A ATD analisa todos os tipos de discurso, imagens ou textos...
1° Passo
Desconstrução
do texto
Identificação
de Unidades de Significado (US)
Excertos do texto analisado. As US podem ter mais de um significado atribuído.
Importante:
Estabeler Unidades de Contexto (UC) - um código é fundamental para que as unidades de significado vieram,
Ex.: QP01 (questionário pergunta 01)
Para cada US estabeler os siginificados que o autor atribui para o excerto. Pode se começar com a pergunta: O que isso quer me dizer a respeito do fenômeno estudado?
Esses sentidos precisam estar CLAROS ao pesquisador.
2° Passo
Leitura e releitura do Corpus
Corpus - Conjunto total do que se pretende analisar. Ex.: Questionários respondidos
3° Passo
Estabelecendo relações
O que essas US têm em comum?
Por isso, os significados atribuídos são importantes!
4° Passo
Categorização
A partir das relações establecidas, categorias são criadas.
Podem ser:
Categorias a Priori
São as categorias que já estão establecidas antes da análiese, que advém do referencial teórico. Isto é, a análise começa com a procura dessas "peças do quebra-cabeças" que queremos encontrar.
Categorias Emergentes
São aquelas que surgem a partir da análise. Elas vêm das nossas vivências/leituras, mas na leitura não estamos buscando peças, mas vamos ao longo da leitura encontrando as peças do "mosaíco".
Parágrafo Síntese
5° Passo
Para cada categoria estabelecida, escrever uma síntese que revele os argumentos que revelam o percurso do autor. Isso precisa ficar claro para o leitor.
Como é feito?
1° - Descrever os materiais (dados empíricos);
2° - Interpretação: nossos materiais teóricos + vicências são convidados para meljorar a compreenção do fenômeno estudado.
Trata-se de uma matodologia de natureza qualitativa e que preza pela autoria autônoma, o pesquisador irá trazer suas próprias contribuições para a compreenssão do fenômeno, com base em saus vivências, leituras e experiências.
Categoria
Mista
Quando ambos os tipos acontecem/surgem na análise a pesquisa.
Leia, releia e faça uma pausa par ao processo criativo. Essa leitura deve ser minuciosa e atenta aos pormenores. Volte para os objetivos da pesquisa e os tenha bem claro!
Faça a a pergunta: O que o texto (corpus) tem a me dzer sobre o fenômeno estudado?
Essa questão precisa ser perseguiga!
É possível estabelecer sub categorias e categorias amplas. Para cada Sub categoria, constua um parágrafo síntese, um argumento, as sub categorias precisam conversar entre si para formarem uma categoria ampla. Construa, também, um argumento para cada categoria ampla
6 passo
É a matéria prima da sua obra. Requer que você a conheça bem, lapide e extraia o necessário para a obra de arte!
Por vezes, o Corpus é denominado como "dados", no entanto é importane saber: nada é dado e sim CONSTRUÍDO. Dessa forma, o pesquisador deve assumir a autoria das interpretaões construídas!
Saiba que esse é um processo de desorde, de caos. "A luz em uma tempestade é fruto de um conjunto deordenado de nuvens e constante agitação e movimento". é com o caos que novas ideias surgirão!