1964
Teoria das Necessidades Fundamentais
Virginia Henderson
1966
Teoria da Relação Interpessoal
Joyce Travelbee
1968
Teoria de Sistema de Resultados
Dorothy Johnson
1970
Teoria Humanística e Humanitária
Rogers
1972
Modelo de Sistemas
Neuman
1978
Teoria Transcultural do Cuidado
Leininger
1979
Modelo de Adaptação
Roy
1980
Teoria do Autocuidado
Dorothea Orem
1981
Teoria do Autocuidado
King
TEORIAS DE ENFERMAGEM
Teoria Ambientalista: O estado de saúde do cliente está associado aos fatores ambientais, percebidos por meio da observação e coleta de dados
Teoria das Relações Interpessoais: Os cuidados de enfermagem devem estabelecer um processo interpessoal por meio do qual, enfermeira e paciente podem obter crescimento e desenvolvimento pessoais
21 Problemas da Enfermagem: Tem a finalidade de identificar as necessidades do paciente e quais são as atividades de enfermagem perante a cada um dos 21 problemas identificados pela autora.
Teoria das Necessidades Fundamentais: Tem o objetivo de trabalhar de forma independente com outros profissionais de saúde, ajudando o paciente a ganhar a independência o mais rápido possível fazendo com que eles coloquem em prática as 14 necessidades fundamentais: Respirar bem; comer e beber; eliminar; movimentar-se e manter postura; dormir e descansar; vestir-se e despir-se; manter a temperatura corpórea normal; manter o corpo limpo e arrumado; evitar perigos do ambiente; comunicar-se; adorar de acordo com a própria fé; trabalhar com satisfação; recrear-se; aprender.
Teoria da Relação Interpessoal: Tem o objetivo de ajudar paciente e família a enfrentar a doença.
Teoria de Sistema de Resultados: Sugere a redução do estresse para que o paciente possa se recuperar o mais rápido possível; O enfermeiro deve agir para atender as necessidades do paciente; O enfermeiro deve perceber a incapacidade do paciente de adaptar-se e propiciar assistência para a solução dos problemas encontrados.
Teoria Humanística e Humanitária: Estimula a criatividade na enfermagem visto que, esta é uma das características cada vez mais exigidas no perfil do enfermeiro frente ás rápidas mudanças tecnológicas e do pensar humano que vem ocorrendo nestes últimos anos.
Modelo de Sistemas: Enfatiza a reação da pessoa ao estresse e os fatores de reconstituição ou adaptação, considerando as variáveis socioeconômicas, psicológicas, biológicas, de desenvolvimento e/ou espiritual. Assim, o enfermeiro pode estabelecer um plano de cuidados mais eficiente para cada indivíduo de acordo com as variáveis apresentadas.
Teoria Transcultural do Cuidado: A teoria é um conjunto inter-relacionado de conceito e hipóteses de enfermagem fundamentados nas necessidades de indivíduos e grupos (manifestações de comportamento relativo ao cuidado, valores, crenças).
Modelo de Adaptação: Considera como objetivos da enfermagem é a promoção dos indivíduos e grupos aos quatros modos de adaptação: Físico-fisiológico (associado ao ser físico do paciente e como ele reage aos estímulos do ambiente); Identidade de autoconceito (envolve os aspectos psicológicos e espirituais do sistema humano); Interdependência (identifica padrões de valor humano, afeição, amor e afirmação); Desempenho de papel (identifica os padrões de interação social da pessoa em relação a outros).
Teoria de Autocuidado de Dorothea Orem: Estimula a prática de atividades que o indivíduo executa em prol de sua vida e do seu bem estar e tem os seguintes requisitos. A teoria traz dois conceitos importantes: Intervenção do autocuidado (capacidade do indivíduo de cuidar de si mesmo); Intervenção de cuidados dependentes (o individuo perdeu a capacidade de autocuidado necessitando do outro para exercer o autocuidado).
Teoria de Autocuidado de King: Tem a finalidade de estabelecer metas de modo a facilitar e encorajar ações do paciente e dos profissionais de enfermagem para a reabilitação e redução de danos cujo processo de enfermagem deve ter as seguintes etapas: diagnóstico; estabelecimento de metas comuns ao enfermeiro e paciente; exploração e viabilização de meios comuns a ambos, para alcançar as metas traçadas; evolução.