10 -"GASTRULAÇÃO"
(ORIGEM AOS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS: ENDODERMA,MESODERMA E ECTODERMA)
Duas semanas de vida/emaranhado de celulas/após elas se tornam folhetos embrionários (os folhetos embrionários são as céluas tronco)
Folhetos embrionários se dividem em:
Ectoderma -parte mais externa do embrião
Endoderma -parte mais interna do embrião
Mesoderma -parte do meio do embrião
Endoderma
- sendo o folheto embrionário mais interno dará origem aos seus orgãos internos (forma os órgãos do sistema digestório e o seu revestimento epitelial, o sistema respiratório, glândulas como o fígado, pâncreas, timo, tireoide e paratireoides, assim como o revestimento da bexiga urinária.)
Ectoderme
Folheto mais externo, dará origem à epiderme e seus anexos (como unhas e pelos), assim como as mucosas, sistema nervoso (afinal este deriva da placa neural, formada a partir de um achatamento na ectoderme localizada no dorso do embrião), esmalte dos dentes, hipófise, olhos, entre outros.
Mesoderme
A mesoderme é o folheto embrionário intermediário da gástrula. A mesoderme dá origem à cavidade celomática. Sendo assim, formará três serosas 9tecidos que revestem e protegem órgãos e estruturas internas): peritônio (abdômen), pericárdio (coração) e pleura (pulmões). O folheto mesodérmico dá origem também aos músculos, tecidos conjuntivos (como o ósseo, o sanguíneo, a derme e as cartilagens), sistema cardiovascular e linfático, sistema urinário e genital, marfim dos dentes e região cortical das glândulas suprarrenais.
11 NEURULAÇÃO
faz parte da organogênese nos embriões vertebrados e é o processo de formação do tubo neural
1-OVOGÊNESE (OVÁRIOS)
2-OVULAÇÃO (é o nome do processo que ocorre normalmente uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a liberar um óvulo)
3-FERTILIZAÇÃO(Uma vez que o espermatozoide obteve entrada ao óvulo, uma cadeia complexa de eventos ocorre dentro de um período de mais ou menos 16 horas, culminando com o material genético do esperma, formando uma estrutura chamada de “pró-núcleo masculino” e o material genético do óvulo formando o “pró-núcleo feminino”)
4-FECUNDAÇÃO(A fecundação humana ocorre quando o espermatozoide se funde ao óvulo e forma o zigoto)
5-ZIGOTO( resultante da união do gameta masculino ao feminino, em estágio anterior ao da divisão celular.)
6-CLIVAGEM(MITOSE E MEIOSE(
é o nome dado ao desenvolvimento de um organismo multicelular através de uma série de divisões mitóticas, onde o grande volume de citoplasma do embrião é dividido em numerosas pequenas células nucleadas, chamadas blastômeros.
O zigoto é dividido inicialmente ao meio, depois em quartos, oitavos, e assim por diante. Essa divisão sem crescimento do volume citoplasmático ocorre pela ausência das fases G1 e G2 da mitose, entretanto a divisão nuclear ocorre em níveis extremamente altos.
7-MÓRULA (32 CÉLS)(O primeiro estágio da clivagem é a mórula, um maciço celular originado entre o terceiro e quarto dia após a fecundação.
8-BLÁSTULA(Na segunda e última etapa ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada blastocele...
(60 CÉLS)
9- BLASTOCISTO IMPLANTADO(Um blastocisto é um embrião com 5 ou 6 dias de vida (em alguns casos, 7 dias) e que é composto por aproximadamente 200 células. Comparativamente aos embriões com menos dias, este embrião apresenta uma estrutura celular mais diferenciada
1 - PLACA NEURAL
À partir da segunda semana de desenvolvimento embrionário o folheto ECTODERMA vai começar a se diferenciar em células de tecido nervoso numa estrutura chamada: PLACA NEURAL
2 - SULCO NEURAL
A PLACA NEURAL começa a se aprofundar formando uma invaginação (aprofundamento) chamada de SULCO NEURAL
3 - GATEIRA NEURAL
Depois da formação do SULCO NEURAL, vamos ter a formação de uma estrutura parecida com uma "GOTA" chamada de GOTEIRA NEURAL
(NÃO ESQUECER QUE NESSA FASE JÁ VISUALIZAMOS A PREGA NEURAL E AS CRISTAS NEURAIS) - aparência de um V com potas laterais.
4 - TUBO NEURAL
As PREGAS NEURAIS se fundem (fusão) e então vamos ter uma estrutura fechada chamada de TUBO NEURAL.
Os elementos originários à partir do TUBO NEURAL:
CÉREBRO , CEREBELO, TRONCO ENCEFÁLICO E MEDULA ESPINAL
As CRISTAS NEURAIS vão dar origem ao SNP
SNP:
NERVOS ESPINAIS, NERVOS CRANIANOS E GANGLIOS ESPINAIS DO SNA