Prioridade 3- Suporte à Melhoria da Atenção à Saúde
Annotations:
Esta prioridade reconhece a necessidade de que a RNDS seja a base para a melhoria da atenção, ao oferecer suporte às melhores práticas clínicas, utilizando dados, serviços e aplicativos desenvolvidos não apenas no MS como também aqueles desenvolvidos por meio do Espaço de Colaboração.
Além disso, essa prioridade busca enfrentar o desafio da utilização de informações coletadas em diferentes estabelecimentos de saúde, promovendo
a melhoria da qualidade assistencial, a
produtividade, a resolutividade da atenção e a eficiência da gestão do sistema
de saúde.
Subprioridade 1: Apoio à Continuidade da Atenção em Todos os
Níveis
Annotations:
Trata-se da capacidade de explorar, analisar e aprender com as informações disponíveis na RNDS para revisitar as melhores práticas no cuidado ao cidadão, bem como compreender os determinantes sociais e assistenciais que asseguram melhor resolutividade e eficiência para o sistema de saúde.
Estratégica de ação 1.1: Oferecer suporte às linhas de cuidado
Annotations:
Esta ação tem o objetivo de permitir que as informações armazenadas na RNDS auxiliem na avaliação e na revisão dos protocolos das linhas de cuidado, bem como na estruturação de
novas linhas.
Subprioridade 2: Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças e
Agravos
Annotations:
Trata-se da capacidade de desenvolvimento de modelos inovadores na promoção de saúde e prevenção de doenças a partir das informações coletadas em diferentes unidades de saúde ou outras fontes de informação que venham a se integrar à RNDS.
Estratégia de ação 2.1: Garantir suporte às Redes de Atenção à Saúde
(referência e contrarreferência)
Annotations:
Esta ação tem como escopo fortalecer as Redes de Atenção à Saúde (RAS) a partir de gestão da rede assistencial baseada em informações coletadas durante a jornada do paciente.
Estratégia de ação 2.2: Oferecer suporte à Gestão de Saúde Populacional
Annotations:
Esta ação visa aprimorar a Gestão de Saúde Populacional a partir da coleta, integração e tratamento de informações, assegurando a estratificação correta e a formulação de políticas e programas de saúde adequados e no momento certo.
Subprioridade 3: Promoção da Telessaúde e de Serviços Digitais
Annotations:
Trata-se da capacidade de interoperabilidade das informações coletadas nas unidades de saúde ou nos serviços remotos de assistência, o que abrange desde a necessidade de padronização das informações para permitir linguagens comuns entre diferentes sistemas de informação em saúde até a definição de regras e limites de compartilhamento entre os atores envolvidos.
Ação estratégica 3.1: Desenvolver e ampliar a telessaúde e os
serviços digitais no fluxo assistencial no SUS
Annotations:
Esta ação busca possibilitar que a Telessaúde esteja integrada aos serviços e processos de saúde, provendo o cuidado integrado, com segurança, em diferentes locais de atendimento. Assim, essa ação apresenta como desafio a ampliação dos serviços de telessaúde no âmbito do SUS, a fim de promover cuidados integrados de forma segura, em diferentes locais de atendimento e níveis de complexidade, nas Redes de Atenção à Saúde (RAS).