica a percorrer por eles seja maior, provocando mais perdas de energia na atmosfera por absorção, reflexão e difusão. Consequentemente menor insolação, e o dia natural. -MAIOR insolação no Verão, pois os raios solares incidem com MAIOR ângulo (MENOR INCLINAÇÃO), sendo a massa atravessar pelos rios solares menor. Assim, à menos perdas de energia e provoca um maior dia natural e valores de insolação menores. FATORES EXPLICATIVOS LATITUDE: A menor latitude do sul do país e do arquipélago da Madeira, leva a que o ângulo de incidência dos raios solares seja nestas regiões superior, do que no norte do país. RELEVO: As vertentes das cordilheiras montanhosas voltadas a norte, são UMBRIAS, ou seja têm uma menor insolação e as que recebem uma menor quantidade de radiação solar, pois como estão expostas a norte o ângulo de incidência dos raios solares é <. As vertentes a sul são SOALHEIRAS, ou seja têm uma maior insolação. CONTINENTALIDADE: O litoral devido à maior proximidade do mar, regista maior nebulosidade.
Temperatura- Fatores explicativos LATITUDE: O norte do país devido à sua maior latitude, o ângulo de incidência é < e a massa a percorrer por estes é >, o que provoca diminuição do dia natural, da insolação e da radiação solar. No sul, as temperaturas são mais elevadas devido ao > ângulo de incidência dos raios solares e à menor massa atmosférica por estes a atravessar. CONTINENTALIDADE: Ao longo da faixa litoral (< continentalidade) as temperaturas são mais amenas, devido à influência dos ventos húmidos de Oeste. À medida que aumenta a continentalidade, a temperatura também aumenta devido, pois ao longo do trajeto pela superfície terrestre os ventos húmidos de oeste vão perdendo humidade tornado-se secos. VALORIZAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR -Aproveitamento energético (produzir electricidade e aquecimento) -Turismo (balnear, rural e termal) VANTAGENS -É universal e gratuita; é não poluente e é infinitamente renovável: Pq Portugal deve usar: -Diminuição do défice de da balança comercial; -Redução da emissão de CO2 para a atmosfera -Promoção, valorização e o desenvolvimento do turismo.
RECURSOS HÍDRICOS Centros barométricos: A- Alta pressões ou anticiclone: o ar desce em altitude, comprime-se, aquece e diverge à superfície. A sua compressão provoca o seu aquecimento e a redução da humidade relativa, afastando o ar do ponto de saturação. Está associado a céu limpo, vento fraco... Bom tempo. B- Baixas pressões ou depressões: o ar converge à superfície e ascende em altitude, o que provoca a sua expansão, arrefecimento e aumento de humidade relativa, podendo atingir o ponto de saturação e condensar. Está associado a céu muito nublado, precipitação.
Show full summary Hide full summary

Similar

P2a revision (part 1)
juliasutton
Plant and animal cells
charlotteireland
Maths Revision
Asmaa Ali
Edexcel IGCSE Business Studies Key terms Ch 1-9
minsung.kang
Attachment - Psychology - Flash Cards
Megan Price
How Parliament Makes Laws
harryloftus505
AQA AS Biology Unit 2 The Variety of Life
elliedee
Checking out me History by John Agard
Eleanor Simmonds
L'environnement
Bryony Whitehead
Core 1.9 Paper and Board blank test
T Andrews
Boston Tea Party
Shelby Smith