Contextualização da Aula 2 - Quais são os desafios da gestão da infraestrutura de Tecnologia da Informação?

Description

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - Flashcards on Contextualização da Aula 2 - Quais são os desafios da gestão da infraestrutura de Tecnologia da Informação?, created by Aparecida Lopes on 24/07/2017.
Aparecida Lopes
Flashcards by Aparecida Lopes, updated more than 1 year ago
Aparecida Lopes
Created by Aparecida Lopes over 7 years ago
2004
0

Resource summary

Question Answer
Contextualização da Aula 2 Na aula 2 compreenderemos sobre os conceitos fundamentais sobre quais são os desafios da gestão da infraestrutura de Tecnologia da Informação:
Infraestrutura da Tecnologia: É um conjunto de recursos que são compartilhados e que formam a base de todos os Sistemas de Informação. Os recursos da Infraestrutura da Tecnologia são: Hardware, Software, Banco de dados, Telecomunicações, Redes e Internet.
Principais Componentes da Infraestrutura de TI:
Tipos de Computadores: Pc ou Laptop: Pode ser carregado consigo, um dispositivo portátil com alguns recursos computacionais. Servidor: São computadores ligados em rede, dedicados a funções comuns que os computadores clientes precisam. Cliente: É um modelo de computação em que computadores e outros dispositivos da Internet são conectados em uma rede para um ou mais computadores de servidor. Mainframe: É um computador de alto desempenho e grande capacidade, capaz de processar gigantescas quantidades de dados com extrema velocidade. Supercomputador: É um computador mais sofisticado, de projeto especial, usado para executar tarefas que requerem cálculos complexos e extremamente rápidos
Tecnologias de Hardware: Grade Computing: Conecta, em uma única rede, computadores geograficamente distantes, criando assim um ‘supercomputador virtual’, que conta com a capacidade combinada de todos os computadores da grade. Virtualização: É o processo de apresentação de um conjunto de recursos de modo que todos eles podem ser acessados sem restrição por meio de configuração física ou localização geográfica da computação, ou seja, permite que um único recurso físico apareça para o usuário como vários recursos lógicos. Cloud Computing: um modelo em que se obtêm aplicações, software, hardware e outros por meio da Internet, em vez de comprá-los e instalá-los em computadores.
Business Intelligence Refere-se a uma categoria de software ou abordagem para a gestão da informação utilizada pelos gestores para entender e melhorar o desempenho de seus processos. Oferece ferramentas de análise sofisticadas para identificar padrões e relacionamentos dentro dos dados. Mineração de Dados: é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes. Data Warehouse: é um depósito de dados digitais que serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando e organizando relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.
Ferramentas utilizadas no Business Intelligence: Online Analytical Processing (OLAP), Data Mining. Algumas Ferramentas disponíveis no mercado para BI: GOOGLE DATA STUDIO, IBM WATSON ANALYTICS, ADOBE ANALYTICS, MICROSOFT POWER BI, TABLEAU, QLIK SENSE, QLIKVIEW, YELLOWFIN e PENTAHO.
Telecomunicação É a transmissão eletrônica de sinais para comunicação, permite que as organizações realizem seus processos e tarefas por meio de redes de computadores. Internet É a maior rede de computadores do mundo, composta por milhares de redes interligadas, todas trocando informações.
Termos da Internet: Comutação de Pacotes, TCP/IP, Internet Protocol (IP), Nomes de Domínio, DNS, URL, Protocolos de Internet (HTTP, E-mail Protocols, FTP, Telnet e SSL/TLS), Intranet, Extranet e Roteadores. Wireless Significa “sem fio” e possibilita a transmissão da conexão entre pontos distantes sem precisar usar fios. Essa tecnologia engloba uma série de outras, sendo a mais comum delas a Wi-Fi.
E-procurement É o uso da tecnologia com base na Web para apoiar os processos de aquisição, incluindo requisição, terceirização, contratação, ordenação e pagamento. RFID Permite a comunicação sem contato entre o dispositivo de leitura e uma marca de identificação passiva do identificador, ou seja, é um método de identificação automática por meio de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente em dispositivos denominados etiquetas ou tags RFID ou transponders.
A Atividade 2 são 5 questões objetivas, vale um ponto (1,0) na sua nota. Início: 12/09 Término: 28/09 Fique atentos aos prazos! Estarei à disposição no “Fale com o professor/tutor” para esclarecer e auxiliar nas dúvidas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Driver's Exam
darrinmagnus
Geography Coastal Zones Flashcards
Zakiya Tabassum
Spanish Subjunctive
MrAbels
Core HR Knowledge
jkim05
All AS Maths Equations/Calculations and Questions
natashaaaa
History GCSE AQA B: Modern World History - International Relations: Conflict and Peace in the 20th Century - Topic 2: Peacemaking 1918-19 and the League of Nations
mariannakeating
SFDC App Builder 2
Parker Webb-Mitchell
Phrasal Verbs
Felipe Veintimilla
Core 1.3 Energy Generation, Storage and Use
T Andrews
Specifc Topic 7.4 Timber (Impacts)
T Andrews
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Ricardo Padilla Alcantara