Micose provocada por fungo da espécie Sporothrix Schenckii
Esporotricose
Geralmente afeta vasos linfáticos e pele mas também pode afetar pulmão,ossos,cérebro ou articulações
Sintomas : *Cutâneo localizada: Formação de ínguas, nódulos avermelhados que podem aparecer nos olhos e na boca. *Cutâneo linfática: Caracterizada por nódulos que podem ferir e que depois formam um cordão duro que atinge os gânglios através dos vasos linfáticos. Também ocorrem ínguas. *Cutâneo disseminada: Os nódulos se disseminam pela pele. É mais frequente em imunodeprimido *Extracutâneas: Pode afetar como ossos, testículos, pulmões, articulações e o sistema nervoso e os sintomas dependem da área afeta, sendo similares ao de uma tuberculose quando afetam os pulmões e a similar a uma artrite infecciosa quando afetam ossos e articulações. Costumam estar associadas a febre, náusea e perda de peso.
O padrão-ouro para o diagnóstico é a cultura do sítio afetado que deve ser colocada em meio de cultura Agar-Saboraud em temperatura ambiente. Pode ser necessária a realização de tentativas repetidas de cultura para o diagnóstico. O crescimento normalmente ocorre em 5 dias, mas podem ser necessárias várias semanas até o isolamento do fungo.
tratamento
Iodeto de potássio (comprimidos de 3-6g por dia em adultos) é o medicamento de primeira escolha, além de antimicóticos como itraconazol (100-200mg por dia) por via oral por 3 a 6 meses. Em caso de infecção disseminada ou sistêmica o tratamento com itraconazol ou anfotericina B dura 12 meses