Com a diminuição das invasões a partir do séc. X foi gerado um clima de estabilidades social sem precedentes no mundo feudal.
Aumento populacional
Desenvolvimento Econômico
Oferta e Busca
Agricultura expandindo e aparfeiçoando, melhorando a produtividade do trabalhador.
Produção insuficiente para a população
Senhores Feudais banindo excedentes
Servos mendigando e saqueando
FORMAÇÃO DA BURGUESIA
As Cruzadas deram início à um período que ficou conhecido por "Renascimento Comercial e Urbano"
O comércio era praticado nos núcleos urbanos, conhecido por burgos.
No ínício, toda a população do burgo era conhecido como burguesia; posteriormente que esse termo foi passado apenas comerciantes, banqueiros e artesãos enriquecidos.
CRUZADAS
No séc. XI, grande parte dos domínios árabes. incluindo a Terra Santa (por onde Jesus viveu e pregou sua doutrina) estava nas mãos dos turcos.Os turcos haviam proibido as peregrinações dos cristãos à Terra Santa .
A partir disso, o Papa Urbano II, solicitando um apelo pela libertação da Terra Santa.
A adesão dos nobres ao papa foi imediata. Para eles, as expedições à Terra Santa seria uma forma de conquistar terras,riquezas e prestígio no Oriente.
No ano seguinte, tiveram início as cruzadas. A primeira Cruzada (1096-1099) conseguiu conquistar Jerusalém após três anos de lutas.
Foram mais outras sete Cruzadas. Todas fracassaram.
Porém, foram suficientes para reabri o Mediterrânio à navegação europeia e os contato e comerciais entre o Ocidente e Oriente. Maior circulação de pessoas e riqueza com as riquezas, fortalecendo a economia.
CRISE DO SÉCULO XV
Produção de Alimentos Deficiente no Sistema Feudal.
FOME
Falta de estruturas das cidades para suportar o aumento populacional
EPIDEMIAS
Peste Negra
Na Europa, de 1348-1350, dizimou um terço de toda a população
GUERRAS
A partir desses três itens, a população diminuía e a mão de obra se tornava cada vez mais escassa. Aumentando a exploração dos senhores feudais sobre os camponeses. Essas constantes explorações levaram a diversas revoltas, onde camponeses queimavam propriedades e assassinavam senhores feudais.
FIM DO FEUDALISMO
DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO E DA MOEDA
As atividades comerciais reestabeleceram o uso regular da moeda. Logo, diferentes moedas circulavam nas feiras e nos núcleos urbano. Com essa variedade, criou a necessidade do câmbio, isto é, a troca de moedas.
A Religião participava até nos negócios com a noção do justo preço.